quarta-feira, 14 de novembro de 2012

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Eco Truck: A proposta da Renault para um caminhão mais econômico

O departamento da Renault desenvolveu um estudo chamado Optifuel Lab. Partindo da premissa que o óleo diesel continuará a ser predominante para o transporte rodoviário, mesmo que num futuro mais distante, a fabricante francesa tratou de desenvolver um veículo que fosse, além de moderno, econômico.
 

O modelo, que na primeira olhada mostra que a aerodinâmica faz parte do seu DNA, prova que ainda há muitas oportunidades para reduzir significativamente o consumo de combustível a partir do desenho. Este Renault-Conceito, da maneira que foi projetado, conseguiu uma economia de 13% de combustível, se comparado a um modelo com tecnologia Euro 5; isso, segundo os engenheiros da Renault, se traduz em menos 120 gramas por quilômetro em redução de dióxido de carbono emitidos na atmosfera.
 
 
O Laboratório Optifuel existe desde 2007 e, de lá para cá, lançou um programa de pesquisa desenvolvido sobre o veículo experimental. Não se destina a tráfego comercial, mas a fim de permitir novas soluções para reduzir o consumo do teste em condições reais de utilização. Trata-se de um programa de pesquisa abrangente, que reúne diferentes áreas de conhecimento (aerodinâmica, motorização, resistência ao rolamento, ajuda com a gestão, etc). O veículo de teste também fornece uma oportunidade para avaliar as peças desenvolvidas para montar a carroceria e outros itens do veículo, para quem sabe, posteriormente, serem adaptadas para um caminhão comercial. De acordo com a engenharia da Renault Trucks, muitas melhorias hoje colocadas em seus modelos comerciais saíram de experimentos realizados no Optifuel Lab.

* Marcos Villela/Transporte Mundial.

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