sexta-feira, 3 de setembro de 2021

>>> DACIA JOGGER


Perua do Logan vira minivan de sete lugares com estilo de Chevrolet Spin

A Dacia, subsidiária da Renault responsável por produzir carros de baixo custo, lançou nesta sexta-feira (3) um modelo para levar até sete passageiros. Chamado Jogger, ele chega para substituir, de uma só vez, dois outros carros vendidos na Europa: a perua Logan MCV e a minivan Lodgy.


Para isso, o pessoal de marketing caprichou na descrição do novo carro: o Jogger tem o comprimento de uma perua, o espaço de um monovolume e a aparência de um SUV. No fim das contas, podemos chamar o Jogger de minivan e até fazer uma comparação com a Chevrolet Spin vendida no Brasil.


Nas medidas, fica evidente o bom aproveitamento de espaço da novidade da Dacia. São 4,55 m de comprimento (13 cm a mais que a Spin), excelentes 2,90 m de entre-eixos (28 cm extras), 1,78 m de largura (5 cm a mais) e 1,63 m de altura (5 cm a menos).


Na configuração de cinco passageiros, o porta-malas acomoda até 842 litros. Já na versão para sete pessoas, quando os sete bancos são usados, a capacidade é de 213 litros. O volume sobe para 712 litros com os dois assentos sobressalentes rebatidos.


Inicialmente, o Dacia Jogger será vendido com o novo 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 110 cv com câmbio manual de seis marchas. Ainda existe uma opção bicombustível, que pode combinar gasolina e GLP (gás liquefeito de petróleo). Nesse caso, a potência é um pouco menor, 100 cv.


A partir de 2023, o Jogger passará a oferecer uma versão híbrida, combinando um motor 1.6 aspirado com dois elétricos. Uma pequena bateria de 1,2 kWh poderá garantir a partida e, segundo a fabricante, 80% da rodagem urbana em modo elétrico. A Dacia promete que o Jogger será o veículo híbrido de sete lugares mais barato do mercado.


O modelo é feito sobre a mesma plataforma CMF-B já usada pelo Sandero europeu. Isso significa que todas as assistências ao condutor do hatch também estão presentes na minivan. É o caso de frenagem automática de emergência e alerta de veículo no ponto cego.


O visual também não esconde a inspiração no Sandero, no caso, da versão aventureira Stepway. Na dianteira há semelhanças entre os faróis afilados, a tomada de ar inferior trapezoidal, grade com duas barras cromadas e o formato do nicho das luzes de neblina. Já a traseira traz lanternas verticais que lembram as dos SUVs da Volvo.


A cabine tem o mesmo desenho das novas gerações de Sandero e Logan. Já a lista de equipamentos é modesta, condizente com a proposta de um veículo acessível. Ar-condicionado digital, acesso por cartão presencial, partida por botão e bancos com aquecimento são opcionais.

* André Paixão/Auto Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário