Startup lança a primeira van de entregas 100% elétrica nacional
No Brasil, a transição para os veículos elétricos acontecerá mais rápido no segmento de transportes e empresas do que para os carros de passeio. De olho nessa demanda, a Arrow Mobility, uma startup brasileira recém-estabelecida, apresentou durante a Fenatran 2022 uma inovadora van elétrica para entregas de última milha.
Concebida no Brasil desde o zero como um veículo elétrico, a Arrow One leva vantagens sobre as vans de zero emissão disponíveis no mercado. O modelo tem visual minimalista e moderno e foi projetado com um sistema batizado de One Shot Loader, que agiliza o carregamento das encomendas ao utilizar uma plataforma que pode ser retirada da van e rapidamente acoplada através de um trilho.
“O mecanismo prevê uma plataforma que será carregada do lado de fora do veículo e depois será inserida dentro da van, de forma automatizada”, conta Julio Balbinot, Head da Arrow Mobility. "Nós colocamos o motorista e a sua carga como protagonistas do projeto do veículo e não o contrário”, complementa.
O interior tem visual limpo e sem obstáculos que possam atrapalhar o condutor, tudo para poupar movimentos desnecessários e otimizar o tempo das entregas. O painel consiste em duas telas LCD, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, que inclui um aplicativo de gestão inteligente de rotas de entregas, entre outras funcionalidades.
As especificações completas ainda não foram reveladas, mas a Arrow anuncia que a van elétrica One possui 16,5 m3 de volume de carga, 60% a mais que um veículo do mesmo porte. A capacidade de carga útil declarada é de até 2.000 kg.
Equipada com baterias da CATL (sem capacidade divulgada), a One tem autonomia declarada de 270 km com uma carga. Frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas com potência de carregamento de até 60 kW.
A Arrow ainda não revelou o preço final da One, mas a empresa já recebeu um pedido inicial da Localiza para 100 unidades da van elétrica, que começam a ser entregues já no primeiro semestre de 2023. A empresa afirma que tem outros clientes interessados, mas ainda não divulgou detalhes.
* Julio Cesar/InsideEVs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário