Nova Ford Ranger diesel chega às lojas
A Ford está realizando o lançamento da nova Ranger a conta-gotas. Primeiro, a montadora levou a imprensa para avaliar a versão topo de linha Limited da picape. Agora, a Ford divulga oficialmente os preços da versão de entrada XLS e da mais completa, tabela que vai variar de R$ 129.900 a R$ 179.900. Mas, calma que não acabou todo o mistério a respeito do modelo. A marca ainda pretende divulgar os valores das configurações intermediárias e flex no começo do mês que vem. Ao menos será antes da chegada da picape às concessionárias, o que está programado para acontecer em maio.
Diante do parcelamento do lançamento, o que sabemos é que por R$ 129.900, a versão de entrada a diesel XLS continua a ser equipada com motor 2.2 de 160 cv e câmbio manual de seis marchas. O pacote de itens de série com sete airbags, direção com assistência elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistente de frenagem de emergência, controle anti-capotamento, controlador de velocidade, faróis de neblina, trio elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema Isofix.
A picape também terá o novo sistema multimídia Sync, que finalmente poderá ser acessado através de uma tela de LCD sensível ao toque de oito polegadas. Assim como no Focus, a central integra leitor de CD, MP3 Player, conexão Bluetooth, leitor de cartão de memória, comando de voz, duas entradas USB, além do assistente de emergência. O GPS, no entanto, estará disponível apenas nas versões mais caras.
Falando nisso, a topo de linha Limited, com preço de R$ 179.900, também segue equipada com motor 3.2 diesel de 200 cv e câmbio automático de seis marchas. O diferencial é o conteúdo, ainda mais completo. O pacote incorpora câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia com GPS, bancos de couro, ar-condicionado automático duas zonas, bancos do motorista com ajustes elétricos, sensores de chuva e crepuscular, capota marítima, protetor de caçamba, espelho retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve de 18 polegadas.
Mudanças
Não é preciso encarar longamente a nova Ranger para perceber que a picape realmente passou por uma reestilização. Um dos destaques é a nova grade trapezoidal, um elemento presente em todos os modelos renovados da marca. Os faróis principais ficaram mais espichados e longos, ao passo que os faróis de neblina também foram redesenhados. O conjunto, em si, conferiu à picape um design moderno e refinado, sem abrir mão do visual robusto. Afinal, picapes precisam aparentar força.
Debaixo do capô, os motores da família Duratorq 2.2 de 160 cv e 3.2 de 200 cv diesel foram mantidos sem alteração de rendimento, mas também com passaram por reajustes e pequenas mudanças. No caso do 3.2, o foram incorporados novos injetores, turbo e um desenho de válvulas diferente. A Ford afirma ter empregado novos coxins, para melhorar o nível de vibração a bordo.
Mas o principal ponto de atenção da marca foi com o consumo de combustível. Para isso, a marca empregou mudanças nas relações de marcha do câmbio manual e também no conversor de torque da caixa automática de seis marchas. Além disso, a Ford trocou a direção hidráulica pela elétrica e vestiu a picape com pneus de baixa resistência à rolagem. De acordo com a Ford, as mudanças ajudaram a Ranger diesel a reduzir em até 15% o consumo de combustível e em 16% o volume de emissões. Vamos esperar que os versões flex também tenham ficado mais eficientes.
Revisões
As revisões periódicas para os modelos a diesel poderão ser realizadas a cada 10 mil quilômetros ou um ano. Antes, era a primeira revisão era realizada com até 6 meses de uso.
Os valores fixos, segundo a marca, ficaram até 39% mais baratas em relação ao modelo atual.
* Redação/Auto Esporte.
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