Citroën lança o Ë-JUMPY, utilitário focado na inteligência eletrificada
Protagonista no mercado de Veículos Utilitários Leves há 90 anos, a Citroën materializa todo seu know how global no Ë-JUMPY, primeiro furgão médio 100% elétrico da marca no Brasil. O modelo chega com valor sugerido de R$ 329.990, uma autonomia de até 330 km e permite pessoas habilitadas com a CNH de categoria B conduzirem o veículo.
Dentro da estratégia do Citroën 4All, em que a marca trabalha em um plano de produtos para os próximos anos que envolve o lançamento de veículos de passeio e comerciais leves, o primeiro modelo elétrico da marca no país é um utilitário, voltado para o cliente profissional: o Ë-JUMPY.
Novas respostas para novos tempos, o Ë-JUMPY é um veículo moderno, eficiente e já dono de premiações importantíssimas, que reforçam suas qualidades. Entre eles, o prestigioso título “International Van of the Year 2021”, em que o vencedor é escolhido todos os anos por um júri composto por 25 jornalistas internacionais (Europa, Rússia e Turquia), representando 25 revistas especializadas no segmento. E também, no início de 2021, o modelo elétrico da Citroën foi destaque como “Utilitário do Ano 2021”, na 28ª cerimônia organizada pela revista Argus, na França.
A esses reconhecimentos somam-se os “5 zeros” que contribuem para elevar o Ë-JUMPY a um patamar diferenciado no segmento e são responsáveis por intensificar o prazer de conduzir e o conforto a bordo. São eles:
1. “Zero ruídos”: rodar silencioso graças ao trem de força elétrico;
2. “Zero emissões de CO2”: eficiência que respeita o meio ambiente;
3. “Zero vibrações”: condução suave, com grande fluidez de movimento e torque instantâneo de 260 Nm;
4. “Zero stress”: facilidade de uso e de recarga, aliada a um baixo custo de manutenção;
5. “Zero concessões”: manutenção da modularidade, do espaço interno e das capacidades do modelo a combustão, com mais tecnologia embarcada, segurança e equipamentos.
“O Ë-JUMPY é o primeiro passo da Citroën em direção à eletrificação no Brasil e na América do Sul, conforme apresentamos no início de novembro em nosso plano estratégico, o Citroën 4 All. Ele chega para ser o parceiro ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou profissionais autônomos que optem por um veículo elétrico, versátil e eficiente para suas atividades diárias”, afirma Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.
O utilitário, agora oferecido em uma versão elétrica, já é amplamente reconhecido por sua versatilidade, dimensões, volume de carga e carga útil, que são ideais para os centros urbanos. A nova versão traz sustentabilidade para gama de utilitários Citroën, otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.
Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-JUMPY é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.
O uso desta plataforma modular permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance do furgão é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).
Por dentro, boa parte das exclusividades do Ë-JUMPY ficam estampadas em sua cabine. Entre elas, está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia. Outro diferencial encontrado nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.
Em termos de condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.
Há ainda a moderna central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7”, como item opcional, que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso nomeado de Visio Park.
Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.
O Ë-JUMPY não renuncia a nenhum dos atributos que fazem o sucesso da versão à combustão e este é um grande diferencial do modelo. Isso porque o utilitário possui todas as vantagens de arquitetura que fazem da linha Jumpy uma ferramenta de trabalho ideal – dimensões reduzidas, oferece modularidade, ergonomia, amplo espaço interno e uma capacidade de carga otimizada –, aliadas à propulsão elétrica. Ao unir o melhor dos dois mundos, o Citroën Ë-JUMPY estabelece uma nova dimensão de conforto.
Entre as principais características que colocam o modelo em posição de destaque estão:
· Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;
· Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;
· Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
· Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes por exemplo;
· Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
· Agilidade e eficiência: altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;
· Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;
· Dirigibilidade superior: experiência de condução de veículo de passeio;
· Tecnologias à serviço da segurança e do conforto;
· Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.
Outro importante diferencial do Citroën Ë-JUMPY é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.
O novo integrante da família Jumpy traz itens adicionais “além do que se vê”. Ou seja, além das diferenças visuais presentes externamente e no cockpit, o Ë-JUMPY agrega equipamentos exclusivos que potencializam a segurança e o conforto, tornando a experiência a bordo ainda mais especial e completa.
· 3 confortáveis lugares na cabine (motorista + dois passageiros);
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS;
· Acendimento automático dos faróis;
· Freio de estacionamento elétrico;
· Sensor de chuva;
· Modos de condução (Eco, Normal, Power);
· Painel de instrumentos e-Cluster (com Display Colorido 3.5”);
· Seletor de marchas (e-Toggle);
· Sensor de estacionamento traseiro;
· Cabo Modo 2 para carga de emergência;
· Opcional: Multimídia de 7” e Visio Park (câmera de ré com visão 180°);
· Cores Disponíveis: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).
No quesito segurança, o Citroën Ë-JUMPY conta ainda com itens igualmente importantes que são compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.
O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma suspensão robusta tipo Mc Pherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão é do tipo triângulo oblíquo, que permite suportar uma carga útil de até 1.002 kg.
O cockpit preserva as qualidades já conhecidas da linha Jumpy para garantir que os deslocamentos do dia a dia sejam agradáveis para quem viaja a bordo, o que inclui uma posição de condução alta que permite excelente visualização da estrada, bancos que proporcionam conforto de alto nível, espaço generoso e painel de instrumentos ergonômico, otimizado especialmente para a condução do veículo elétrico.
O Citroën Ë-JUMPY não chega sozinho! Representante do capítulo inicial do plano de eletrificação da Marca no país, o furgão vem acompanhado por uma série de soluções pensadas em cada momento da jornada desse perfil específico de cliente, e também com um olhar atento à sustentabilidade.
Conheça as principais iniciativas que integram esse ecossistema:
· Economia de 60% no plano de revisões, em relação a versão a combustão;
· Garantia de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração;
· Descarte de baterias: o Ë-JUMPY nasce com um projeto já estabelecido em parceria com a Faarte, com ativação por meio do fluxo de atendimento cliente/concessionário;
· CXC - Customer Experience Center: Referência para veículos elétricos, localizado em Betim;
· E-Centers em São Paulo e Rio de Janeiro, além de forte plano de expansão em 2022
· Capacitação de 100% da rede para reparos e revisões em veículos elétricos, a partir do início de 2022;
. Call center dedicado e prioritário para elétricos;
. Roadside assistance em território nacional, 24 horas, 7 dias por semana.
Em termos de soluções de carregamento, a marca garante uma cadeia de recursos por meio de parcerias, como:
. WEG – Empresa certificada e homologada da Citroën para oferta completa de infraestrutura, soluções de recarga e consultoria customizada para os clientes profissionais. Multinacional brasileira, a WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
· CART & TUPINAMBÁ – Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela Marca, desta vez com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional.
Junto com eles, a Citroën garante a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil através do aplicativo, e o melhor: todos eles são auditados pela equipe Tupinambá, a fim de entender se o equipamento está realmente em funcionamento.
Lançado em 2017 e com mais de 8.000 exemplares vendidos no país, o Citroën Jumpy trouxe ao mercado brasileiro um furgão médio versátil, robusto e com uma grande capacidade de carga. A gama Jumpy oferece uma linha de produtos equilibrada e disponibilizada em três versões: CARGO, VITRÉ e MINIBUS, e todas elas fazem do Citroën Jumpy o parceiro indispensável para uma clientela profissional com necessidades variadas.
Com a chegada do Ë-JUMPY no mercado nacional, a Citroën reforça ainda mais seus valores de inovação e sustentabilidade. Essa entrega exclusiva proporcionada pela versão elétrica do modelo permite à Marca, que é referência no segmento de veículos utilitários leves no mundo e também no Brasil, garantir aos clientes de perfil profissional e frotistas soluções concretas para os novos desafios de mobilidade, e com autonomia suficiente para percorrer a maioria dos trajetos.
É uma nova maneira de realizar as mais diversas atividades do uso profissional, de forma mais sustentável e econômica. E a Citroën se orgulha por atuar como uma importante ponte nesse processo de transição energética, entregando um produto completo e extremamente atrativo.
* Press Release/Grupo Stellantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário