Novo Peugeot 3008 - Advanced SUV
O novo PEUGEOT 3008 acaba de ser revelado. Muito esperado, o modelo investe no mercado de SUVs do segmento C, uma categoria de veículos que está em plena expansão em todas as regiões do mundo. Ele vai ao encontro de uma clientela exigente que está à procura de diferenciação e de novas experiências, e possui os atributos necessários para isso. Com seu espetacular PEUGEOT i-Cockpit® de última geração, seu design formidavelmente inspirado, sua arquitetura com desempenho otimizado e seus equipamentos high-tech, o novo SUV PEUGEOT 3008 já chega se destacando.
Ele será o emblema mundial da nova gama de modelos SUV que está sendo estreada na PEUGEOT. O novo SUV PEUGEOT 3008 será a principal atração do estande da PEUGEOT no próximo Salão do Automóvel de Paris, onde será finalmente apresentado ao público antes do lançamento mundial.
Interior Com Estilo
Entrar no novo SUV PEUGEOT 3008 é como entrar num outro mundo, surpreendente, original e de altíssima qualidade. O olhar é imediatamente cativado pelo painel de instrumentos espetacular, quase futurista. Este conjunto coerente e altamente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit®, o novo conceito inovador que revolucionou os códigos tradicionais do posto de condução dos veículos. Ele faz com que tudo pareça otimizado, ao serviço do prazer e da concentração do condutor num universo decididamente high-tech.
O volante ainda mais compacto foi redesenhado, com um aro que contém dois trechos planos que facilitam a pegada, um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas do condutor. O cuidado dispensado à escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral a partir do segundo nível de acabamento, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.
A grande tela sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele é dotado de uma série de seis teclas – chamadas de toggle switches - bastante elegantes que proporcionam um acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
O painel de instrumentos elevado que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução de 12,3’’ é dotado de um grafismo futurista. Totalmente ajustável e personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com cinco modos de visualização diferentes – acessíveis através de um comando no volante - o condutor pode compor à la carte o seu painel de instrumentos. O modo Pessoal, configurável na tela touch, oferece ao condutor a possibilidade de exibir uma ampla seleção de informações: retorno à navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc. A estética de cada configuração é realçada pelas animações e transições que encantam o olhar.
Porém a evolução do PEUGEOT i-Cockpit® vai muito mais além. Por que a emoção continua sendo um dos principais valores da PEUGEOT, o novo PEUGEOT i-Cockpit® se propõe a levar ainda mais longe os comandos sensoriais. Assim, basta acionar uma tecla dedicada – ao lado dos toggle switches – e o novo SUV PEUGEOT 3008 passa a dispor de um verdadeiro “maestro” para amplificar a experiência de condução: o i-Cockpit® Amplify. Graças a ele, quase todos os sentidos são imediatamente solicitados:
- A visão, valendo-se da intensidade da iluminação do ambiente e da cor das telas;
- A audição, com os parâmetros de ambiente musical;
- O toque, com as massagens multipontos dos bancos (até cinco programas);
- O olfato, com um difusor de fragrâncias;
Além disso, assim como no PEUGEOT 308, a visão, o toque e a audição são contemplados com as surpreendentes especificidades do Driver Sport Pack. Uma mistura de sensações é oferecida ao condutor, que pode assim explorar intensamente suas emoções ao volante. Dois ambientes são imediatamente propostos aos ocupantes: Um chamado Boost orientado para uma condução dinâmica, e outro Relax para uma condução mais serena. Ambos os modos são totalmente personalizáveis e permitem transcender o prazer do condutor e dos passageiros, tornando a experiência a bordo verdadeiramente única e inesquecível.
Essa experiência a bordo beneficia também da riqueza do habitáculo, que contribui consideravelmente para a excelente percepção de qualidade e para a modernidade do espaço interno. A escolha dos materiais é inspirada e o resultado é eclético. Couro, inúmeros detalhes de cromo acetinado, amplas áreas recobertas de material com aspecto de carbono ou têxtil revestem o painel interno das portas, o teto, as colunas do para-brisas e mesmo áreas inabituais em um veículo, como detalhes do painel de instrumentos.
Design Externo Inspirado
O design interno do novo PEUGEOT 3008 é único no mercado. As linhas são bem-sucedidas, a qualidade da concepção é valorizadora e a tecnologia embarcada é muito promissora. Este sentimento se prolonga no exterior. A primeira impressão do novo PEUGEOT 3008 é impactante e surpreende por sua força de expressão. A proposta é franca, límpida e evidente: é um SUV. O novo PEUGEOT 3008 adota efetivamente todos os códigos específicos desse tipo de silhueta:
- Frente verticalizada,
- Capô longo e horizontal,
- Linha de cintura alta,
- Vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas, parte inferior das portas),
- Grandes rodas,
- Altura livre do solo ampliada,
- Barras de teto perfiladas.
Mas o novo SUV PEUGEOT 3008 não se limita a respeitar esses códigos. Ele os suplementa com sentido e emoção, visando uma grande coerência. De fato, o veículo transmite essencialmente um sentimento de harmonia, de equilíbrio exato das proporções, de uma dosagem bem feita. Um design inspirado nascido da criatividade vibrante dos seus projetistas.
