segunda-feira, 28 de novembro de 2022

>>> PARECE, MAS NÃO É...


Rara Vanagon Transporter T3 parece um Volkswagen, mas é um Porsche

Praticamente igual a qualquer Vanagon Transporter T3, a Porsche B32 é o resultado de um problema muitas vezes enfrentado pelas equipes de competição: ter veículos de apoio velozes o suficiente para acompanharem a rapidez das corridas.


Em 1985, a Porsche precisava de um carro de apoio com um motor mais vigoroso para transportar a equipe e também as peças dos Porsche 959 que estavam disputando o Rally Dakar.


Uma vez que nenhuma marca tinha disponível uma van que respondesse a essa necessidade, a Porsche colocou os engenheiros para trabalhar e criou um veículo à altura dos competidores. O resultado desse projeto foi a Volkswagen Vanagon Transporter T3 B32, também conhecida como Porsche B32.


Baseada no furgão alemão, a B32 era mais do que uma simples 'troca de motor', sendo identificada nos seus documentos como um modelo da própria Porsche! Sim, no livrete consta Porsche e não Volkswagen.


Na base deste modelo encontramos o motor flat-six do Porsche 911 3.2 Carrera associado a uma caixa de velocidades também da Porsche. Com 231 cv, este motor empurra a Porsche B32 até aos 185 km/h de velocidade máxima.


Para lidar com este incremento das performances, a B32 recebeu um novo acerto de suspensão e freios melhores do que aqueles que equipavam de série as Volkswagen Vanagon Transporter T3.


Além das alterações mecânicas, a B32 também conta com um visual diferente. No exterior destacam-se as saias dianteira e traseira, rodas Fuchs de 16”, uma saída de escape de maiores dimensões e novas entradas de ar para arrefecer o flat-six.


Já no interior são os revestimentos em couro, os manômetros extra e, acima de tudo, o símbolo da Porsche no volante que captam as atenções.


No total estima-se que tenham sido produzidas sete unidades. Por essa razão, não nos surpreende o valor pedido por uma unidade da B32 colocada à venda pelo Porsche Classic Center de Gelderland, nos Países Baixos. São 364 900 euros, um valor muito superior aos 291 833 euros que custa um Porsche 911 GT3 RS novo!


Quanto a esta unidade, foi produzida em 1985 mas só em julho de 1988 é que foi registrada. Aparentemente em bom estado geral, conta com 130 770 quilômetros originais.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário