O futuro chega ao Brasil com o Mitsubishi Outlander PHEV
Tecnologia, eficiência e sustentabilidade. O futuro já é uma realidade com o Outlander PHEV, o primeiro SUV 4x4 híbrido disponível no mercado brasileiro. "Estamos lançando um produto inovador e pioneiro no Brasil. Além de toda a tecnologia já disponível no Outlander 2.0 e Outlander 3.0 V6, agora temos a versão PHEV que, além de tudo o que este SUV oferece, ainda traz a tecnologia híbrida aliada ao conforto e segurança da tração 4x4", destaca Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
Para tanto, o veículo tem três motores: um à combustão no ciclo otto e outros dois elétricos síncronos com imã permanente, proporcionando máxima eficiência e um rendimento superior aos veículos híbridos convencionais. "Há mais de 40 anos, a Mitsubishi Motors trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias, como o iMiEV, lançado há alguns anos. Agora, estamos apresentando um veículo que é mais adequado ao mercado brasileiro, em que o consumidor pode utilizar o carro em diversas situações, seja nos centros urbanos ou mesmo em grandes viagens com a família", destaca Rittscher.
O Outlander PHEV sempre irá optar pela forma mais eficiente de trabalho dos motores elétricos ou motor à combustão, privilegiando a máxima economia de combustível, sem comprometer o conforto e a performance. Um bom exemplo desta avançada tecnologia é um percurso urbano em horário de pico. Nessa situação, o "anda e para" é constante e o gasto de combustível nos carros convencionais fica elevado. Com o Outlander PHEV, é possível percorrer mais de 52 quilômetros sem utilizar uma gota de gasolina.
Eficiência, Conforto e Tecnologia
O Outlander PHEV reúne o melhor de três mundos da Mitsubishi: a tecnologia plug-in do iMiEV, a robustez e o DNA 4x4 da linha Pajero e o sistema de controle de tração e estabilidade do Lancer Evolution.
O veículo é equipado com o que há de mais moderno para o conforto e segurança do motorista e passageiros. Sua tecnologia, prática e inteligente, contém piloto automático adaptativo (ACC), alerta para mudança de faixa (LDW), dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM), controle de tração e estabilidade inteligente (S-AWC), alerta para pedestres (AVAS) e a praticidade do controle remoto por smartphone, que permite gerenciar diversas funções.
Mesmo com a instalação das baterias e dois motores, o Outlander PHEV mantém o espaço interno do Outlander 2.0 e 3.0 V6. O ganho de peso foi compensado com o aumento do torque e potência, graças aos motores elétricos, que proporcionam uma condução prazerosa e segura.
O interior é envolvente e espaçoso, com comandos de fácil acesso. O sistema multimídia Black Glass reúne tudo ao alcance do motorista em um único aparelho, o ar-condicionado tem sistema Dual Zone, o porta malas vem com abertura e fechamento elétricos e a segurança está presente nos nove airbags.
As baterias são seladas e contam com vários sistemas de proteção - circuit breakers. Em caso de acidente, são automaticamente desligadas, não causando descargas de energia que poderiam ocasionar riscos aos usuários. Mesmo em caso de enchentes ou em travessia de áreas alagadas, as baterias não são afetadas pela água. Além disso, o Outlander PHEV ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP.
Sistema Híbrido
Tudo no Outlander PHEV foi pensado para o máximo aproveitamento energético. As baterias estão instaladas no assoalho, garantindo a melhor distribuição de peso, baixando o centro de gravidade, deixando o veículo ainda mais estável e com melhor dirigibilidade.
Modo 100% elétrico: os motores elétricos movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias, resultando em zero emissão de poluentes e uma condução mais silenciosa, suave e mais confortável.
Modo 100% elétrico: os motores elétricos movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias, resultando em zero emissão de poluentes e uma condução mais silenciosa, suave e mais confortável.
Modo híbrido em série: os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador. O motor à combustão é utilizado apenas para acionar um gerador que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência, ao acelerar rapidamente ou em aclives muito íngremes.
Modo híbrido paralelo: o motor à gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando uma potência extra é necessária.
O motorista ainda pode optar pelo botão "Charge", que otimiza o uso do motor à gasolina para carregar a bateria, ou o modo "Save", onde opta por reduzir o uso de energia da bateria. A energia cinética gerada durante a frenagem também é utilizada para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Uma tela de LCD de 4,2" com alta definição mantém o motorista informado sobre o nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e muitas outras funções, que podem ser visualizadas com um simples toque no botão.
O motorista ainda pode monitorar todas as informações do veículo por um aplicativo, via smartphone ou tablet. O aplicativo em português, desenvolvido pela Mitsubishi Motors, permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, além de monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor. Tudo com poucos cliques e na palma da mão.
Segurança Com Praticidade
ASC, ATC, ACC, FCM, LDW, AVAS e HSA. Essas siglas são as responsáveis pelo que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade.
ACC (Adaptive Cruise Control)
O piloto automático adaptativo vai muito além do piloto automático convencional. O motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em mais lento entre na sua frente, o Outlander PHEV reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander PHEV acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, volta à velocidade inicial.
O piloto automático adaptativo vai muito além do piloto automático convencional. O motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em mais lento entre na sua frente, o Outlander PHEV reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander PHEV acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, volta à velocidade inicial.
FCM (Foward Collision Mitigation)
Sistema que utiliza um radar para controlar possíveis obstáculos à frente. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica automaticamente força de frenagem. Se a velocidade relativa entre o Outlander PHEV e o outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
Sistema que utiliza um radar para controlar possíveis obstáculos à frente. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica automaticamente força de frenagem. Se a velocidade relativa entre o Outlander PHEV e o outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
LDW (Lane Departure Warining)
O sistema de alerta de mudança de faixa sinaliza sonoramente, e no painel, caso o motorista mude de faixa involuntariamente.
O sistema de alerta de mudança de faixa sinaliza sonoramente, e no painel, caso o motorista mude de faixa involuntariamente.
ASC (Active Stability Control)
O controle de estabilidade ativo garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal.
O controle de estabilidade ativo garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal.
ATC (Active Traction Control)
O controle ativo de tração evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.
O controle ativo de tração evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.
AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System)
O veículo emite um som que simula ruído de rolamento até 36 km/h durante a aceleração ou abaixo de 32 km/h durante a desaceleração, para alertar os pedestres da sua aproximação, em virtude do baixíssimo som emitido pelos motores elétricos.
O veículo emite um som que simula ruído de rolamento até 36 km/h durante a aceleração ou abaixo de 32 km/h durante a desaceleração, para alertar os pedestres da sua aproximação, em virtude do baixíssimo som emitido pelos motores elétricos.
HSA (Hill Start Assistance)
O sistema impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
O sistema impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
Design Com Eficiência
O design do Outlander PHEV traz linhas marcantes e sofisticadas que remetem a muito espaço interno. A grade dianteira cromada está integrada ao moderno conjunto óptico com faróis de xênon super wide range, com regulagem de altura automática e lavador de faróis. O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitindo a modernidade do desenho. O rack de teto está integrado na aerodinâmica e as lanternas traseiras são em led.
Toda a tecnologia do Outlander PHEV transparece antes mesmo de entrar no carro. Para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta para que o veículo seja destravado. Para dar a partida, um simples toque no botão Power. Ao sair do veículo e travar as portas, os espelhos retrovisores, que são equipados com desembaçador, são rebatidos automaticamente.
Equipado com Comfort Pack, o Outlander PHEV traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para-brisas automaticamente.
Sua estrutura passou por um grande processo de aperfeiçoamento e muitas horas nos laboratórios de engenharia e no túnel de vento. A construção utiliza aços especiais de alta resistência. Isso resulta também em baixo coeficiente de arrasto, com apenas 0,33, que proporciona um menor nível de ruídos, baixo consumo, maior estabilidade e excelente performance.
