GWM apresenta o SUV plug-in híbrido Haval H6
A Great Wall Motors, que no Brasil será conhecida pela sigla GWM, apresentou o primeiro modelo que será vendido por aqui: o Haval H6. Além de revelar detalhes do SUV plug-in híbrido, também mostrou o seu revolucionário projeto que será um case mundial para a GWM. Com atenção total ao consumidor brasileiro, a marca está trabalhando nos detalhes para acertar logo na estreia.
Em evento realizado no Rio de Janeiro, Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil, afirmou que a empresa chega para fazer "uma verdadeira revolução na eletrificação no Brasil". A estratégia que justifica essa afirmação será a de vender apenas veículos eletrificados no país, inclusive com produção nacional a partir de 2024.
A Great Wall Motor (GWM) é maior montadora de veículos chinesa de capital 100% privado. Com investimento de R$ 10 bilhões até 2032 no Brasil, sendo R$ 4 bilhões até 2025, já comprou da Mercedes-Benz a moderna fábrica de Iracemápolis que terá capacidade de produção de 100.000 unidades por ano ao final do processo de modernização. A previsão é de que sejam gerados cerca de 2.000 pessoas depois que a planta estiver com sua capacidade plena instalada.
Haval H6: um SUV com toque brasileiro
Aqui no Brasil, a GWM chega posicionada como a marca fabricante. O nome Haval será sempre relacionado à sua linha de SUVs, sendo que a estreia será pelo modelo H6 no 1º trimestre de 2023. Em resumo, no documento do veículo estará GWM Haval H6. Na sequência, virão outros da linha Haval, a linha de picapes Poer e a linha de utilitários off-road de luxo Tank.
O Haval H6 é um SUV de porte médio. Suas dimensões são 4,65 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de entre-eixos, ou seja, parecido com o Chevrolet Equinox e maior do que o Jeep Compass. O toque brasileiro foi dado pelo time local diretamente para a GWM na China. Entre as modificações solicitadas estão o novo logotipo Haval, mais compacto do que o utilizado no mercado asiático, molduras das janelas em preto brilhante, barra horizontal no porta-malas também em preto brilhante, aerofólio traseiro com brake light horizontal em LED integrado (na Austrália tem um curioso desenho com 4 luzes que formam um quadrado).
Ainda na parte externa, a GWM Brasil pediu por novas rodas, também exclusivas, com aro de 19 polegadas com acabamento interno em preto face diamantada. Outra diferença por aqui é a adoção do emblema GWM na tampa do porta-malas. Finalizando o estilo "nacional", os racks no teto também foram escurecido.
Passando para o interior do SUV, a GWM optou pelo que considera o "básico bem feito", ou seja, interior totalmente escurecido, sem as "ousadas" variações típicas do mercado chinês. Isso significa que, ao menos incialmente, todas os modelos terão bancos com revestimento em couro preto, bem como o material do painel. A iluminação interna também foi mudada para azul. Outra modificação que está sendo trabalhada para a versão final é uma nova suspensão adaptada para o Brasil com calibração exclusiva.
Sistema E-Traction: um híbrido que privilegia o modo elétrico
O Haval H6 PHEV é um SUV híbrido plug-in (aquele que recarrega na tomada) com um conceito diferente. Seu powertrain é formado por 2 motores elétricos, um em cada eixo, e um motor 1.5 Turbo a combustão. Juntos, entregam potência máxima de 393 cv de potência, mas o torque final ainda não foi revelado. Informações extra-oficiais indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,5 segundos, mas precisamos esperar pelos dados oficiais e verificação em nosso teste completo.
O nome E-Traction foi dado porque o sistema híbrido da GWM dá prioridade sempre para o motor elétrico. Isso significa que na maior parte do uso, o tracionamento inicial será feito pelos motores elétricos. O motor à combustão só entra em cena para gerar energia para reabastecer as baterias ou tracionar as rodas de média a alta velocidade.
Outro destaque do Haval H6 PHEV é sua bateria com capacidade de 34 kWh, o que garante até 170 km de alcance, já homologado no ciclo NBR. Aliás, é o primeiro modelo híbrido plug-in homologado no Brasil pelo ciclo NBR. Isso também garante ao Haval H6 a melhor autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, o que permitirá uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário dos motoristas médios brasileiros.
O consumo homologado no padrão NBR também é um destaque: 28,7 km/l no ciclo urbano e 25,3 no ciclo rodoviário. De acordo com a GWM, o uso combinado possibilitará obter mais de 1.000 km de autonomia com apenas um tanque e uma carga completa de bateria. Outro dado apresentado pela montadora é custo de apenas R$ 17,40, considerando preço médio da gasolina e o kWh de R$ 0,87.
Itens e equipamentos do Haval H6
* Fábio Trindade/Motor1.
O Haval H6 será vendido em versão única de equipamentos, sendo que o único opcional será o teto solar panorâmico. Entre os principais itens de série estão direção elétrica; head-up display; piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go; frenagem automática de emergência com identificação de pedestres, bicicletas e motos; frenagem automática de emergência em cruzamentos; alerta e frenagem automática de tráfego cruzado traseiro e alerta de pontos cegos.
Há também assistente de permanência e centralização de faixa; desvio inteligente (Smart Dodge) e smart cornering (ambos exclusivos da GWM); alerta de colisão traseira; alerta de perigo de abertura de portas; auto reversing assistance; reconhecimento de placas de trânsito e parking Assist para vagas paralelas e em 90°.
Todos os sistemas de auxílio à condução semi-autônoma são gerenciadas por 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo. A GWM também confirmou que o H6 chegará equipado central multimídia com tela 12,3 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa traseira com abertura elétrica com sensor de presença, head up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.
O novo Haval H6 entrará em pré-venda apenas no início no primeiro trimestre de 2023. Os preços não foram divulgados, mas a GWM deixou claro durante sua apresentação que o alvo serão modelos da Jeep e Toyota, em especial. Também citou a Chery (Tiggo 8) e Volkswagen (Taos), mas provavelmente para a versão HEV (híbrida full). De qualquer forma, tem qualidades, tecnologia e diferenciais para chegar bem no mercado brasileiro, com destaque para a maior autonomia elétrica entre todos os concorrentes. Até agora, a GWM parece ter acertado em tudo. Vamos ver se acertará também nos preços.
* Fábio Trindade/Motor1.
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