Porsche Macan chega com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil
A Porsche não é uma empresa de grande volume de vendas. Seu foco está em nichos específicos de mercado. Prova disso é sua restrita gama de carros feitos para públicos distintos, com 911, Boxster, Cayman, Panamera e Cayenne. Mas a estratégia dos alemães para o mercado nacional em 2014 se mostra arrojada. Afinal, além dos esperados 918 Spyder e 911 Targa, que vão desembarcar por aqui ainda este ano, a marca acaba de trazer para o Brasil seu segundo SUV, o Macan.
O utilitário será vendido no Brasil em duas versões. O Macan S tem preço inicial de R$ 399.000 e vem equipado com motor V6 biturbo de 3.0 litros, com 340 cv e sistema de dupla embreagem com sete marchas. Ele é capaz acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e pode atingir 254 km/h de velocidade final, segundo a montadora. Bem mais feroz é o Macan Turbo, chega a partir de R$ 499.000 e traz um motor V6 biturbo de 3.6 litros e 400 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,8 segundos e ele pode chegar a uma velocidade máxima de 266 km/h.
O mais novo integrante da família é produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, de onde saem também o irmão maior Cayenne, o Panamera e o 918 Spyder. A Porsche investiu U$S 500 milhões para iniciar uma produção anual de 50.000 unidades do SUV. “Ele não é um mini Cayenne, tampouco vai entrar em segmentos que já existem na marca. O Macan é feito para um público específico”, afirmou Marcel Visconde, presidente da Porsche no Brasil.
Acelerando
Macan, em idioma indonésio, significa tigre. E uma vez a bordo fica fácil entender o porquê da escolha do nome. Ao pisar no pedal dá para perceber realmente que a fera está sempre à espreita e pronta para dar o bote quando for provocada.
Alguns detalhes visíveis são inspirados nos modelos 911 e 918, como o local para se inserir a chave do lado esquerdo do volante e até no conta-giros, bem ao estilo dos demais modelos da marca. O carro é amplo e baixo sem abrir mão de cumprir bem sua função de ser um utilitário com bastante espaço para a família. Mas a esportivodade não foi deixada de lado. Nem poderia, afinal, trata-se de um Porsche.
Mesmo com 4,699 metros de comprimento e 1,923 metros de largura, o Macan é fácil de domar. O potente motor demonstra aptidão para atacar a qualquer momento, e a tração nas quatro rodas - equipada com sistema de Gerenciamento de Tração Porsche - garante ótima dirigibilidade. O volante multifuncional tem ótima empunhadura e trabalha com a direção elétrica bem calibrada, capaz de transmitir respostas ágeis ao veículo. Basta apontar o carro em qualquer direção para ele riscar o trajeto com perfeição.
O console central em declive e a posição do banco do motorista, aliados ao seletor de marchas montado em uma posição elevada, trazem inspirações de carros de corrida e garantem boa ergonomia. A versão mais apimentada do Macan contava ainda com um dispositivo de aviso de desvio de faixa, que trabalha em conjunto com o sistema de direção eletromecânico e para fazer intervenções de esterçamento quando necessário.
A lista de equipamentos de série é abrangente e inclui volante multifuncional com alavancas para trocas de marcha, sistema de áudio de alto desempenho, suspensão a ar com sistema de nivelamento e ajuste de altura e sistema de vetoração que distribui o torque nas rodas traseiras e trabalha em conjunto com o diferencial traseiro controlado eletronicamente. Todas as unidades vendidas no Brasil terão de série sistema de iluminação Porsche Dynamic Light System Plus, que ajusta os níveis dos faróis de acordo com o tráfego à frente e em direção contrária.
Apesar de contar com uma carroceria toda feita em alumínio - que reduz o peso e contribui para um maior dinamismo e eficiência - em algum momento é necessário parar toda essa volúpia, que no caso do Macan Turbo vem aliada a um peso de 1.925 kg. Para isso foram adotados freios com pinças monobloco de alumínio de seis pistões cada uma, que pressionam discos de 360 milímetros de diâmetro. Na traseira, pinças de freio flutuantes atuam sobre discos de 365 milímetros. As rodas da versão Turbo têm 20 polegadas e são calçadas por pneus mistos com perfis 235/55 na dianteira e 255/50 na traseira.
A cereja no bolo de toda a gama é o botão Sport, que fica no console central e faz com que a resposta do motor seja ainda mais rápida, além da função Launch Control, que aumenta a diversão nas arrancadas, deixando-as parecidas com as de carros de corrida. Todas essas características são aposta da Porsche para tornar o Macan seu carro mais vendido no Brasil. É aguardar pra ver.
* Alexandre Izo/Auto Esporte.
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