Montadora chinesa Zotye estreia no mercado nacional em janeiro com um hatch e um SUV compacto
A história se repete. Entre 2009 e 2011, o mercado brasileiro assistiu à chegada de uma montadora chinesa atrás da outra, entre elas Chery e JAC. De 2013 para cá, a conterrânea Geely começou suas atividades com dois modelos. Em 2015, será a vez da Zotye, que lança em janeiro o hatch Logic e o SUV compacto Hunter, previstos em R$ 27.590 e R$ 49.490, respectivamente.
A equipe da revista AUTO ESPORTE acelerou com exclusividade os veículos importados da China, que poderão ser encontrados em até 30 concessionárias Brasil afora, de acordo com a montadora. Segundo Cadu Barbosa, presidente da marca no Brasil, foram investidos R$ 60 milhões para fazer a Zotye atravessar oceanos. Até 2017, a empresa pretende nacionalizar os veículos, criando uma fábrica no Espírito Santo e expandindo a rede para 120 lojas.
Zotye Hunter
Apesar do Hunter ser o SUV mais exportado da China, ele precisará evoluir para conquistar espaço por aqui. Com motor 1.5 a gasolina de 110 cv e 18,3 kgfm e transmissão manual de cinco marchas, o modelo traz de série itens como Isofix, sensor de estacionamento e faróis de neblina, mas esquece do esmero no acabamento. Há muitas rebarbas no interior de plástico, além de peças mal planejadas. Um exemplo são os botões para abertura dos vidros que, pouco práticos, exigem contorsões nos braços do motorista.
Esse visual anos 1990 não é por acaso. A base do Hunter é a primeira geração do Daihatsu Terios, de 1997. O design interno também remete ao passado. A soma faz com que o SUV fique com um visual ultrapassado diante da concorrência. Embora aluda a rivais como Suzuki Jimny, que tem dispositivos 4x4, o Hunter deve competir com modelos de outra laia. Ele não tem funções que permitam enfrentar terrenos fora de estrada.
A cabine do utilitário-esportivo garante bom espaço para a cabeça e para as pernas de quem vai atrás, devido ao piso quase plano. O problema é que os bancos traseiros são projetados - e divididos - para duas pessoas. O entre-eixos tem 2,42 metros, próximo ao do Nissan March, por exemplo, de 2,45 m, e 10 cm menor que o do Ford EcoSport. A largura do veículo é a mesma do Fiat Palio, de 1,67 m. Mas o formato chapado das portas e a ergonomia dos bancos impede que os ocupantes tenham sensação de amplitude.
Com o volante desalinhado e o câmbio impreciso, duro de engatar, o Hunter deixa a desejar em dirigibilidade. Rodamos com os modelos num circuito fechado, alcançando no máximo 60 km/h. Nesse pequeno trecho, foi possível notar que o SUV pena nas retomadas, sobretudo da primeira para segunda marcha, quando o motorista tende a estar em velocidade reduzida. A suspensão poderia ser melhor calibrada, mas tem o estilo "molenga", que faz com que o impacto do solo volte, trazendo chacolhões para dentro da cabine.
Confira a lista completa de itens de série do modelo: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS com EBD, rodas de liga leve, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rádio com toca CD e MP3, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, spoiler com terceira luz de freio integrada, Isofix, travamento automático das portas a 10km/h, assentos traseiros rebatíveis, porta óculos e capa de estepe em lona flexível.
Mercado
De acordo com o presidente da Zotye no Brasil, outros quatro modelos estão na mira da montadora chinesa para o mercado nacional. Os primeiros seriam o sedã Z300 e o SUV T600, cogitados para outubro de 2015. Por enquanto, a preocupação da marca será fazer alguns ajustes antes dos carros chegarem às autorizadas. É o tempo de burilar o produto para bancar a aposta de 700 unidades do Logic e 500 do Hunter emplacadas por mês até 2016.
* Giulia Lanzuolo/Auto Esporte.
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