quarta-feira, 10 de novembro de 2021

>>> SCANIA TREMINHÃO


Scania R 770 foi escolhido para testes na Suécia

A combinação de caminhões mais longa e pesada para entregas regulares nas estradas europeias hoje tem 34 metros de comprimento, com um peso bruto total de 98 toneladas. O veículo é um Scania R 770 8x4 com 12 eixos e carrocerias basculantes laterais da OP Höglunds, movendo lascas de madeira de um terminal de trem, 20 km pela rodovia E20, para uma usina em Södertälje, Suécia.


Em 2013, o fornecedor de energia local na região de Estocolmo, Söderenergi e a empresa de transporte Foria iniciaram um projeto de desenvolvimento para otimizar a eficiência do transporte e reduzir o CO2 . A Scania foi convidada como um parceiro confiável e fornecedor de veículos de alta capacidade e know-how de logística. Eles projetaram em conjunto esta combinação de caminhão e reboque extragrande. Foi convidado também o Skogforsk, o órgão central de pesquisa para o setor florestal sueco, para ter essa operação documentada cientificamente.

“Para desenvolver constantemente transportes eficientes e ecológicos, é necessário estar na vanguarda e fortalecer nosso perfil de sustentabilidade”, afirma Olle Ankarling, Gerente de Logística da Söderenergi.

Crescendo passo a passo

E foi uma ideia ousada, já que as autoridades rodoviárias suecas não estavam preparadas para dispensar os regulamentos, que na época permitiam 60 toneladas nas vias públicas. Em 2014, o projeto avançou meio passo em direção à especificação desejada, pois foi concedida uma licença para uma combinação de 25,25 metros com 9 eixos e 74 toneladas, com um Scania R 730 na frente. Isso levou a uma melhoria de 30% da capacidade de transporte, bem como a uma redução de combustível de 10%. Como foi abastecido com FAME (Ésteres Metílicos de Ácidos Graxos) e posteriormente com HVO (óleo vegetal hidratado), as reduções de CO2 foram ainda maiores. Mas o desejado 98 toneladas ainda estava fora de alcance.

Em fevereiro de 2020, após seis anos de transporte, sem acidentes ou incidentes, o tempo finalmente amadureceu a ideia e finalmente os 34 metros e 98 toneladas pegaram a estrada. A nova combinação, entre o caminhão R 770 e a carreta, deveria seguir o mesmo trajeto, sem paradas. Funcionou tão bem apenas com um aumento de capacidade adicional de 30%, que os envolvidos estão animados com a possibilidade de regulamentar outros veículos do mesmo porte até o final de 2022.

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