Renault 4Ever Trophy, o renascimento de um ícone
O Renault 4 é muito mais que um carro: é um verdadeiro ícone. Com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, ele tem atravessado gerações e permeado todas as classes sociais há 60 anos. Transitando com desenvoltura tanto na cidade como nas áreas rurais mais afastadas, ele é multiuso, podendo ser usado para o trabalho, viagens, transporte, etc.
Depois do Renault 5 Prototype, o show car 4EVER Trophy que a Renault revelou na Edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris é a segunda reinterpretação de um modelo icônico com motorização elétrica, em linha com o plano estratégico Renaulution. A Renault está se baseando em sua gloriosa história para melhor eletrificar seu futuro.
O showcar Renault 4EVER Trophy desafia e reaviva memórias. Com um visual musculoso, o parentesco estilístico com o 4L é evidente, fazendo uma releitura dos principais traços que remetem à personalidade do carro original:
- A silhueta como um todo já é reconhecida ao primeiro olhar, desde o formato do capô e a famosa “traseira em ângulo” até o para-choque;
- Com formato trapezoidal e cantos arredondados, os vidros laterais se estendem até a parte superior das rodas traseiras;
- Na frente, os flancos nus são desprovidos de faróis ou atributos estilísticos;
- Os para-lamas cobrem totalmente as caixas de rodas, chegando até o para-choque.
O estilo retrô se harmoniza perfeitamente ao restante das linhas, ao mesmo tempo sofisticadas e tecnológicas. Este showcar possui contornos generosos e uma grade frontal bastante trabalhada. As relações de “alta tecnologia” entre os raios e a carroceria conferem precisão e modernidade ao modelo, da mesma forma como a elegante moldura do teto.
O 4EVER Trophy reinterpreta com modernidade a grade frontal horizontal que é marca registrada do Renault 4, com seus faróis arredondados que contam com a tecnologia Matrix LED, em um processo estilístico inovador que confere uma forte identidade ao veículo. Os faróis traseiros em forma de cápsula também foram revisitados, mas são facilmente reconhecidos, representando um dos principais traços que remetem ao histórico 4L.
Uma aventura elétrica que não segue padrões. Esta é a promessa revelada ao primeiro olhar pelo showcar 4EVER Trophy, que tem ares de aventureiro. A motorização elétrica dá pistas de como será o futuro carro de produção em série.
A parte inferior do 4EVER Trophy na cor Gun Metal Silver foi projetada para as grandes aventuras. Fazendo um convite para explorar novas descobertas, este show car afirma sem rodeios sua personalidade de superação. A exuberância fica por conta da pintura na cor Aluminum Silver e os toques de magenta nas cintas de teto, molas do amortecedor e emblemas das rodas.
Com visual de buggy, o 4EVER Trophy transpira competição. O capô bastante recurvado conta com uma grande saída de ar, para otimizar o funcionamento do radiador localizado na parte central do para-choque. Já balanço dianteiro bastante reduzido otimiza sua capacidade de superação. O estepe é acomodado no teto em fibra de carbono. E, para enfrentar qualquer situação, uma pá e pranchas de desatolagem estão disponíveis na parte superior da traseira.
Na parte inferior, as proteções maciças da carroceria revelam as caixas de roda com rebordos superiores a 20 cm. A carroceria mais alta dá destaque à largura das rodas de 753 mm, montadas sobre os aros de 19 polegadas, enquanto a parte inferior da carroceria – também reforçada – protege a bateria localizada na parte central do chassi.
Cada roda do 4EVER Trophy conta com um compressor visível, que permite regular instantaneamente a pressão dos pneus de dentro da cabine, para se adaptar a qualquer tipo de terreno. Apesar de a personalidade off-road do 4EVER Trophy ser totalmente evidente em seu estilo, ele foi pensado para ser curtido em qualquer situação, de forma descomplicada. O 4L do amanhã vai oferecer a mesma funcionalidade que seu precursor oferecia e continua oferecendo, desde 1962.
O show car 4EVER Trophy prefigura o futuro SUV 100% elétrico do segmento B da Renault. Este futuro veículo vai transitar com desenvoltura tanto na cidade como nas áreas rurais mais afastadas.
Assim como o Renault 5, este modelo vai ser baseado na nova plataforma CMF-BEV, dedicada aos veículos elétricos do segmento B. Esta plataforma oferece os melhores níveis de performance em termos de autonomia, acústica e comportamento dinâmico, sem comprometer o design do veículo.
Os futuros Renault 5 e Renault 4 elétricos se posicionarão na futura gama de modelos Renault da mesma forma que os atuais Clio e Captur. Durante o Salão do Automóvel de Paris, os dois show cars 4EVER Trophy e Renault 5 Prototype encarnam a “Nouvelle Vague” da marca no estande da Renault.
Assim como seu precursor, o futuro veículo antecipado pelo 4EVER Trophy será “Made in France”. Graças aos componentes comuns, todos os veículos baseados na plataforma CMF-BEV serão produzidos no polo ElectriCity, localizado no norte da França.
* Press Release/Renault do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário