terça-feira, 6 de novembro de 2012

>>> VOLVO V60 SPORTWAGON


Volvo V60 é uma perua com apelo jovem

A Volvo Cars lançou em setembro o V60, a versão perua do sedã S60. O modelo desembarca de olho nas famílias que prezam pelo luxo e espaço, mas com uma pitada de esportividade. Para tanto, o carro vem vestido com a linha R-Design, que lhe confere um visual mais jovem, fugindo um pouco do padrão comportado da marca sueca. O Sportwagon, como a Volvo o classificou, chega em três configurações e com duas opções de motor e câmbio.


A de entrada é a T5 R-De­­sign Comfort, que parte de R$ 130.900. Traz motor 2.0 turbo com injeção direta de combustível, capaz de gerar 240 cv. A transmissão é automatizada de dupla embreagem PowerShift e seis velocidades. A versão oferece itens importantes de série, principalmente no quesito segurança, onde a Volvo é referência. Destaque para o City Safety, tecnologia que pode evitar colisões frontais em velocidades de até 50 km/h, freando o carro automaticamente, e o sistema BLIS, que monitora os pontos cegos.

Sensor de Iluminação

Mesmo com um amplo pacote de equipamentos, a T5 Comfort não contempla alguns itens “básicos” para um carro premium, como sensores de iluminação e de chuva e GPS. Segundo o presidente da Volvo Cars para a América Latina, Paulo Solti, tais componentes iriam encarecer a versão de entrada por sofrerem tributação na importação, comprometendo assim o preço competitivo. “Temos clientes com perfis diferentes para cada faixa de preço”, disse o executivo ao explicar que o consumidor Volvo prioriza potência do motor, itens de segurança e requinte interno. “E isso ele já encontra no T5 Comfort”, apontou Solti, informando que o carro “mais básico” responderá por 60% das vendas da linha Sportwagon.


A versão intermediária é a T5 R-Design Dynamic, que carrega o mesmo conjunto mecânico do modelo anterior. A diferença está no preço, que sobe para R$ 149.900, e no pacote de itens, que agora sim inclui sensores crepuscular e de chuva, além de faróis de xenônio adaptativos, banco elétrico para o motorista e teto solar. Contudo, ainda falta o GPS.

Ele só aparece de série no topo de linha T6 R-Design AWD, ao preço de R$ 199.900 e equipado com o motor 3.0 turbo de 304 cv e transmissão automática Geartronic de seis marchas. A versão possui tração integral e é completa, com direito a leitor de DVD, sistema de navegação e câmera de ré acoplada ao sensor de estacionamento, sendo todas as imagens projetadas numa tela de 7 polegadas. O kit multimídia DVD/GPS/Câmera de ré é opcional nos acabamentos anteriores e pode ser instalado de fábrica por R$ 15.599.

O T6 R-Design AWD vem ainda com piloto automático adaptativo, que diminui de maneira automática a velocidade ao se aproximar do carro à frente; Pedestrian Detector, que indica a presença de pedestres na frente do veículo, freando automaticamente para minimizar os riscos de um atropelamento; sistema de assistente de faixa, que alerta o motorista para mudanças de faixa involuntárias; e leitor de placas de sinalização, o qual indica se o condutor está acima do limite de velocidade da via.

R-Design

A linha R-Design agrega elementos únicos para o V60, como para-choque e grade esportiva em acabamento black piano, extratores de ar e saí­das duplas de escapamento. As rodas de 18” complementam o visual. No interior, a linha está presente nos bancos e volante esportivos, pedaleiras de alumínio e painel de instrumentos com fundo azul.

* Renyere Trovão/Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário