sexta-feira, 15 de abril de 2022

>>> SMART #1


Smart #1, o SUV elétrico marca o início da era sino-alemã

A marca Smart acaba de apresentar seu novo modelo elétrico em Berlim, o chamado smart #1, que é um utilitário esportivo de emissão zero cuja principal tarefa é traçar o futuro elétrico da fabricante do grupo Mercedes-Benz e da Geely, com o foco na Europa e na China. Vale ressaltar que a marca começou a partir do final de 2018, só a vender Smarts no modo 100% elétrico.


O smart #1 é completamente novo, tanto em termos de visual quanto de abordagem e tecnologia. Segundo a marca, o elétrico avança na nova linguagem de design inteligente ou DNA, por isso os futuros modelos devem seguir a mesma linha.

O modelo faz parte de uma nova família de modelos elétricos projetados entre a Europa e a China e produzidos em fábricas chinesas com base na joint venture 50/50 entre a Mercedes-Benz e a Geely está prestes a ver a luz do dia.

O nome Smart #1 obviamente alude ao fato de que este SUV elétrico é o primeiro desta era. Trata-se de um SUV compacto do segmento B de 4,27 metros que, exclusivamente no mercado, possui a tração traseira elétrica característica da marca, 272 cv e autonomia zero emissões de até 440 km.

As pré-encomendas devem começar em setembro de 2022, e as primeiras entregas em janeiro de 2023. O preço do Smart #1 ainda não foi oficializado, mas deve começar por volta dos 30.000 euros.

Formas arredondadas

O estilo do Smart #1, definido pela equipe liderada por Gorden Wagener (Chefe de Designer Officer da Mercedes-Benz), segue fielmente o Concept #1 visto no ano passado no Salão de Munique, oferecendo formas arredondadas com teto alto, faróis de LED com faixas de luz “Y” dianteiras e traseiras. O formato do teto é inusitado: parece uma “tampa” e deixa espaço para janelas laterais e portas sem moldura, como em um cupê.


Somam-se a isso o teto de vidro panorâmico, rodas 19 polegadas e maçanetas das portas retráteis eletrônicas com iluminação indireta que se ativam automaticamente quando o motorista se aproxima com a chave. Tudo isso em uma carroceria com 4,27 metros de comprimento, distância entre eixos de 2,75 metros, largura de 1,82 metros e 1,63 m de altura.


No interior, valorizamos as formas igualmente curvas do painel e do túnel central, com painel de controle retrátil, tela sensível ao toque de 12,8 polegadas com interface personalizável, além da luz ambiente ajustável em 64 cores e 20 níveis de iluminação. As saídas de ar, o volante de três raios com controles de toque e a instrumentação digital de 9,2 polegadas também refletem o tema estilístico do quadrado com bordas arredondadas.


O sistema de áudio premium do Smart #1 consiste em um amplificador e 13 alto-falantes, incluindo um subwoofer, enquanto os auxílios de direção incluem o sistema Smart Pilot, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go e assistência de trânsito e rodovia. A possibilidade de ajustar o volume do porta-malas rebatendo os bancos traseiros divididos 60/40 ou avançando 13 cm também é muito interessante. O volume da bagageira varia assim de 323 a 411 litros.

Motor elétrico na traseira

Se entrarmos um pouco mais em detalhes sobre o trem de força elétrico, descobrimos que o Smart #1 está equipado com um único motor elétrico na traseira, com potência máxima de 200 kW (272 cv) e torque máximo de 35 m.kgf. Tem tração traseira, peso em ordem de marcha de 1820 kg e velocidade máxima de 180 km/h.




A bateria de ions de lítio tem uma capacidade máxima de 66 kWh e oferece uma autonomia de 420 a 440 km no ciclo de homologação WLTP. O Smart #1 pode ser recarregado em uma tomada AC com potência máxima de 22 kW, enquanto o carregamento DC pode chegar a 150 kW. Isso se traduz em um tempo de carregamento (10-80%) entre 3 horas e 30 minutos.

Interface Smart ID

O ambiente de aplicativo virtual e a interface de usuário de infoentretenimento personalizável foram desenvolvidos especificamente para o Smart #1. O primeiro SUV inteligente conta principalmente com um avatar na interface baseado em inteligência artificial e comandos de voz, vinculados a dados em nuvem e Smart ID pessoal.



O ecossistema digital da Smart #1 é conectado e adaptável, tanto que 75% das unidades de controle eletrônico a bordo podem ser atualizadas remotamente, “over-the-air”. A chave digital do smartphone pode então ser usada para adicionar um perfil de identificação inteligente para cada motorista ao aplicativo.

* Redação/Mercedes Magazine.

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