Primeiro veículo elétrico da Skoda foi um caminhão de cerveja em 1939
Fundada em 1895, a Skoda é uma das mais antigas montadoras de automóveis do mundo e, desde seus primeiros anos, vem experimentando eletricidade e outros combustíveis alternativos.
Seu primeiro híbrido gasolina/elétrico ganhou vida em 1908, quando os fundadores Vaclav Laurin e Vaclav Klement procuraram Frantisek Krizik, o homem que projetou o sistema de bondes de Praga, na República Tcheca, que funciona até hoje.
1908 |
Krizik pegou um protótipo L&K tipo E e construiu um sistema único que usava um motor a gasolina e um motor elétrico. Lembre-se, isso foi há mais de um século, então a tecnologia da bateria que permitia que a energia fosse armazenada ainda não havia sido inventada, mas, apesar da construção rudimentar, deu aos engenheiros um importante salto à frente.
Trinta anos depois, em 1938, próximo da Segunda Guerra Mundial, as importações de petróleo estavam ameaçadas e a Skoda precisava encontrar uma maneira de manter o fluxo de suprimentos. Assim, eles construíram um caminhão de cerveja elétrico que poderia entregar o produto da fábrica em Pilsen aos bares e restaurantes da cidade. Tinha um banco de baterias recarregáveis de chumbo-ácido montadas no chassi e podia transportar até 6,614 libras (3 toneladas) de cerveja. O caminhão entregou cerveja por muitos anos, de acordo com registros da fábrica.
1919 |
Um caminhão movido a carvão foi desenvolvido em 1919, com um grande queimador de madeira na parte traseira, provando que a tecnologia funcionava, mas, como era considerada muito complexa para a produção, foi abandonada até o final da década de 1930 e o início da década de 1940, quando a Skoda revisitou a tecnologia.
Os engenheiros da empresa conseguiram incorporar um gerador de gás de madeira que poderia converter madeira e carvão vegetal em gás utilizável para alimentar o motor de combustão interna. Vários protótipos rápidos foram feitos em 1942, e eles tinham conversores de gás de madeira integrados montados no pára-choque dianteiro, cercados por guarnições falsas para fazer com que se misturassem.
1942 |
Os empreendimentos da Skoda em veículos elétricos continuaram nos anos 90. Em 1992, uma versão elétrica do modelo Favorit foi construída. Foi apelidado de Eltra 151 e foi amplamente financiado por uma comissão de um importador suíço, que planejava vendê-lo em toda a Europa. Tinha um banco de 14 baterias de chumbo-ácido de 6 Ah de 190 Ah que alimentavam o motor elétrico de 21 HP (21 PS / 15 kW) e mantinham a transmissão regular do modelo, exceto a quinta marcha. Tinha um alcance de condução de 64 a 97 km e podia atingir uma velocidade máxima de 80 km/h. A recarga pode ser feita usando um plugue doméstico padrão.
O Eltra 151 foi seguido por uma versão de coleta encomendada pela mesma empresa suíça e vendida em todo o mundo, incluindo a Califórnia. Nove desses carros foram trazidos de volta à República Tcheca pelo serviço postal e foram usados em locais diferentes por alguns anos.
Skoda Enyaq iV |
Os fortes laços da Skoda com o mundo elétrico dos carros continuarão no próximo ano, com o Enyaq iV . O SUV de emissão zero é quase tão grande quanto o Kodiaq de médio porte e será lançado em quatro versões, três com tração traseira e o modelo 302 HP RS AWD, que contará com dois motores elétricos e uma bateria de 82 kWh. O modelo de longo alcance é esperado com um alcance de até 310 milhas (500 km) com uma única carga.
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