Nova geração da Frontier
chega na versão top LE por R$ 166.700
Já era tempo. Defasada que estava em relação a picapes médias de outras fabricantes, que lançaram novas versões bem mais sofisticadas, agora foi a vez de a Nissan mostrar a 12ª geração da Frontier. O novo modelo chega por R$ 166.700 em versão luxuosa (LE) e vem com novo motor, câmbio automático de sete velocidades e muitos itens de segurança, tecnologia e conforto.
A reportagem do Carpress realizou um test-drive em um percurso de 142 quilômetros entre São Paulo e Tuiuti (SP) a fim de conhecer em detalhes a nova aposta da fabricante japonesa para esse segmento. Agora sim é um utilitário bem mais confortável do que se apresentava na geração anterior e pode fazer frente Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras.
Como picape, a Frontier nem é tão forte aqui no Brasil, mas já vendeu ao redor do mundo mais de 14 milhões de unidades, em mais de 180 países ao longo de 80 anos. O novo modelo, importado do México com motor 2.3 diesel biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm de torque (força) já chegou às concessionárias.
Esse motor é ainda 10 kg mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior. A transmissão automática ofereceu um excelente desempenho nas trocas de marcha, praticamente imperceptível durante todo o percurso. Esse câmbio também possui o modo sequencial para trocas manuais. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média mais ágeis.
Segundo a Nissan, a Frontier conta agora com os melhores ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e ótimo vão livre (292 milímetros), que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento, sem tanto sofrimento. Outra estratégia para evitar danos na parte de baixo foi incluir uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, motor, tanque, radiador, escapamento, entre outras.
Bem interessante o novo chassi reforçado, que ao mesmo tempo ficou mais resistente e mais leve, já que passou a ser utilizado aço de alta resistência, projetado para suportar um uso intenso. Chega oferecendo mais segurança com os controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem. Agora tem controles automático de descida e auxílio de partida em rampa, bem como luz de freio de LED e DRL (luzes diurnas).
Entre os itens de série estão ainda alguns equipamentos como os bancos “gravidade zero”, que foram inspirados em uma tecnologia desenvolvida pela Nasa (a agência espacial norte-americana) para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Realmente um diferencial bem mais confortável para viagens de longas distâncias, graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma equilibrada.
O sistema multimídia em uma tela de 6,2 polegadas é um dos mais intuitivos e completos do mercado. O Multi-App conta com 2 GB de espaço para baixar aplicativos. Não necessita de espelhamento de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado. É possível acessar a internet (contratando o serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador) ou ainda funções já comuns como atender ligações por viva-voz, ouvir música por iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de MP3, tocar CDs e DVDs, além de visualizar fotos e vídeos.
O visual exterior é totalmente novo, com aparência robusta, com laterais mais altas do capô e a grade “V Motion” e os faróis em formato de bumerangue deixam mais evidentes a musculatura do veículo. Tem como dimensões 5,25 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura. Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 mm), principalmente nos bancos traseiros.
O espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. Traz também confortos extras, como cinco ajustes elétricos do banco do motorista e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras. Outro conforto inédito para o modelo está no aquecimento em dois níveis de intensidade dos bancos de couro, do motorista e do passageiro.
O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é moderno, de fácil visualização e traz diversas funções, assim como ocorre já no crossover Kicks. O motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista.
No teste, feito especialmente em pista off-road, pudemos avaliar algumas das novas tecnologias de segurança. Entre elas, o HDC (Controle Inteligente de Descida) e o HSA (Sistema Inteligente de Partida em Rampa). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento.
O HSA impede o carro de andar para trás quando está em um aclive, proporcionando uma saída tranquila. O sistema detecta a situação, mantem a pressão de freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições “drive” ou ré.
As descidas em pavimentos acidentados são controladas automaticamente pelo HDC, que atua até a velocidade máxima de 25 km/h. Dá até um certo medinho, mas é assim mesmo, sem que o condutor tenha de tocar no pedal do freio. Quando ligado o sistema – por meio de um botão no painel –, o veículo desce usando os sistemas ABS e EBD para controlar a velocidade de cada roda. Se o veículo acelerar sem interferência do condutor, o HDC aplicará automaticamente os freios para diminuir a velocidade.
Outra tecnologia de última geração é o limitador de diferencial. O sistema evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o dispositivo freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração. Ainda sobre tração, o sistema Shift On The Fly evoluiu e continua presente nessa geração da Frontier. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno. O utilitário vem equipado com suspensão tipo multilink com molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) que trabalha em conjunto com um eixo rígido.
Estão entre os itens de conforto e conveniência abertura da tampa de combustível por acionamento interno, acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular), acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento, alças de segurança, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, aquecimento dos dois bancos dianteiros, ar-condicionado automático digital dual zone, banco traseiro rebatível, chave inteligente presencial (I-Key), console central com apoio de braço e acabamento em couro, console de teto com porta óculos, controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante, desembaçador de vidro traseiro com temporizador, escurecimento manual de retrovisor, faróis dianteiros com temporizador (delay time), ganchos internos na caçamba para fixação de carga, limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável, luz de cortesia com temporizador, luz de leitura, para-brisa com proteção ultravioleta, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, porta-revistas nos bancos dianteiros, retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, sistema eletrônico de ignição e abertura das portas sem o uso da chave, tomada de 12 volts no console central e no painel acima do rádio, travamento e destravamento automático das portas via chave (i-key), vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura.
É uma pena, que apesar de contar com tantos itens de série, venha equipada apenas com airbags frontais, deixando desprotegidos eventuais passageiros do banco traseiros.
* Wandick Donett/Carpress.
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