sexta-feira, 30 de março de 2012

>>> FIM DA LINHA...

Kombi deixará de ser produzida em 2014. A Volkswagen não conseguiu encontrar uma solução para modernizar e equipar a sessentona com airbag e freios ABS.

Depois de 62 anos como um dos veículos mais vendidos no Brasil, a Kombi deixará de ser comercializada a partir de 2014. Nos últimos anos, a perua ficou parada no tempo. A Volkswagen, fabricante do veículo, que hoje é produzido apenas por aqui, não conseguiu encontrar uma solução para modernizá-la e equipá-la com air bag e freios ABS. Daqui a dois anos, segundo legislação aprovada em 2009, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com esses dois itens.


Não faltaram esforços para evitar a morte dessa sessentona. Em 2010 a Volks designou um alemão, Dietmar Schmitz, diretor de desenvolvimento de veículos comerciais que trabalhava na sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, para achar um meio de colocar os freios ABS e o air bag na Kombi. Ele mesmo disse que esse era um dos pedidos mais estranhos de toda sua carreira de engenheiro. Estranho e difícil, já que Schmitz não foi bem sucedido nessa tarefa. Um de seus desafios era achar um espaço no eixo dianteiro do carro para colocar os sensores que enviam a um computador central a mensagem para abrir o air bag em caso de colisão. Nada feito.


A Volkswagen, porém, diz que “não há nenhuma definição sobre o assunto e que a Kombi continua a ser produzida normalmente”. Época NEGÓCIOS ouviu fontes próximas a empresa e consultores que confirmam o fim da Kombi a partir de 2014.


Essa não é a primeira vez que a Kombi, que começou a ser vendida no Brasil em 1950 e fabricada aqui sete anos depois, se vê num impasse tecnológico. Em 1997, por conta de uma nova legislação ambiental, a perua ganhou injeção eletrônica, em substituição ao carburador. Era o único carro brasileiro que ainda contava com esse tipo de equipamento. Nove anos mais tarde, em 2006, deixou de ter motor refrigerado a ar – foi o último modelo produzido no mundo dessa forma – para ter a refrigeração à água. Essa é uma forma mais moderna e mais potente de evitar o aquecimento do motor.

A palavra Kombi vem do alemão Kombinationfarhzeug, que significa veículo de uso combinado. Esse nome é usado apenas no Brasil e no México (lá a palavra se escreve com C, Combi). Em Portugal, a perua é chamada de Pão de Forma. Na Alemanha, é Bulli. Nos Estados Unidos, Bus; e, na Polônia, Papuga.


Desde 1996, o Brasil é o único produtor de Kombi do mundo. Atualmente, o veículo é exportado apenas para a Inglaterra. Desde 2000, uma empresa compra de 100 a 200 unidades do veículo para transformá-los em motorhome, conhecido por aqui como trailer. Em fevereiro deste ano, segundo dados da Fenabrave, a federação nacional da distribuição de veículos automotores, a perua da Volks foi o quarto utilitário mais vendido no país e o sétimo mais vendido no ranking que também contabiliza veículos de passeio.

* Raquel Salgado/Revista Época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário