quinta-feira, 26 de maio de 2022

>>> KOMBI TANQUE


Volkswagen restaura Kombi de quatro eixos com esteiras de tanque

O ano era 1962 e Kurt Ketzner, um engenhoso mecânico vienense da Volkswagen, decidiu que não havia um veículo projetado para se adequar ao terreno montanhoso particular de seu país. Ele se esforçou, portanto, para criar o seu próprio, que acabaria sendo apelidado de “Half-Track Fox”.


O mecânico determinou que a base perfeita para seu projeto seria uma Kombi T1, mas decidiu que precisaria de esteiras de tanque para lidar com a neve. “No começo, dei uma olhada ao redor, mas não consegui encontrar um veículo com o qual estava sonhando. Então, decidi construí-lo sozinho”, escreveu Ketzner em materiais de marketing da época.


Ele se concentrou na ideia de adicionar eixos ao veículo. Na parte de trás, a Kombi teria dois eixos conduzindo esteiras de tanque do próprio projeto de Ketzner. Montadas em rodas de 13 polegadas, as esteiras foram feitas de alumínio e borracha para torná-las seguras para uso em estradas e fora dela.


Os eixos dianteiros, por sua vez, têm rodas normais com pneus de 14 polegadas e cada roda tem seu próprio freio. Ele também tinha um diferencial de deslizamento limitado que ajudava a garantir uma distribuição uniforme da força para as rodas, mesmo na neve profunda.


Não havia, no entanto, uma abundância de poder no motor, mas Ketzner não viu necessidade de modificar o pequeno propulsor 1.192 cc da VW. O veículo produzia apenas 33 cv e isso foi o suficiente para atingir uma velocidade máxima de 35 km/h, tornando-o um pouco mais lento que uma raposa real de quatro patas.


Ketzner fez apenas duas dessas engenhocas até 1968 e estava trabalhando em uma terceira quando foi forçado a encerrar a produção. O modelo em questão acabou sendo comprado pelo Museu da Porsche em Gmund, na Áustria, em 1990, antes de ser comprado pela Bullikartel eV, uma sociedade entusiasta de utilitários da Volkswagen.


Em 2005, eles tentaram iniciar uma restauração do veículo, mas tiveram problemas, obrigando-os a parar. Em 2018, a Volkswagen Commercial Vehicles assumiu a propriedade do Half-Track Fox e o entregou ao departamento de Veículos Clássicos, encarregando-o da extensa restauração, que foi concluída em fevereiro.


Isso permitiu que a equipe deixasse o veículo atravessar a neve mais uma vez. Eles relatam que, apesar da falta de energia, o Half-Track Fox é incrivelmente bom em escalar montanhas cobertas de neve.

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