quinta-feira, 31 de outubro de 2019

>>> USINA DE FORÇA


Caminhão que carrega 65 toneladas é o maior veículo elétrico do mundo

As fabricantes de automóveis têm investido cifras bilionárias no desenvolvimento de carros elétricos com o objetivo de reduzir drasticamente os níveis de emissões nos próximos anos, mas muita gente não imagina que esse tipo de tecnologia também pode ser aproveitada em veículos voltados ao trabalho pesado.


Prova disso é o eDumper, um enorme caminhão basculante de mineração que pode ser considerado uma verdadeira usina geradora de eletricidade. O grandalhão de 9,11 metros de comprimento, 4,26 m de altura e quase 5 metros de largura pesa 45 toneladas vazio, medidas e peso que o credenciam como o maior veículo 100% elétrico do mundo. Para se ter uma ideia do seu tamanho, cada pneu mede mais de 1,80 m de altura.

O eDumper foi desenvolvido pela empresa suíça eMining a partir do modelo japonês Komatsu HD605-7 para ser usado na fábrica de cimento Ciments Vigier. A empresa apostou no supercaminhão elétrico para reduzir as suas emissões de dióxido de carbono e o gasto com diesel.


Além de deixar de despejar cerca de 260 toneladas de CO2 na atmosfera, os dois eDumper em operação economizam 100 mil litros de diesel por ano, se comparado ao modelo a equivalente combustão.


Na rotina de trabalho, o caminhão carrega até 65 toneladas de minério a cada viagem. As baterias de íons de lítio de 600 kWh são recarregadas por meio da energia cinética recuperada nas frenagens e desacelerações – sistema parecido com o dos carros elétricos e híbridos.


Em situações extremas, o conjunto de baterias de 4 toneladas pode ser recarregado na rede elétrica, mas a eMining diz que os freios regenerativos do eDumper são tão potentes a ponto de quase nunca precisar plugá-lo a uma tomada.

A eMining não informa a autonomia, consumo de energia ou desempenho do eDumper, mas diz que o motor elétrico síncrono gera o equivalente a 800 cv de potência e absurdos 970 kgfm de torque, entregues instantaneamente, enquanto propulsor turbodiesel do Komatsu HD605-7 desenvolve 750 cv e 339 kgfm (na faixa das 2.000 rpm).

* Redação/CarSale.

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