Primeiro caminhão elétrico da joint venture Iveco e Nikola será lançado em setembro de 2020
Uma das características das empresas italianas é a agilidade para tomadas de decisões e depois a execução do planejado. Apenas três meses depois de anunciar a joint venture com a Nikola Motors (Startup norte-americana que está desenvolvendo diversos veículos elétricos e com maior foco em caminhões), o primeiro protótipo com as assinaturas de Iveco, FPT e Nikola já foi apresentado. O plano é fazer o lançamento no Salão do Hannover (IAA Commercial Vehicles), que ocorrerá entre 24 e 30 de setembro em Hannover, na Alemanha.
A parceria entre as duas empresas, que conta com investimento de US$ 250 milhões do Grupo CNH Industrial (dono das marcas Iveco, FPT, New Holand, Case, entre outras), prevê o desenvolvimento e a produção de caminhões elétricos e célula de hidrogênio. A tecnologia de eletrificação ficará por conta da Nikola, e o chassi, a distribuição e o pós-venda, com a Iveco.
O objetivo do grupo é acelerar a competição no mercado de transporte de carga com baixo índice de emissões, especialmente para os mercados da Europa e Estados Unidos. Para o Brasil, ainda não há perspectiva dentro dos próximos anos.
* Marcos Villela/Transporte Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário