Fim de uma era: Foi produzido o último Volkswagen Sharan na Europa
Há muito anunciado, o fim da produção do Volkswagen Sharan chegou neste mês de outubro. Produzido exclusivamente na Autoeuropa (Portugal) desde 1995, ao longo de duas gerações, o Sharan tornou-se um ícone da produção automóvel portugyesa, conquistando um lugar na história da indústria do automóvel do país e na da própria Volkswagen. Afinal de contas, ao longo de 27 anos saíram da linha de produção da Volkswagen Autoeuropa cerca de um milhão de unidades do primeiro monovolume da Volkswagen.
Thomas Hegel Gunther, Diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, recorda o modelo como aquele que lançou as bases da nossa história de sucesso. Os modelos que se seguiram — o Scirocco e o Eos — contribuíram para a consolidação da fábrica, mas o Sharan foi sempre o carro que nos caracterizou”.
Como seria de esperar, o principal veículo da fábrica de Palmela passa agora para o T-Roc, como ressalva Thomas Hegel Gunther: “Essa identificação está agora a cargo do T-Roc, um SUV de enorme sucesso comercial”.
O final da produção do Volkswagen Sharan vai liberar capacidade na fábrica de Palmela para aumentar a produção de unidades do Volkswagen T-Roc, que foi, nos últimos dois meses, o modelo mais vendido do continente europeu.
Quase 30 anos de sucesso
Nesse ano o modelo da Ford conheceu uma segunda geração que deixou de ter qualquer relação com os modelos da Volkswagen e SEAT e, por conseguinte, já não era produzida em Palmela. Já a segunda geração do Volkswagen Sharan e do SEAT Alhambra só chegou em 2010. O Alhambra manteve-se em produção até 2020, mas o Sharan foi resistindo e 27 anos depois do seu lançamento, ainda tem uma boa base de admiradores.
Lançado em 1995 no meio da febre dos monovolumes, o Volkswagen Sharan foi acompanhado durante vários anos na linha de produção da Volkswagen Autoeuropa por outros dois modelos: o Ford Galaxy e o SEAT Alhambra. No ano 2000 os três foram alvo de uma profunda renovação e em 2006 os caminhos do Sharan e do Galaxy separaram-se.
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