Iveco apresenta nova geração do Daily carregada de tecnologias semiautônomas e conectividade
A Iveco lançou em Turim, na Itália, a nova geração da Daily nos segmentos furgão, chassi cabine e van de passageiros. Ela chega atendendo as novas tendências de digitalização, automação e serviços conectados. Confira as principais novidades:
Frenagem autônoma
Entre as novas tecnologias, já conhecida entre os caminhões pesados premium e automóveis de luxo, está o sistema de frenagem autônoma de emergência e o City Brake PRO que previne colisões em velocidades abaixo de 50 km/h.
Para evitar uma colisão, o novo Daily freia sozinho independe do motorista, que pode estar distraído ou não percebeu que estava em uma situação de quase acidente. O sistema funciona, inclusive, em velocidade muito baixo, como 5 km/h, evitando aquelas batidas com pequeno dano material, mas que gera perda de tempo.
Piloto automático adaptativo
Outro sistema é o piloto automático adaptativo com o Queue Assist. Essas tecnologias são inéditas na categoria do Daily. Após o motorista acionar o piloto automático com uma distância pré-determinado do veículo à frente, radares controlam a velocidade do Daily, freando e acelerando sozinho para manter a distância de segurança. Isso ajuda a evitar o estresse de acelerar e frear gerado no motorista em trânsito intenso.
Controle lateral
Furgões e vans, devido ao formado da carroceria, sobrem muito influência de ventos laterais. O Crosswind Assist, sistema já oferecido pela Mercedes-Benz nas linhas Sprinter e Vito, ajuda a manter o veículo estável em caso de vendo lateral. Ele usa os sistemas de controle de estabilidade e ABS para manter o veículo estável.
Freio de estacionamento
Outra novidade em furgão é o freio de estacionamento eletrônico. Ele é acionado automaticamente quando o motorista estaciona e desliga sozinho quando o acelerador é acionado.
Faróis de LED
Segundo a Iveco, os novos conjuntos de faróis de LED melhoram a luminosidade em 15%.
Direção
O sistema de direção passa a contar com o “Modo Cidade”. Trata-se de uma assistência que reduz o esforço exercito pelo motorista em 70%. Sistema similar, a Fiat já oferecia no Brasil no início dos anos 2000, no modelo Stilo.
Controle de tração
Assistentes de descida, subida e de tração em pisos escorregadios, geralmente encontrados em picapes e SUV de luxo, passam a fazer parte do pacote tecnológico do novo Daily.
Conectividade
Com a colaboração da Microsoft, o sistema de conectividade lembra muito o que hoje é oferecido no Brasil pela Scania. Todos os dados sobre o uso dos veículos são captados via hardware, software e redes de telecomunicação, e guardados na nuvem (antigamente chamado de servidor).
As informações são utilizadas para agendamento de manutenções preventivas. Isso pode significar economia, pois se o Daily for usado de forma correta e não tiver um uso muito intenso, as revisões e trocas de óleo podem ser adiadas. No caso contrário, antecipadas para evitar uma parada inesperada.
* Marcos Villela/Transporte Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário