Mercedes-Benz Future Truck fez sua estreia mundial no IAA 2014
Do sonho à realidade – o espetacular estudo "Mercedes-Benz Future Truck 2025" proporciona uma imagem visualmente empolgante e demonstra a viabilidade técnica do caminhão rodoviário do futuro. Ele foi uma das grandes atrações do 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2014, realizado de 25 de setembro a 2 de outubro, em Hanover, na Alemanha.
O estudo da Mercedes-Benz revela que, em dez anos, os caminhões rodoviários poderão rodar de forma autônoma pelas vias expressas. Dessa forma, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 ficarão ainda mais reduzidos.
Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do piloto automático rodoviário "Highway Pilot". Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito de rodovias expressas. Ou seja, o "Mercedes-Benz Future Truck 2025" permite que se visualize a futura forma dos caminhões.
Transporte de carga mais eficiente
A tecnologia do futuro já é uma realidade na Daimler Trucks. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" constitui uma revolução em eficiência, segurança e interconectividade, bem como para o tráfego rodoviário e sua infraestrutura, para a condução profissional e para o setor de transportes rodoviários. Não se trata de um caminhão novo, mas do elemento chave no sistema de transporte interconectado do futuro.
Esse caminhão inovador foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da iniciativa “Shaping Future Transportation” (Moldando o Transporte do Futuro) da Daimler Trucks, que prevê a diminuição do uso de recursos naturais e a redução de emissões de todos os tipos. Entre suas metas também se incluem a garantia do mais alto nível possível de segurança no trânsito e o aumento da interconexão com a gestão inteligente de dados para um veículo e com soluções de serviços customizados.
Recentemente, um protótipo do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" demonstrou suas empolgantes capacidades, a velocidades de até 80 km/h, em situações reais de trânsito na autoestrada A14 de Magdeburg, na Alemanha. Agora, no IAA, foi revelado ao público o sensacional design externo e o interior deste mesmo veículo. No evento, o cavalo mecânico e o semirreboque otimizados quanto à aerodinâmica fazem então sua estreia mundial como estudo do caminhão do futuro.
Exterior
Em termos de design, o estudo do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" combina recursos, eficiência e emoção de uma maneira fascinante. Ele põe em prática a filosofia de design da Mercedes-Benz da "Pureza Sensual". Superfícies suaves e levemente curvadas passam uma ideia tanto de eficiência quanto de emoção. Dentro e fora, a aparência fora do comum simboliza uma grande virada do caminhão clássico para um veículo autônomo no transporte do futuro. Formas inovadoras e iluminação futurista indicam a cabina do caminhão do futuro.
Os projetistas da Mercedes-Benz alavancaram a oportunidade apresentada pelas especificações de comprimento da futura legislação europeia: o prolongamento da seção dianteira permite a criação de formas suaves e aerodinâmicas. Os efeitos visuais da pintura na cor prata ressaltam os sedutores contornos. Câmeras compactas substituem os espelhos externos convencionais. Seu para-brisa lembra um visor. O teto solar com tela de proteção tem uma forma distinta.
Seguindo o estilo dos caminhões da Mercedes-Benz, o design frontal do veículo foi concebido tendo a estrela de três pontas como elemento central. Parecendo praticamente sem emendas, como se fosse uma peça única, a cabina transpira a máxima tranquilidade.
Quando o caminhão está parado, com o motor desligado, seu perfil frontal fica visualmente “fechado”. Assim, à primeira vista, elementos clássicos, como os faróis, parecem não estar presentes. Porém, o "Mercedes-Benz Future Truck 2025" ganha vida quando o motor é ligado. LEDs iluminam as superfícies e a pintura. O perfil frontal brilha e outras lâmpadas de LEDs substituem os faróis tradicionais. Luzes cor de laranja piscam indicando quando o caminhão muda de direção.
Quando o caminhão do futuro está em movimento e sendo dirigido pelo motorista, as luzes ficam brancas. Quando a condução está no modo autônomo, a cor das luzes muda de branco para azul. Elas então pulsam fortemente, simbolizando a poderosa batida do coração do caminhão e sinalizando assim claramente para os outros usuários da estrada o modo de operação em que o veículo está.