A face dianteira vertical é extremamente potente e exala uma sensação de força, próxima da agressividade animal. As linhas são limpas, francas e dinâmicas. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas, nem caricatural nem ostentatório. O olhar felino é aguçado pelos faróis halogênicos. Ele se torna afiado quando estes adotam a tecnologia full LED (opcional). As entradas de ar são numerosas e amplamente abertas.
O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas mais aprumado posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. Remetendo ao concept-car PEUGEOT HX1, essa assinatura lateral dinamiza o perfil dianteiro e aumenta a sensação de status e de modernidade do veículo.
A linha de cintura ficou mais alta, a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente, mas o traço é sublinhado com elegância e fluidez, tornando o perfil mais leve. A linha superior do capô é prolongada por um vinco que integra as maçanetas das portas e alonga o veículo, conferindo-lhe delicadeza e estilo. É um carro com um desenho magnífico e proporções que lhe dão um aspecto menos maciço e menos alto do que a maioria dos concorrentes. Em parte, isso foi possível graças à adoção de um teto preto brilhante - opcional a partir do nível 2 - realçado por uma barra em inox de série que se prolonga até o aerofólio traseiro. Este teto Black Diamond é um elemento de estilo essencial na própria concepção do veículo, conferindo-lhe mais personalidade, dinamismo, modernidade e subida de gama. As proteções do veículo, as grandes rodas, as barras de teto, tudo é feito com uma cuidadosa combinação de personalidade e sofisticação. Tudo contribui para tornar esse trabalho criativo extremamente moderno, quase futurista, evitando ao mesmo tempo os impasses estilísticos pomposos e pesados. A surpresa continua na traseira, que também ostenta um desenho limpo e bastante moderno. Sob o vidro traseiro inclinado, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED opalinas.
Motorizações Eficientes
O trabalho de arquitetura efetuado no veículo e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. Mas não são os únicos! o design aerodinâmico e a otimização das dimensões externas permitem exibir um excelente SCx de 0,76 m2 (nas melhores versões). E a utilização de pneus de ultra baixa resistência à rodagem (UBRR) de 17’’ e 18’’ ou ainda de pneus de 19’’ stretch (205/55 R19) contribui também para o desempenho do novo PEUGEOT 3008.
Finalmente, nas versões a gasolina ou a diesel, o novo SUV PEUGEOT 3008 dispõe na Europa de uma gama de motorizações Euro6.1 eficientes. Assim, nas versões a gasolina, todas as ofertas são “best in Class” em suas categorias de potência! O motor 1.2L PureTech 130 S&S apresenta emissões a partir de 115g CO2 / km, enquanto o 1.6L THP 165 S&S EAT6 emite apenas 129g CO2/km. Quatro opções são disponibilizadas na gama:
- 1.2L PureTech 130 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo
- 1.2L Puretech 130 S&S EAT6
- 1.6L THP 165 S&S EAT6
Nas versões a Diesel, a tecnologia BlueHDi permite conter as emissões da gama entre 100 e 121 g/km de CO2 nas potências estabelecidas de 100, 120 e 150 cv. As adaptações do 1.6L BlueHDi e do 2.0L BlueHDi também se posicionam entre as melhores do mercado:
- 1.6L BlueHDi 100 S&S BVM5
- 1.6L BlueHDi 120 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo
- 1.6L BlueHDi 120 S&S EAT6
- 2.0L BlueHDi 150 S&S BVM6
- 2.0L BlueHDi 180 S&S EAT6
Extensão De Mobilidade
Num contexto em que o acesso ao centro das cidades se torna cada vez mais complicado, a PEUGEOT se posiciona como fornecedor de soluções inovadoras para as atuais questões de mobilidade. Ela continua a ser a única marca que desenvolve veículos com duas, três ou quatro rodas e aproveita o lançamento do novo PEUGEOT 3008 para propor aos seus clientes uma nova oferta de mobilidade individual:
- Um patinete dobrável com assistência elétrica (e-Kick) by MICRO
- Uma bicicleta dobrável com assistência elétrica (e-Bike) by PEUGEOT
Essa oferta inédita destina-se a uma clientela que busca soluções de mobilidade complementares ao veículo, de modo a ajudá-los a percorrer as últimas etapas de seus deslocamentos até o destino final. É uma transformação na vida dos habitantes das cidades: acabaram-se as limitações! Além disso, a fim de assegurar uma perfeita integração no porta-malas e uma disponibilidade imediata, as dockstations permitem manter o e-Kick ou a e-Bike no porta-malas ao mesmo tempo em que recarregam as baterias assim que o veículo se põe em movimento.
O novo PEUGEOT 3008 é produzido na fábrica de Sochaux e os grupos motopropulsores são fornecidos pelas fábricas francesas de Trémery e de Douvrin. Assim, por ocasião do seu lançamento, o veículo terá o selo de “Origem Francesa Garantida”. O novo PEUGEOT 3008 será comercializado a partir do mês de outubro.
* Press Releas/Peugeot Citroën do Brasil.
Já tenho um novo carro do sonho!! Mantenho uma 306 Break e uma 307 SW, excelentes carros para quem gosta de comer asfalto e não poeira. Com a 3008 a receita é nova e admite um pouco de terra no tempero. E essas opções urbanas no porta-malas? Genial.
ResponderExcluir