Novo Mercedes-Benz Tourrider, o ônibus feito sob medida para a América do Norte
Seja em termos de aparência, conforto, tecnologia, recursos de segurança, individualidade ou economia – o novo Mercedes Benz Tourrider representa um marco para os ônibus na América do Norte. Ele foi feito sob medida para a região com o conhecimento internacional único da Mercedes-Benz. O novo Tourrider é realmente o Mercedes-Benz na essência dos modelos rodoviários.
O novo Tourrider é feito sob medida para a América do Norte. É um ônibus de convés alto de três eixos com comprimento de 13,72 m (incluindo para-choque de absorção de energia: 13,92 m) e oferecido em duas variantes de modelo – Tourrider Business e Tourrider Premium. O Tourrider Business é o ônibus “Classe Executiva”, enquanto o Tourrrider Premium é o ônibus de luxo que atende a “Primeira Classe”.
Sistemas pioneiros de assistência para mitigação de acidentes estão entre os pontos fortes do Mercedes Benz Tourrider. A visibilidade total ao manobrar e em locais apertados é fornecida por um sistema de câmera de 360 graus. Também auxiliando na visibilidade, tanto os médios quanto os máximos se beneficiam do extraordinário rendimento de luz dos dois sistemas de faróis de LED. Com as luzes de acoplamento padrão, o Tourrider também oferece suporte a seus drivers ao fazer marcha-atrás no escuro.
Os novos recursos de segurança excelentes do Tourrider também incluem o assistente de curva opcional Sideguard Assist baseado em radar com detecção de pedestres. Se um objeto em movimento – como um pedestre ou um ciclista – ou um obstáculo estacionário estiver localizado na zona de monitoramento ao lado da porta, o sistema emite um aviso ao motorista. Deste modo, ajuda o condutor em particular ao desligar em áreas movimentadas e também protege eficazmente os outros condutores, ciclistas e peões.
O Tourrider também é o primeiro ônibus disponível com o exclusivo sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 5 – ou ABA 5 para abreviar – apresentando detecção de pedestres. Dentro dos limites do sistema, este sistema de assistência (padrão no Tourrider Business e Premium) é o primeiro sistema de frenagem de emergência para ônibus que é capaz de iniciar uma parada de emergência automatizada em reação não apenas a obstáculos estacionários e móveis, mas também para pedestres. Um componente adicional do ABA 5 é o controle de cruzeiro inteligente autônomo baseado em radar (padrão no Tourrider Premium). Ele alivia o esforço do motorista em trechos de longa distância e rodovias interestaduais. Se o sistema de assistência detecta um veículo mais lento à frente, ele automaticamente reduz a velocidade do ônibus até que uma distância dependente da velocidade pré-selecionada pelo motorista seja alcançada, que o sistema então mantém constantemente.
Attention Assist (ATAS) – disponível como uma opção – avisa o motorista de forma visual e sonora se detectar os sinais típicos de fadiga ou falta de atenção e solicita que o motorista faça uma pausa. Outro sistema de assistência do Tourrider é o Lane Assistant padrão, que detecta quando o veículo sai inadvertidamente da faixa demarcada com a ajuda de um sistema de câmeras atrás do pára-brisa. Quando o veículo cruza o marcador de faixa sem sinalização, o motorista é alertado por meio de uma vibração perceptível no lado correspondente de seu assento.
No coração do sistema de propulsão usado exclusivamente em ônibus para a América do Norte está o Mercedes-Benz OM 471 de 6 cilindros em linha, que já provou seu valor milhares de vezes. Com seu deslocamento de 12,8 litros, o motor oferece 450 cv e atinge torque máximo de 234 m.kgf. Ele impressiona com um pacote de tecnologia que consiste em injeção direta common-rail com o exclusivo sistema flexível de injeção de alta pressão X-Pulse, resfriamento de ar de carga, bem como recirculação de gás de exaustão e tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR). O motor, portanto, se destaca por sua eficiência de combustível, poderosa aceleração, refinamento e confiabilidade. A transmissão de força é controlada pela transmissão automática com conversor de torque Allison WTB 500R.
Onde quer que um Mercedes-Benz conduza, o serviço está sempre disponível. As ofertas de serviço para o Tourrider estão disponíveis através da Daimler Coaches North America, permitindo assim às empresas de ônibus desfrutar de uma rede eficiente, moderna e abrangente de estações de serviço que oferecem os mais altos níveis de qualidade, bem como um fornecimento rápido e confiável de peças de reposição. O Mercedes-Benz Tourrider não só mantém seus ônibus na estrada, mas também mantém seus negócios nos trilhos.
* Redação/Mercedes-Benz Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário