Há 98 anos, Benz e Daimler, apresentavam os primeiros caminhões a diesel do mundo
Em 1923, a Benz & Cie apresentou o primeiro caminhão a diesel ao mundo. O veículo de cinco toneladas era movido por um motor OB 2 diesel de quatro cilindros com uma potência de 33 kW (45 cv) a 1000 rpm. Quando comparado com um caminhão movido a gasolina do mesmo perfil, a eficiência do caminhão a diesel foi imediatamente impressionante: em comparação ao motor a gasolina, o motor a diesel alcançou uma economia de 86%.
Os trabalhos no novo motor do caminhão começaram em 1922. E em setembro daquele ano a primeira grande montagem foi colocada em teste. Inicialmente dez motores OB 2 foram construídos.
Primeiros testes
O primeiro teste de direção foi realizado na desafiadora área montanhosa ao redor de Gaggenau em 10 de setembro de 1923. O relatório do engenheiro que avaliou o veículo descreveu: “O consumo favorável é particularmente impressionante: fornecido com óleo de alcatrão marrom, o OB 2 requer cerca de 25% menos do que um motor a gasolina com a mesma potência. ” Os custos de combustível sensacionalmente baixos se deviam ao fato de que o óleo de alcatrão era mais barato que a gasolina. E, além do óleo de alcatrão, o novo motor também poderia ser “movido a gasóleo, querosene, óleo do Texas e óleo de parafina amarelo ou marrom”, como a Benz & Cie anunciaram o motor frugal em 1923.
Os engenheiros da Benz escolheram o chassi do caminhão Benz 5 K 3, que foi projetado para uma carga útil de cinco toneladas. Durante os testes, o motor diesel OB 2 provou seu valor a tal ponto que em 14 de abril de 1923 foi decidido que o motor entraria em produção em série. O motor a diesel OB 2 de pré-câmara era capaz de produzir 37 kW (50 cv) a 1000 rpm.
Caminhão diesel com injeção de ar da Daimler
Em 1911, a Daimler-Motoren-Gesellschaft iniciou o desenvolvimento de um motor diesel compacto para fins comerciais e agrícolas. Enquanto a Benz & Cie. Desenvolvia o caminhão a diesel, a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) em Berlin-Marienfelde estava construindo um motor a diesel com injeção de ar para ser instalado em um caminhão que ostentava quase a mesma potência. O produto final foi um motor de quatro cilindros com potência de 29 kW (40 cv) a 1000 rpm.
O caminhão Mercedes-Benz L 5 foi equipado com o novo motor diesel OM 5 (51 kW/70 cv a 1300 rpm) ou um motor a gasolina, tipo M 36 (74 kW/100 cv a 2.000 rpm). O modelo de cinco toneladas (disponível com um quadro baixo como N 5) foi o único modelo com um motor diesel a ser incluído na nova gama de veículos comerciais Mercedes-Benz apresentada em 1927. Ambos os veículos de 1,5 toneladas e 3,5 toneladas foram inicialmente disponível apenas com motores a gasolina com carburador. Essa foi a reação da Mercedes-Benz ao grande ceticismo de seus clientes em relação ao motor a diesel.
Promoção de vendas
Inicialmente, as vendas foram muito lentas porque os oponentes do novo projeto do caminhão criticaram o funcionamento barulhento e áspero do motor a diesel. Mais uma vez, uma resposta positiva veio da Inglaterra. Em junho de 1928, um caminhão a diesel de 5 toneladas foi entregue à britânica Mercedes-Benz Ltd. “Commercial Motors”, uma revista especializada da época, elogiou as características do caminhão Mercedes-Benz em cinco edições consecutivas. Então, no outono de 1928, o Royal English Automobile Club concedeu à Daimler-Benz AG o Troféu Dewar, que era concedido anualmente para desempenhos especiais no campo da construção de veículos motorizados.
Na tentativa de divulgar o caminhão a diesel de 5 toneladas ainda desconhecido em muitas partes da Alemanha, ele foi enviado em uma campanha de propaganda – hoje diríamos campanha de marketing – que partiu de Leipzig no verão de 1929 e que levou o caminhão por todas as regiões da Alemanha, do Mar do Norte aos Alpes e do Ruhr à região de Lausitz, no leste. Paralelamente, os benefícios do caminhão a diesel Mercedes-Benz também foram apresentados aos vendedores de concessionárias e agências. Além disso, o caminhão a diesel foi emprestado a carroceiros e outros interessados em um test drive. A imprensa regional e especializada também aproveitou a oportunidade para relatar em detalhes a nova e inovadora tecnologia de acionamento.
* Redação/Mercedes Magazine.
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