Ford lança novo
Ecosport automático PowerShift
A Ford começa a comercializar o Novo EcoSport
PowerShift, versão com a inédita
transmissão de seis velocidades e dupla embreagem, que oferece o conforto do
câmbio automático e o desempenho esportivo na utilização manual. Equipado com o
motor Duratec 2.0 16V Flex, o modelo traz esse recurso inovador de tecnologia e
vai ser oferecido em duas versões com preço a partir de R$63.390.
O EcoSport
PowerShift Automático chega para compor a linha mais completa do mercado
brasileiro. O novo sistema é de última geração e garante alta eficiência e maior
economia de combustível em relação às transmissões convencionais. Ele funciona
com duas embreagens, que operam de forma independente para oferecer trocas mais
rápidas, sem interrupção de torque durante as acelerações.
Dupla Embreagem
Na prática, é uma caixa que funciona como duas,
trabalhando simultaneamente para proporcionar trocas instantâneas. Uma embreagem
engata a primeira, terceira e quinta marchas, enquanto a outra aciona a segunda,
quarta, sexta e ré. Com isso, a próxima marcha está sempre engatada no momento
em que é feita a troca. No modo de condução automático – D –, a
transmissão PowerShift privilegia o conforto e a economia, com trocas rápidas,
suaves e econômicas. Quando o pedal é exigido com aceleração máxima, responde
com alta performance e retorna ao modo de economia assim que o pedal é aliviado.
Conta também com o recurso do botão "Living Drive", que permite fazer uma
redução temporária em ultrapassagens ou curvas e retorna ao modo D quando a
velocidade se torna constante.
O modo automático S valoriza a esportividade e
mantém o veículo preparado para retomadas, em um nível de rotação mais alto. Já
no modo manual sequencial, o motorista pode manter o motor na faixa de rotação
de sua preferência, com o câmbio na posição D ou S. Ela conta também com duas funções automáticas
que aumentam a eficiência do seu desempenho. O “Neutral Coast Down” desacopla a
a embreagem quando o veículo se aproxima da parada total, aumentando a
durabilidade e a economia. Já o “Creep Mode” simula o controle em baixa
velocidade e regula a entrega de torque gradativamente.
Agilidade e Economia
A transmissão PowerShift é 20 kg mais leve que
uma transmissão similar automática de seis velocidades e faz um casamento
perfeito com o motor Duratec 2.0 Flex, extraindo as melhores qualidades desse
propulsor leve e eficiente. Construído com bloco, cabeçote, cárter e mancais de
alumínio, ele gera potência de 146/140 cv (@ 6.250) e torque de 193/185 Nm (@
4.250 rpm), com etanol e gasolina, usando a mais nova geração de tecnologia
Flex.
Comparada a uma transmissão automática convencional, a PowerShift realiza
trocas muito mais rápidas – em até um terço do tempo – e reduz em cerca de 10% o
consumo de combustível. Além disso é isenta de manutenção, uma vez que dispensa
o uso de fluídos, bombas e radiadores, e tem durabilidade certificada para 10
anos ou 240.000 km de uso, seguindo os padrões de qualidade da Ford.
O Novo EcoSport PowerShift é o único utilitário esportivo 2.0 automático
classificado com o padrão A de economia do Inmetro. Ele tem um consumo urbano de
9,7 km/l com gasolina e 6,7 km/l com etanol e de 11,8 km/l com gasolina e 8,0
km/l com etanol na estrada, medido segundo o padrão do programa brasileiro de
etiquetagem veicular (CONPET), do Inmetro.
A direção elétrica, o motor Duratec com corte de combustível inteligente
e sistema de arrefecimento otimizado, a aerodinâmica aprimorada e os pneus com
resistência reduzida ao rolamento são outros recursos que contribuem para essa
eficiência energética.
Segurança e Conforto
Além de carroceria de construção robusta e
altura elevada do solo, que fazem parte da sua vocação off-road, o Novo EcoSport
PowerShift conta com diversos recursos de proteção ativa e passiva e uma lista
abrangente de itens de conveniência e conforto em suas duas versões: SE e
Titanium. O EcoSport Powershift SE vem com assistente de partida em rampa, sistema
AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração, assistência de frenagem de
emergência, faróis de neblina e rack de teto, por R$63.390. Como os demais
modelos da linha, traz também airbag duplo, freios ABS, SYNC Media System com
Bluetooth e comandos de voz, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e
espelhos elétricos e volante com regulagem de profundidade e altura.
O modelo PowerShift Titanium oferece como itens adicionais: grade
cromada, rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado digital, sistema de acesso
inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos
faróis, sensor de estacionamento e retrovisor eletrocrômico, por R$70.890.
Dispõe ainda da opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, por
R$3.700.
* Press Release/Ford do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário