segunda-feira, 18 de março de 2019

>>> MODEL Y


Tesla Model Y:
O SUV elétrico
que anda rápido

A Tesla finalmente anunciou o seu quarto modelo, que foi batizado de Model Y. O SUV é derivado do hatch Model 3, menor que o Model X e ainda assim acomoda até sete ocupantes. E será oferecido em quatro versões que vão de US$ 39 mil a US$ 55.700 (R$ 150 mil a R$ 214 mil, em conversão direta).


A montadora irá começar produzindo primeiro as três configurações mais caras, com promessa de entregá-las do meio do ano que vem em diante. Já o Model Y de entrada só dará as caras nos Estados Unidos em 2021.


A configuração topo de linha, Performance, tem autonomia de 450 km e chega a 100 km/h em 3,5 segundos. É o mesmo tempo que o Mercedes AMG GT-R PRO leva para chegar à mesma velocidade. Um belo feito! Isso graças a um conjunto com dois motores elétricos. Segundo a Tesla, a velocidade final ultrapassa os 241 km/h. A aceleração de zero a 100 km/h não decepciona, mas não chega a ser tão boa quanto à das versões topo dos demais modelos da montadora.


Já a versão mais pacata, batizada de Standard, tem "apenas" um motor que lhe proporciona uma autonomia de 370 km com apenas uma carga na bateria. O carro de entrada conta com uma velocidade máxima de 193 km/h e vai aos 100 km/h em 5,9 segundos.

Completam a gama de utilitários outras duas opções que atendem pelo nome de Long Range e estão posicionadas entre a versão básica e a mais cara. As intermediárias também trazem um segundo motor elétrico como diferencial para o Model Y Standard.


A diferença entre elas está na tração: a primeira Long Range tem tração traseira e chega aos 100 km/h em 5,5 segundos. A máxima é de 209 km/h e a autonomia é de 483 km. Já a Long Range AWD tem tração integral e melhores números de desempenho: A prova de zero a 100 km;h é cumprida em 4,8 s, e máxima é de 217 km/h. Mas, a autonomia cai para 450 km.

* Odhara Rodrigues/Auto Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário