Terceira geração do Classe M estreia no Brasil
Quem visitar o estande da Mercedes-Benz durante o Festival de Inverno, em Campos do Jordão (SP), vai conferir o mais recente lançamento da marca, a terceira geração do Classe M. O modelo, disponível em apenas uma versão, a 350 BlueEfficiency Sport, está à venda no mercado brasileiro por R$ 335 mil.
Disposto a conquistar clientes do BMW X5, o novo ML chega ao Brasil com alterações mecânicas e no visual. O conjunto de motor e câmbio é formado por um bloco a gasolina de 3,5 litros V6 de 306 cv de potência/37,7 mkgf de torque e uma transmissão automática 7 G-Tronic Plus. Por fora, o SUV recebeu uma atualização no conjunto de luzes, enquanto por dentro, o painel foi reformulado para seguir o padrão do restante da linha do fabricante.
Os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, de 7,6 segundos e 235 km/h, respectivamente, comprovam a sensação a bordo: apesar dos 4,84 m de comprimento e 2.130 quilos, dirigir o ML é como estar ao volante de um carro de passeio. Grande parte deste mérito se dá graças à direção elétrica progressiva, extremamente leve, e ao foco dado no conforto; o baixo nível de ruído também contribui.
O ML não possui opcionais. Nesta configuração, traz de fábrica sete airbags, tecnologia Pre Safe que antecipa alguns comandos do veículo em caso de colisão, Attention Assist, que adverte o motorista em caso de sonolência, ajuste inteligente dos farois, ar-condicionado automático de três zonas, sistema de navegação GPS, câmera traseira, auxílio de manobra para estacionamento, teto solar elétrico, bancos com memória de ajuste, sistema de entretenimento traseiro com duas telas e tampa com acionamento elétrico do porta-malas, cujo volume varia entre 770 l e 2010 litros.
Passeio pela paisagem europeia
Os clientes da Mercedes-Benz e interessados no modelo poderão fazer uma breve avaliação do novo ML em Campos do Jordão. Uma pequena pista off-road foi montada no centro da cidade. Levando-se em conta os dotes off roads do modelo, os obstáculos com pouco grau de dificuldade parecem até brincadeira de criança. De qualquer maneira, quem estiver no banco do motorista terá uma noção de como utilizar os equipamentos e sistemas de segurança do utilitário.
A começar pela tração integral permanente, que distribui a força pela metade entre a dianteira e traseira do veículo. No caso de falta de aderência em alguma roda, quem entra em ação para contornar a situação é o controle de estabilidade, que repassa o torque para a roda conforme a necessidade. Em situações de declive, o motorista pode fazer uso da frenagem automática que regula a velocidade do modelo em uma descida, dispensando o uso dos freios.
Apesar dos dados de desempenho, no entanto, o ML não foi feito para acelerar. O novo conversor de torque usado no veículo suaviza as trocas de velocidade, mas a marcha muda apenas quando o ponteiro passa dos 3.000 giros, o que tira a vocação esportiva do modelo. Quem estiver interessado em subir o velocímetro com mais adrenalina, poderá fazê-lo com a versão apimentada 63 AMG do ML, que deverá estar no Brasil até o Salão do Automóvel, em outubro.
Mais novidades a caminho
A ofensiva da Mercedes no mercado brasileiro começou no mês passado, em função das alterações do IPI (imposto sobre produto industrializado). No segundo semestre, a agenda de lançamentos conta com a chegada do Classe B, SL nas versões cupê e conversível, GLK e smart. A possibilidade de trazer uma versão a diesel do novo ML não está descartada, mas só será confirmada quando todos os postos de abastecimento oferecerem o diesel S50.
* Anelisa Lopes/iCarros.
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