domingo, 22 de setembro de 2013

>>> CONCORRENTE DE PESO


Segmento Premium agora conta com o DAF XF 105

O segmento dos extrapesados no Brasil está recebendo um importante concorrente, a DAF, que está lançando o modelo XF 105. O caminhão poderá ser adquirido a partir de 1º de novembro, quando a primeira concessionária da marca será inaugurada. Até o final do ano, a montadora já terá uma rede formada por 19 casas.
 
 
Felix Hendricks, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF, confirmou que o caminhão entrará na disputa pelo segmento Premium, tendo como principais concorrente Volvo, Scania, Mercedes-Benz, MAN e agora, o Iveco Stralis Hi-Way. “O XF 105 será comercializado como cavalo mecânico nas versões 6×4 e 6×2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 l e 410 cv ou 460 cavalos de potência”, contou.
 
 
O propulsor do XF 105 possui seis cilindros em linha e entrega potências de 410 cv ou 460 cv, com torque entre 2.000 Nm a 2.300 Nm e torque máximo disponível entre 1.050 rpm e 1.510 rpm. O caminhão pode ser equipado com transmissão manual de 16 marchas, ou automatizada ZF AS-Tronic com 12 ou 16 marchas.
 
 
O veículo conta com duas opções de cavalo mecânico, com três eixos, de acionamento simples e duplo. A distância entre-eixos é de 3.200 mm na versão 6×2, e 3.500 mm, na versão 6×4. Os eixos frontal e traseiro recebem freios a tambor.
 
 
“O XF 105 é um projeto que alia fatores de tecnologia e desempenho, fundamentais para o seu sucesso comercial em diversas regiões do mundo. No Brasil, nossa expectativa não é diferente, já que estamos oferecendo um produto de ponta, totalmente adequado ao sistema rodoviário local. Com essa visão, pretendemos conquistar 10% do mercado de caminhões pesados em cinco anos”, afirma Michael Kuester, diretor Comercial da DAF Brasil.
 
 
Entre as aplicações de foco para a montadora, o segmento do agronegócio é um dos principais, em virtude das boas safras de grão colhidas nos últimos anos. “O XF 105 é extremamente versátil para o transporte de cargas pesadas. Suas diferentes configurações oferecem soluções adequadas ao agronegócio brasileiro, um potencial cliente para a DAF Brasil”, confirmou Kuester.
 
 
Internamente, as opções de cabine Confort e Space do XF 105 recebem acabamento sofisticado, com comandos ao alcance do condutor, muitos porta-treco, mesa, geladeira e uma espaçosa cama com sistema de ventilação para controlar a temperatura do colchão, mesmo em climas quentes.
 
 
O painel de instrumentos inclui um computador de bordo com dados sobre o consumo real de combustível no visor integrado ao cluster. Após o desligamento do motor, o motorista pode verificar a média de gasto da viagem, o que o permite avaliar o estilo de condução.
 
 
“A DAF enxerga o conforto da cabine como ponto fundamental para a produtividade e segurança. Um ambiente confortável e funcional tem como consequência um motorista mais descansado e atento, principalmente em longos trechos de viagem”, completa Kuester.
 
A cabine possui o sistema de segurança Night Lock (trava noturna), que consiste em uma trava mecânica montada na parede lateral da cabine, com um pino de aço temperado, que corre para dentro do descanso de braço da porta. O dispositivo garante mais segurança quando o motorista estiver dormindo na cabine.

* Gustavo Queiroz/Transpoonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário