Scania lança primeiro caminhão 6x2/4 do Brasil
A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro caminhão de
especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é
oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440
e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao segmento de
transporte de automóveis (cegonha) teve a exibição de estreia na 15ª Exposição de
Transportes, realizada no Pavilhão Vera Cruz, em São
Bernardo do Campo (SP).
“A Scania tem por filosofia mundial a
evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza.
Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da
operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do
Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a
pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos
clientes que atuam no transporte rodoviário.”
Para reduzir os custos operacionais, o
Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a
capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú,
sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais
longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de
giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o
desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus
torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.
“Em muitos serviços, a tração 4x2 não
atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso,
pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois
de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da
Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do
eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás
do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”
O lançamento da Scania sai de fábrica
com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e
entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5
toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de
frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é
pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois
tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia
de mil quilômetros.
Modelo comercializado na Europa |
No completo pacote de opcionais estão
disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo
que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a
condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da
caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio
recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a
ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento
do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia.
P 360: adequado ao transporte cegonheiro
O público e os clientes que prestigiaram
a 15ª Exposição de Transportes puderam conferir todas as vantagens do P 360
6x2/4. A especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360
6x2/4 está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência
máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de
transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.
“Desenvolvemos um profundo estudo sobre
o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho dos veículos
vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi
criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e
comprimento dos implementos já existentes.” A nova configuração propicia um
aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios,
o que garante maior estabilidade à composição.
* Press Release/Scania Latin America.
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