Assim como um celular ou outros aparelhos eletrônicos, o Outlander PHEV pode se carregado em uma tomada convencional 110V ou 220V. Com a bateria totalmente descarregada, o tempo médio de recarga é de cinco horas. Em alguns pontos das grandes cidades, o motorista ainda poderá optar pelos quick chargers, que carregam até 80% da bateria em, no máximo, 30 minutos. A praticidade foi pensada em todos os detalhes. O cabo de energia para carregar o Outlander PHEV fica em um compartimento embaixo do assoalho do porta-malas, para não atrapalhar nas viagens ou quando é necessário transportar grandes volumes.
Para abrir e fechar a tampa do porta-malas, a praticidade do sistema Power Tailgate. Com um simples toque no botão localizado à mão do motorista, na tampa traseira, ou pela chave Smart Keyless, o porta-malas é aberto e fechado automaticamente, sem necessidade de fazer força ou deixar as bagagens e compras no chão. Uma praticidade a mais deste SUV recheado de tecnologia. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.520 litros com os bancos rebatidos e 731 litros com cinco passageiros.
Melhor Modo De Condução
O Outlander PHEV possui uma alavanca, do tipo joystick, com acionamento suave e preciso, que permite ao motorista optar pelo melhor modo de condução. Na posição D, uma dirigibilidade agradável, ideal para centros urbanos e estradas. Já na posição B, é possível usar a frenagem regenerativa em dois estágios, indicada para grandes declives ou trechos de serra em descida.
Através dos paddle shifters, localizados atrás do volante, é possível fazer a seleção do modo de regeneração de energia, de forma refinada, com seis níveis de freio motor. Esse sistema se adequa a qualquer condição de descida.
Interior
A preocupação com os detalhes está presente em todo o interior do Outlander PHEV. Equipado com painel Soft Touch, o acabamento é em Crystal Fiber. Os bancos são em couro, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica, trazendo ainda mais conforto e praticidade.
A praticidade está sempre à mão do motorista e passageiros, como o ar-condicionado Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente. Além disso, o Outlander PHEV possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine, deixando a temperatura sempre agradável para todos os ocupantes.
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio - Joystick Style -, além do controle do piloto automático Easy Ride. A direção elétrica torna a condução ainda mais precisa e prazerosa. O volante tem ajustes de altura e profundidade.
Sendo um veículo pensado para toda a família, possui dois pontos com sistema Isofix, que facilitam e dão mais segurança na fixação de cadeirinhas infantis. O Outlander PHEV traz praticidade para todos os ocupantes. São 15 porta objetos, 10 porta copos, oito luzes de cortesia, além de duas tomadas internas de energia.
Sistema Multimídia - Black Glass
Sistema Multimídia - Black Glass
Toda a tecnologia do Outlander PHEV está presente também em seu sistema de entretenimento. Seu multimídia tem uma tela Black Glass Touch Screen de 7". Repleto recursos e sensível ao toque, tem uma navegação fácil e intuitiva, similar aos mais modernos tablets e smartphones.
É equipado com navegador GPS, com 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude.
Projeto e Segurança
Projeto e Segurança
Desde sua concepção, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança. O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsáveis. Os cintos de segurança são de três pontos para os cinco ocupantes e os dianteiros tem pré-tensionador e limitador de força.
A utilização de aços especiais de alta resistência e baixa espessura contribui para diminuir o peso e colabora para reduzir o consumo e proporcionar mais estabilidade. Para garantir ainda mais segurança, o Outlander PHEV é equipado com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação em três dos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e JNCAP, que concederam cinco estrelas ao Outlander PHEV.
Tecnologia 4x4
Tecnologia 4x4
O Outlander PHEV carrega todo o DNA da Mitsubishi Motors no que há de melhor em segurança e estabilidade. O sistema de tração é o S-AWC (Super All Wheel Control), com acionamento por botão tipo Push/Leave e dois modos de operação: Auto e 4WD Lock.
A suspensão dianteira é independente Mc Pherson, com molas helicoidais, barras estabilizadoras e a suspensão traseira é Multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. A suspensão traseira alia sofisticação à performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
Um veículo de alto desempenho precisa ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança. O do Outlander PHEV é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS. As rodas de design exclusivo são de liga leve 18" e os pneus de perfil baixo 225/55R18 garantem a melhor aderência nas pistas. O Outlander PHEV tem ainda um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.
* Press Release/Mitsubishi Motors do Brasil.
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