segunda-feira, 21 de outubro de 2013

>>> NOVO TRACKER


Novo Chevrolet Tracker chega ao mercado brasileiro

A Chevrolet lança no mercado brasileiro o novo SUV Tracker, utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir. O modelo está equipado com um eficiente conjunto de powertrain, constituído pelo motor Ecotec 1.8L flex fuel e pela transmissão automática de seis velocidades GF6 de segunda geração.
 
 
O Tracker é a expressão mais moderna de um segmento que foi criado pela Chevrolet há 78 anos, com o Carryall Suburban. Ele é um modelo prático para o dia-a-dia e está na vanguarda da segurança e da inovação tecnológica. Em 1973, os SUV’s foram os primeiros veículos a receber itens de segurança como freios hidráulicos, vidros laminados e temperados, e também suspensão dianteira independente. Já em 1967 esses tipos de veículos receberam colunas de direção com maior capacidade de absorção de energia em caso de impacto, além de freios ABS em 1988.
 
 
De volta ao futuro, a Chevrolet oferece no Tracker muita tecnologia, a começar pelo motor Ecotec 1.8L flex fuel com coletor de admissão em plástico, com fluxo de ar variável, e duplo comando de válvulas continuamente variáveis, conferindo maior torque e potência entre as rotações de trabalho do propulsor. Bem acoplada com o motor foi introduzida a segunda geração da transmissão GF6 de seis velocidades, que permite trocas de marchas até 50% mais rápidas do que a primeira geração.


 
Com o Tracker a Chevrolet pretende atender a demanda de um mercado significativo de utilitários esportivos compactos, que tem crescido de forma consistente nesses últimos anos. Estes clientes urbanos tendem a ser indivíduos com estilo informal, muito ativos e que buscam um veículo que represente esse estilo.
 
 
O Chevrolet Tracker traz muitos dos benefícios de um SUV, como a elevada posição de dirigir, boa altura em relação ao solo que permite transpor obstáculos, além de uma economia de combustível similar à de veículos médios. Além de todos estes avanços tecnológicos, ele também oferece o máximo de conectividade com o sistema multimídia Chevrolet MyLink.

Estilo e Versatilidade

O modelo Tracker tem um visual com o DNA global da Chevrolet, com linhas que transmitem robustez, fluidez, movimento e estabilidade visual. As caixas de rodas são bastante pronunciadas, reforçando o visual robusto. O spoiler traseiro integrado à carroceria ressalta a dinâmica do design e o excelente coeficiente de arrasto. Com 4.248 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 1.647mm de altura, o Tracker oferece um excelente espaço interno. Utilizando o rack de teto é possível expandir o volume a ser transportado com suporte de até 75kg.
 
O interior foi elaborado com linhas fluidas, modernas e espaço interno bastante definido, possibilitando um interior bem organizado com até oito configurações de assentos. O veículo oferece também grande disponibilidade de portas objetos, além de um porta-malas de até 735L com os bancos rebatidos. O banco traseiro oferece rebatimento 60/40. Ao se rebater o banco do passageiro dianteiro é possível acomodar objetos de até 2300 mm de comprimento.
 
 
Um porta luvas superior oferece fácil acesso ao motorista, além de possuir uma bandeja para acomodar o smartphone dentro daquele espaço. Há ainda uma entrada USB bem localizada abaixo da bandeja, possibilitando a conexão do smartphone e outros dispositivos USB ao áudio do SUV. Ao lado da entrada USB está localizada uma entrada de áudio auxiliar.

Desempenho

A família de motores Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. O cabeçote do motor conta com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, e tuchos hidráulicos que compensam os desgastes dispensando a necessidade de ajustes para manutenção da performance do motor.
 
 
Para aumentar a oferta de torque o motor conta também com coletor de admissão variável, o que torna as respostas do SUV mais rápidas dentro da faixa de rotação do motor. O coletor "curto" é mais utilizado em altas rotações do motor, quando o veículo necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque, mais força, saídas mais rápidas. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
 
 
Mas o motor Ecotec 1.8L do Tracker vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem menor peso e muita durabilidade. Este mesmo processo de fabricação é utilizado para bielas de motores de carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas, de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço da ignição, o que resulta em menor consumo de combustível e maior desempenho. “O bloco oco “Hollow Block” de ferro fundido utiliza finas paredes, que confere muita rigidez e massa reduzida, menor que muitos blocos feito em alumínio”, afirma o diretor de Powertrain da GM, Paulo Riedel.
 
A bomba d’água é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada (sistema primário), como em motores convencionais. Ela é movida pela correia de acessórios (sistema secundário), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente.
 
 
Com toda essa tecnologia, o Ecotec 1.8L do Tracker rende 144 cv quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm já aparece com 3.800 rpm. Com gasolina, o torque máximo é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis com 2.200 rpm.
 
A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de mudanças no modo manual seqüencial oferecendo uma opção de esportividade. A transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e maior controle do veículo. O mesmo ocorre em uma descida, situação em que a transmissão reduz as marchas de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.
 
A motorização do novo Tracker apresenta excelente desempenho para sua categoria, levando 11,5 segundos para ir de 0-100km/h e velocidade máxima de 189 km/h quando abastecido com etanol. Com gasolina o Tracker precisa de 11,7 segundos para ir de 0-100km/h e atinge a mesma velocidade máxima de 189 km/h.

Segurança

A robustez de seu projeto estrutural faz do Tracker um dos mais seguros SUVs, com os freios Anti- Bloqueio (ABS) de quatro canais, com distribuição eletrônica da força de frenagem, e assistente de frenagem em caso de pânico, que reduz a distância para frenagem.
 
 
O novo Tracker utiliza arquitetura global com elevada rigidez estrutural, o que concede ao veículo muita estabilidade, segurança, e menores índices de ruído e vibração, tornando a condução muito confortável e que surpreende ao dirigir.
 
Está equipado também com seis airbags - sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina -, cintos de segurança de três pontos em todas as cinco posições de assento, sistemas de ancoragem ISOFIX para assentos de segurança para crianças e pedal de freio desarmável. Todos são itens de série que agregam ainda mais segurança ao modelo.

Design e Recursos

O Tracker combina design moderno e DNA Chevrolet, trazendo como itens de série rodas aro 18” - inédito no segmento e que está disponível apenas em veículos maiores da categoria. As rodas de aro 18” complementam o design esportivo do SUV e em conjunto com a suspensão, contribuem para uma maior estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo.
 
Com posição alta do assento e design exterior robusto, o Tracker possui dois elementos principais que o consumidor de um SUV procura. O parabrisa, teto e aerofólio também foram muito bem criados pelas áreas de Design e Engenharia, com o objetivo de reduzir o arrasto aerodinâmico e propiciar menor consumo de combustível.
 
 
Na dianteira do veículo a grade dupla identifica instantaneamente o novo Tracker como um autêntico integrante da família Chevrolet, com a gravata da marca no centro, esculpida na barra transversal que separa o parachoque e com as suas grelhas superior e inferior. Outros destaques que definem a aparência frontal do novo Tracker são a superfície da capô do motor com o seu vinco central sutil, bem como os faróis de halogênio de dupla parábola cuidadosamente executados e luzes de neblina menores na dianteira.

* Press Release/GM do Brasil.

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