Citroën inicia pré-venda dos
novos C4 Picasso e Grand Picasso
A Citroën iniciou a pré-venda do novo C4 Picasso, que recebe discretas alterações visuais e importantes novidades tecnológicas. Diferentemente de quando foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, a minivan chega por iniciais R$ 121.400 para a versão de cinco lugares e R$ 131.400 para a de sete. No evento, o modelo havia sido anunciado por R$ 118.900 e R$ 128.900, respectivamente.
Na aparência, as modificações estão apenas na dianteira dos modelos, que passam a ser idênticos – antes, as configurações de cinco e sete lugares tinham sutis diferenças entre elas. O para-choque tem abertura maiores e a grade passou para uma posição mais elevada. As rodas também são novas e sempre de 17 polegadas.
Para as duas configurações, são dois níveis diferentes de acabamento e equipamentos: Seduction (R$ 121.400 para a Picasso e R$ 131.400 para a Grand Picasso) e Intensive (R$ 132.200 na Picasso e R$ 142.00 para a Grand).
Na Seduction, há ar-condicionado digital de duas zonas, faróis automáticos, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, controles de estabilidade e tração, pontos de ancoragem ISOFIX, sensores de estacionamento traseiros, retrovisores elétricos e rebatíveis e central multimídia com USB, Bluetooth, GPS 3D e Wifi.
Na Intensive, acrescenta-se a função de cornering lights (luzes de neblina que acendem no lado interno da curva), tela panorâmica de 12 polegadas e alta definição, alarme, câmera de ré, chave presencial com partida do motor por botão, lanternas com leds e efeito 3D, faróis de xenônio direcionais e teto solar panorâmico.
Há ainda alerta de presença de pontos cegos, alerta para risco de colisão, assistente de permanência em faixas, detector de desatenção do motorista, reconhecimento de placas de velocidade e faróis altos com acionamento automático.
São dois os pacotes de opcionais. O primeiro (Comfort) adiciona bancos parcialmente revestidos com couro e câmeras 360 graus, enquanto o segundo (Luxe) inclui bancos de couro (os dianteiros com massageadores), câmeras 360º, sistema de estacionamento semi-autônomo e multimídia com duas telas.
O conjunto mecânico é o mesmo para C4 Picasso e Grand C4 Picasso: a já conhecida combinação do motor 1.6 THP (turbo de injeção direta) a gasolina de 165 cv e 24,5 mkgf, com câmbio automático de seis marchas.
Para os ocupantes, as duas configurações de carroceria continuam oferecendo uma série de atrativos inusitados, típicos da Citroën. O banco do passageiro dianteiro, por exemplo, pode ser rebatido e transformado em mesa – ou abrir espaço para mais bagagens.
Um pouco mais atrás, os três bancos da segunda fileira são individuais e podem ser reclinados, rebatidos, dobrados ou delizados, criando várias possibilidades de modularização do interior, ampliando a capacidade de bagagem de 537 para até 630 litros.
Os passageiros também contam com mesinhas do tipo avião, com luzes de leitura integradas, e cortinas laterais para evitar o sol. No pacote Luxe, além dos massageadores, o banco do passageiro dianteiro ganha uma extensão para o descanso dos pés. O mesmo kit agrega encostos de cabeça com abas laterais ajustáveis, para melhorar o apoio em longas viagens.
Na Grand Picasso de sete lugares, há uma terceira fileira com dois assentos. Com as duas fileiras rebatidas, o assoalho torna-se plano e abre espaço para 704 litros de bagagem.
A C4 Picasso de cinco lugares chega com um valor equivalente ao de SUVs médios. Já a Grand Picasso situa-se um tanto isolada entre os veículos com capacidade para sete pessoas – há a Chevrolet Spin, bem mais simples e barata, e o Dodge Journey, mais antigo e caro (R$ 142.900).
* Guilherme Fontana/Quatro Rodas.
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