segunda-feira, 19 de outubro de 2015

>>> KIA GRAND CARNIVAL


Kia Grand Carnival é a solução para as famílias numerosas

O Kia Carnival agora é Grand Carnival. E além do novo nome, ele assumiu uma personalidade mais arrojada. Tudo “culpa” das linhas dinâmicas do designer alemão Peter Schreyer, ex-Audi. E vamos concordar que nem parece com aquele Carnival “quadradão” de antigamente, não é mesmo? Visual à parte, essa terceira geração continua acertando em cheio, com (muito) espaço interno para oito ocupantes, boa capacidade de carga e prazer ao dirigir dentro da sua proposta familiar.


Construída com estutura monobloco, as dimensões doa Grand Carnival permaneceram praticamente inalteradas em relação ao seu antecessor. As únicas mudanças aconteceram no entre-eixos, que passou de 3.020 mm para 3.060 mm, e na capacidade do porta-malas com a terceira fileira de bancos rebatidas (de 912 para 960 litros). As portas laterais deslizantes com abertura elétrica tornam muito fácil entrar no veículo. Uma vez a bordo, quem viaja na segunda fileira encontra espaço abundante para pernas, cabeça e ombros. O acesso à última fileira é descomplicado e lá atrás também não falta conforto. Além disso, alguns mimos estão à disposição, como teto solar panorâmico, abertura da tampa do porta-malas por aproximação e porta-luvas climatizado.


E não é só por dentro que o carro cativa. O visual melhorado traz grade do radiador e rodas aro 18 novas, faróis com luzes de LED integradas e uma traseira mais esportiva com para-choque redesenhado, lanternas de LED e spoiler de teto. Esse apelo condiz com o desempenho, agora equipado com motor a gasolina V6 3.3 de 270 cv de potência e 33,4 kgfm de torque (o mesmo do Hyundai Santa Fe).


Ele tem funcionamento silencioso e atua de forma progressiva. Apesar dos seus 2.155 kg, o Grand Carnival anda com desenvoltura e a transmissão automática de seis velocidades realiza trocas e reduções suaves. Ainda estão disponíveis os modos de condução Eco e Normal, que alteram o funcionamento do câmbio e do ar-condicionado. Com o Eco acionado e rodando a 100 km/h na estrada, o ponteiro do conta-giros fica abaixo das 2.000 rpm, cooperando tanto no conforto acústico quanto no consumo. Pelo computador de bordo conseguimos médias rodoviárias de 10,5 km/l. Já a suspensão foi retrabalhada para o Brasil, com alteração na calibragem das molas e dos amortecedores.


Como segurança é importante, o Grand Carnival é equipado com controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e sistema de assistência à frenagem, além de incorporar detector de ponto cego e indicador de mudança involuntária de faixa. É inegável que o Grand Carnival tem atributos para satisfazer os consumidores e também para atrair o público do rival Chrysler Town & Country Limited ou do chinesa JAC T8, que também leva até oito passageiros.

* Rafael Poci Déa/Motor Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário