Mitsubishi vai encerrar a produção do Pajero para equilibrar as contas
Depois de quase 40 anos, a Mitsubishi vai tirar o Pajero (que no Brasil recebe o sobrenome Full para diferenciá-lo do tailandês Pajero Sport, cuja produção segue normalmente) de linha. Apresentado em 1981, o SUV deixará de ser fabricado para que a empresa consiga equilibrar suas contas. Isso porque a japonesa, que já vinha de um ano de receitas negativas, registrou seu segundo ano de perdas em uma queda agravada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo dados antecipados pela montadora, o lucro operacional deve cair cerca de US$ 1,33 bilhão (R$ 6,9 bilhões) no ano fiscal que termina em março de 2021.
O plano agora é reduzir força de trabalho e produção, além de fechar concessionárias que não são lucrativas, para diminuir os custos fixos em aproximadamente 20% nos próximos dois anos. É o pior resultado em ao menos 18 anos, de acordo com registros da companhia. “Para iniciarmos o caminho da recuperação, a prioridade dos executivos é compartilhar a dimensão da crise com todos os funcionários para que as reduções de custos comecem a ser executadas”, afirmou Takao Kato, CEO da Mitsubishi. No primeiro trimestre de 2020, encerrado em 30 de junho, a montadora vendeu apenas 127 mil unidades em todo o mundo - menos da metade que no ano anterior. Para economizar, a empresa anunciou que não vai pagar dividendos neste ano.
Como parte do plano de reestruturação, a Mitsubishi pretende fechar a fábrica de Sakahogi, no Japão, onde são feitos Pajero e Outlander. A produção doméstica do jipão já havia sido encerrada em agosto de 2019, mas o modelo continuou sendo exportado - foram 63 mil unidades para mercados ao redor do mundo. A ideia é realocar os cerca de mil funcionários para a fábrica de Okazaki, de onde saem também o Outlander e o Eclipse Cross. A fabricante japonesa deve ainda reduzir sua presença na Europa e na América do Norte para focar na Ásia, que representa um quarto de suas vendas. Com essas medidas, a empresa espera operar com lucro de 50 bilhões de ienes até 2023.
* Thais Villaça/Auto Esporte.
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