Mercedes-Benz Vans no Salão de Autocaravanas: de vans familiares elétricas a motorhomes 4×4
A Mercedes-Benz Vans apresentou inúmeras novidades para sua linha de furgões com vista para os apreciadores de camping, no Salão de Autocaravanas deste ano em Düsseldorf. O evento aconteceu de 27 de agosto até o dia 4 de setembro. No local os visitantes encontram uma variedade de novos produtos e serviços no estande da Mercedes no pavilhão 16. Entre eles, uma das primeiras conversões eCamper com base no Mercedes EQV, implementada pela Sortimo Walter Rüegg AG, o primeiras conversões de motorhome baseadas no novo Sprinter 4×4 da Frankia-GP GmbH.
Os modelos Marco Polo ‘in-house’ baseados nas vans Classe V e Vito também fizeram parte da apresentação da Mercedes-Benz Vans na feira. Tanto o veículo recreativo Marco Polo HORIZON esteve novamente em exibição, quanto a van Marco Polo, que, além de um banco de dormir/cama padrão e teto pop-up, oferece recursos como cozinha compacta completa, guarda-roupa e módulos de gavetas e é uma verdadeira casa inteligente sobre rodas graças à inovadora unidade operacional de campista Mercedes-Benz Advanced Control (MBAC).
A Mercedes-Benz Vans ancora firmemente sua pretensão de liderança em mobilidade elétrica em sua estratégia e está constantemente eletrificando todas as suas séries de modelos. O portfólio já disponível no mercado também inclui o EQV – o equivalente elétrico a bateria da van de médio porte da Classe V. O EQV está disponível com duas variantes de bateria diferentes: como EQV 300 com bateria de 90 kWh e alcance de até 326-363 km bem como EQV 250 com uma bateria de 60 kWh e uma autonomia de 213-236 km. Ambos os modelos estão disponíveis em dois comprimentos (5.140 cm ou 5.370 cm). Na estação de carregamento rápido, o EQV carrega de dez a 80% em até 40 minutos. Além disso, o EQV está integrado a um ecossistema eletromóvel de navegação inteligente com gerenciamento ativo de alcance e serviços e aplicativos baseados em nuvem. O sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) serve como unidade de controle central. Com essas qualidades, oferece uma ampla gama de aplicações para uma ampla variedade de necessidades dos clientes e o faz localmente sem emissões – inclusive para furgões, como mostra a empresa Sortimo Walter Rüegg AG junto com a Mercedes-Benz Vans na metrópole do Reno.
O conceito de conversão do Sortimo é modular. As opções de gama completa incluirão um teto pop-up com cama de teto, bem como uma caixa multifuncional com uma unidade de dormir e cozinha para a área traseira. Sua característica especial é sua construção leve, pois cada quilo economizado significa mais alcance. Painéis solares no telhado também fornecem eletricidade à bateria do camping e proporcionam autossuficiência adicional. Outros opcionais são os vidros traseiros escurecidos e a iluminação interna para a traseira, incluindo entradas USB integradas.
É claro que o Mercedes-Benz Sprinter, veículo de reboque da marca no mercado de autocaravanas, também tem uma presença de destaque na feira líder de autocaravanas e caravanas. No estande da Mercedes no pavilhão 16, três motorhomes baseados na van grande: o novo motorhome supersônico totalmente integrado da Adria mobil, d.o.o., que celebra sua estreia na feira, bem como o c-tourer semi-integrado da Carthago Reisemobilbau GmbH e o furgão Yucon da Frankia-GP GmbH. Este último traz o novo sistema de tração nas quatro rodas, que está disponível como opção para o Sprinter de fábrica desde o final do ano passado.
Informações sobre o novo sistema de tração nas quatro rodas também estão disponíveis em uma seção de experiência especial no estande da Mercedes. Os visitantes da feira ficam sabendo que a nova tração nas quatro rodas é um desenvolvimento completamente novo, por exemplo. Ao contrário do sistema antecessor engatável, que no modo 4×4 direciona aproximadamente 35% do torque para o eixo dianteiro e 65% para o eixo traseiro, este sistema pode distribuir o torque de acionamento entre os eixos dianteiro e traseiro de maneira totalmente variável, dependendo da situação, e sem a intervenção do motorista (torque sob demanda).
Isso garante alta tração e manuseio superior – em praticamente qualquer superfície. Outra vantagem em relação à tração integral engatável anterior: além do maior conforto graças à distribuição automática de torque, o novo sistema opera muito mais silenciosamente. O novo Sprinter 4×4 está disponível com motor OM 654 de 140 kW/190 cv e câmbio automático 9G-TRONIC como padrão – em todas as variantes de modelo aberto e fechado e até uma classe de peso de 5,5 toneladas GVW.
* Redação/Mercedes Magazine.
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