Interior
Interior
A pureza sensual do design relaxante do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" também se reflete no seu interior. As linhas fluentes externas ganham prosseguimento dentro da cabine. A Mercedes-Benz já cria uma separação visual entre a área de condução e a sala de estar nas cabines dos caminhões rodoviários. No futuro, a cabine também incluirá uma área de trabalho mais confortável e funcional para os momentos de condução autônoma.
O foco do interior do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" está voltado para funções essenciais e seu design é quase purista. A estação de trabalho para a condução é tranquila e organizada como um escritório moderno, sem papéis, com uma sensação acolhedora de aconchego.
O painel de instrumentos é simples e organizado, com mostradores que separam os instrumentos. Em vez de saídas de ar aparentes há um controle de clima indireto, com teclado em substituição aos interruptores convencionais. O suporte do painel de instrumentos é revestido em couro. A qualidade de construção e o acabamento artesanal são perfeitos e seguem lado a lado com o caráter funcional dos recursos técnicos do caminhão. Efeitos de iluminação dentro da cabine também sublinham o caráter distinto do veículo.
Quando o caminhão está rodando de forma autônoma, o motorista pode reclinar seu banco e também girá-lo a 45 graus, o que permite que ele adote uma posição de trabalho relaxante e confortável. Ao mesmo tempo, a iluminação indireta clareia o interior sem ofuscar.
Na estação de trabalho, o motorista utiliza um tablet para as atividades de comunicação. Este computador se encaixa no console central, mas é removível. Ali o condutor do veículo pode processar documentos, agendar seus destinos, aceitar outros pedidos e tomar providências para uma próxima parada. A tela do tablet pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem.
Nas conduções autônomas, o computador tipo tablet torna-se tão crucial quanto o volante e os pedais no veículo tradicional. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" lança assim um novo modo de trabalhar na cabine nos longos percursos. Como conceito geral, ele combina a área high-tech do posto de direção com um moderno escritório sem papel e com uma sala de estar extremamente aconchegante.
Graças a esse conceito, o motorista se sente em casa mesmo quando está no trabalho. Sensação que é ampliada pelo quadro de imagens digitais no painel traseiro da cabina: ali as fotos da família ou das últimas férias podem ficar sendo exibidas na tela. Ou seja, a despeito de todas as suas funcionalidades e eficiência, esse caminhão high-tech também demonstra emoções.
Sensores e câmeras
A tecnologia que está por trás do visual empolgante do caminhão do futuro não é menos impressionante. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" não é, por exemplo, parte de um comboio. E também não precisa ficar encadeado com outros veículos. O avançado sistema de sensores de radar e câmera permite que ele se conduza de forma autônoma independentemente de outros veículos ou de estações centrais controladoras. Suas características técnicas são essenciais para assegurar as funcionalidades excelentes da condução autônoma. Para a Mercedes-Benz, o ponto alto dessa tecnologia é o sistema de piloto automático rodoviário altamente inteligente "Highway Pilot", que lembra um piloto automático de aeronave.
Sensores e câmeras
A tecnologia que está por trás do visual empolgante do caminhão do futuro não é menos impressionante. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" não é, por exemplo, parte de um comboio. E também não precisa ficar encadeado com outros veículos. O avançado sistema de sensores de radar e câmera permite que ele se conduza de forma autônoma independentemente de outros veículos ou de estações centrais controladoras. Suas características técnicas são essenciais para assegurar as funcionalidades excelentes da condução autônoma. Para a Mercedes-Benz, o ponto alto dessa tecnologia é o sistema de piloto automático rodoviário altamente inteligente "Highway Pilot", que lembra um piloto automático de aeronave.
Um sensor de radar na parte baixa da extremidade dianteira varre a rodovia à frente, com modos de longo alcance (faixa de 250 metros e segmento de 18 graus) e curto alcance (70 metros e 130 graus). O sensor do radar é a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial, sistemas já disponíveis hoje em dia.
Uma câmera estereoscópica instalada acima do painel dos instrumentos, atrás do para-brisa, mantém a área à frente do veículo sob monitoramento. Atualmente, esta é a localização de uma câmera mono do já conhecido "Lane Keeping Assist" (assistente de manutenção da faixa de rolamento). O alcance da câmera estereoscópica é de 100 metros e ela varre uma área de 45 graus na horizontal e de 27 graus na vertical.
A câmera estereoscópica do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" identifica estradas de faixa única ou dupla, pedestres, objetos em movimento ou parados nas vias, todos os objetos dentro da área monitorada e também a superfície da estrada. Esta câmera reconhece tudo o que contrasta com o fundo, conseguindo, portanto, medir distâncias com exatidão. Ela também registra as informações dos sinais de trânsito e reconhece os marcos de sinalização das pistas, principal função de orientação para a condução autônoma.
A superfície da estrada, à esquerda e à direita do caminhão, é monitorada por sensores de radar instalados nas laterais do veículo. Eles se localizam na esquerda e na direita, à frente do eixo traseiro do cavalo mecânico. Os sensores possuem um alcance de 60 metros e cobrem um ângulo de 170 graus na direção longitudinal.
Blind Spot Assist
Os sensores do caminhão do futuro formam o coração do Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) da Mercedes-Benz. Os módulos dos sensores de radar são dispostos de forma a cobrir a área paralela ao veículo em todo o comprimento da composição cavalo mecânico+semirreboque. Além disso, essa faixa se prolonga até dois metros à frente do caminhão.
O "Blind Spot Assist" avisa o motorista sobre a presença de outros usuários da estrada não só quando ele está saindo da rodovia. Ele também alerta para colisões iminentes com obstáculos parados, atuando ainda como um sistema de assistência em caso de mudança de faixa na pista.
Para a Mercedes-Benz, a introdução planejada do Blind Spot Assist nos próximos anos é um grande passo para pavimentar o caminho para o caminhão do futuro, sublinhando assim o papel pioneiro da Mercedes-Benz quanto à obtenção de máxima segurança nas estradas.
Condução autônoma na prática
Assim que entra numa rodovia, o motorista do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” escolhe a faixa adequada onde irá rodar. O sistema emite então um aviso para que ele ative o "Highway Pilot". Consequentemente, o veículo mudará para o modo autônomo.
A despeito da situação do trânsito, o caminhão do futuro fica na estrada de forma independente, pois não é necessário haver um veículo à frente como referência para orientá-lo. Ou seja, ele age autonomamente em sua pista. Se houver outro veículo à frente, ele adequa a velocidade dentro do limite permitido e mantém uma distância ideal de segurança. É sempre possível, portanto, que os outros veículos entrem na estrada com segurança.
O “Mercedes-Benz Future Truck 2025” opera independentemente de outros usuários da estrada graças as suas interconexões. Contudo, para que seja obtido o máximo benefício em termos de eficiência logística, fazendo o melhor uso da infraestrutura, é desejável interconexões mais abrangentes. Esse desenvolvimento certamente ocorrerá de maneira gradual. Normas e protocolos abertos são importantes para essa finalidade.
Assim que os passos jurídicos forem dados, o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” com sistema "Highway Pilot" será a resposta aos desafios do futuro, como o aumento do trânsito, infraestruturas inadequadas, pressão dos custos e escassez de motoristas. No futuro, o tráfego fluirá de maneira mais regular, previsível e segura. Os sistemas de trânsito se tornarão mais flexíveis, com melhor uso da infraestrutura. Evitando erros humanos ao volante, isso reduzirá os perigos e acidentes. As operadoras de transporte poderão operar de maneira mais eficaz e flexível. Os motoristas de caminhão poderão assumir diferentes tarefas como gestores de transportes. Esta resposta aos muitos desafios não é somente um sonho. Com o “Mercedes-Benz Future Truck 2025”, ela já é realidade.
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.
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