Transporte de luxo para executivo tem wi-fi e adega por R$ 6.000 o dia
Empresas de locação de veículos investem na oferta de transporte de luxo para atender a executivos. Veículos com wi-fi, notebook, TV, DVD, frigobar, adega e poltronas reclináveis são oferecidos como "escritório móvel". O serviço é caro: a diária de oito horas de uma van executiva custa R$ 6.000.
Dentro do veículo, o passageiro pode usar o computador, assistir a televisão e até realizar videoconferências pela internet, segundo a diretora comercial da empresa de locação Paris Vegas, Vivian Silva. Se quiser, o cliente tem à disposição bebidas como espumante, vinho e uísque, além de água e refrigerantes no frigobar. O consumo é cobrado à parte.
De acordo com a empresária, a maior parte do público é de executivos que vêm a São Paulo para participar de reuniões e eventos. "São pessoas que têm pouco tempo na cidade e precisam ser produtivas no trajeto entre um compromisso e outro", diz.
O tempo mínimo para locação é de duas horas e custa R$ 2.000. A diária com oito horas sai por R$ 6.000, inclusos motorista, estacionamento e combustível. O valor é 12 vezes o aluguel de uma van comum (R$ 500 a diária).
Para entrar no nicho, a empresa paulistana aplicou R$ 450 mil na compra da van adaptada no final de 2013 e espera recuperar o investimento em um ano. Por mês, a Paris Vegas realiza até oito locações de seu "escritório móvel", sendo a maioria diárias.
O novo serviço é um complemento a seu negócio de locação de limusines para casamentos e festas. Sozinho, já representa de 10% a 15% da receita da empresa, que não foi revelada. "Pretendemos divulgar a van em feiras de negócio e triplicar a quantidade de locações mensais em um ano", afirma.
Micro-ônibus para dez passageiros tem até videogame
Desde julho, a Truckvan tem um micro-ônibus vip para aluguel. O veículo com duas televisões, frigobar, adega, cafeteira, videogame Playstation 3, dois sofás e quatro poltronas, duas com massageador e duas reclináveis, atende até a dez passageiros.
A diária de oito horas também custa R$ 6.000, com taxa adicional acima de cem quilômetros rodados. O consumo de bebidas é cobrado à parte. Também é possível fazer locação semanal (R$ 20 mil), quinzenal (R$ 35 mil) e mensal (R$ 50 mil). A empresa, que atua na adaptação e locação de veículos para eventos, investiu R$ 600 mil na compra do micro-ônibus e espera recuperar o valor em um ano e meio.
No primeiro mês, o veículo foi alugado duas vezes: uma por torcedores que foram a Belo Horizonte assistir a um jogo da Copa do Mundo e outra por uma delegação de empresários em evento corporativo. A meta até o final do ano é fazer, pelo menos, cinco locações por mês, entre diárias e semanais, diz a coordenadora do departamento de produção e eventos da empresa, Lia Braga.
Motorista bilíngue atende executivos estrangeiros
Criada em fevereiro deste ano, a empresa de locação Opulentia é especializada em serviço de transporte executivo. A locadora investiu na importação de carros Lincoln Navigator (um tipo de minivan). Além de computador, televisão, internet sem fio e frigobar, o serviço oferecido tem motorista bilíngue, uma seleção de bebidas, comidas e de revistas e jornais para o uso personalizado do veículo.
A diária de 12 horas sai por R$ 5.000. Por hora, custa R$ 500. As bebidas estão inclusas no valor. "Somos procurados principalmente por executivos estrangeiros que já conhecem um serviço similar no exterior", diz o diretor do negócio, Jamey Barbour.
De acordo com o coordenador do MBA em gestão do luxo da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Silvio Passarelli, quem busca esse tipo de serviço quer ter mais conforto que um táxi poderia oferecer. "Ele é como o passageiro da primeira classe do avião, que paga mais caro para poder esticar as pernas", diz.
O mercado, no entanto, é restrito e não oferece espaço para muitos concorrentes. "É um serviço quase restrito a capitais e cidades com problemas de trânsito", afirma Marcelo Nakagawa, professor do Insper. O alto investimento inicial para adquirir um veículo de luxo também é visto como dificuldade. Porém, o serviço pode ser um diferencial para empresas que queiram ampliar o negócio de transporte.
* Afonso Ferreira/Portal UOL.
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