Jipe TAC Stark com novidades: versão flex e automática
A TAC Motors fabricante brasileira do jipe Stark tem planos de lançar uma nova versão do modelo com motor flex e câmbio automático, para se somar a atual equipada com motor diesel e câmbio manual. Esse anúncio não estava no roteiro do encontro promovido pela empresa com a imprensa, mas o diretor-presidente TAC Motors, Neimar Braga revelou esse objetivo durante o evento.
Segundo ele, a novidade flex ainda não tem data para chegar mas a TAC tem planos de investir R$ 150 milhões nos próximos quatro anos. E, além do Stark flex, ainda há outros projetos em estudos.
Para a linha 2018, a TAC anunciou o lançamento de uma nova versão de acabamento do Stark e também a nova filosofia de atuação da marca no mercado. A nova versão batizada Black Cover muda pouco em relação ao Stark convencional. Na verdade, a principal diferença é o teto preto, uma vez que os acessórios que a versão Black Cover traz a mais, como bancos de couro, snorkel, rodas pretas e central multimídia, são itens que o comprador pode pedir para instalar em uma versão regular, já que os Stark são feitos sob encomenda.
No mais, o Stark é o mesmo desde 2010. Ele é um jipe nascido para o uso off-road, com chassi tubular e carroceria de fibra de vidro e plástico e cabine com quatro lugares. O motor é o 2.3 16V tubodiesel de 127 cv a 3.600 rpm e 30,6 mkgf a 1.800 rpm , acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. O motor é FPT (uma marca da CNH Industrial), o câmbio é Eaton e a caixa de transferência Borg Warner.
Ao volante, o Stark é um jipe estável, fácil de manobrar e confortável, dentro do possível para um jipe, graças a sua suspensão independente do tipo duplo A, nos dois eixos, com dois amortecedores por roda.
O Stark Black Cover tem preço a partir de R$ 115.000 – é mais barato que o Troller T4, seu rival por excelência. O T4 sai por R$ 131.329. Mas, entre outras diferenças, o T4 traz motor 3.2 diesel de 200 cv, câmbio de seis marchas e seletor eletrônico de modos de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, enquanto no Stark o engate é mecânico.
* Paulo Campo Grande/Quatro Rodas.
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