sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

>>> DE VOLTA AO MERCADO


Mitsubishi Minicab MiEV é relançado com produção na Indonésia

O Mitsubishi Minicab MiEV foi lançado em 2011 como o primeiro a adotar a tecnologia EV no segmento de carros kei (microcarros). Doze anos depois e após um breve período de descontinuação, a Mitsubishi decidiu relançar o minúsculo utilitário sem nenhuma alteração além do local de produção, que se mudou para fora do Japão pela primeira vez.


O Mitsubishi Minicab MiEV foi exibido no Salão Automóvel da Indonésia este ano por um bom motivo. A partir de 2024, a produção do modelo começará na fábrica da Mitsubishi Motors Krama Yudha no país, em uma busca para atender ao aumento da demanda por kei cars elétricos no Japão. A fábrica na indonésia tem uma força de trabalho de 3.300 pessoas e uma capacidade de produção de 220.000 veículos por ano, é também onde a Mitsubishi produz o Pajero Sport, o Xpander e o Xpander Cross.


A Mitsubishi descontinuou o Minicab MiEV em março de 2021, mantendo sua disponibilidade apenas para clientes corporativos, mas as vendas foram retomadas em novembro de 2022 devido à “demanda crescente” por veículos utilitários elétricos provenientes de “empresas de logística e governos locais envolvidos em atividades comerciais sustentáveis”.


Apesar de sua idade, o renascido Minicab MiEV não mudou nada, mantendo seu estilo utilitário e trem de força compacto de emissão zero. Este último é originário do Mitsubishi i-MiEV (2009-2021) - também renomeado como Peugeot iOn e Citroën C-Zero - que foi o primeiro EV produzido em massa com capacidade para rodovias. No Minicab MiEV, o único motor elétrico produz 40 cv (30 kW) e 196 Nm (145 lb-ft) de torque, enquanto a bateria de 16 kWh oferece uma autonomia de aproximadamente 130 km. A Mitsubishi se gaba da colocação da bateria sob o centro do piso, o que não sacrifica a capacidade de carga do Minicab e reduz o centro de gravidade.


A empresa destacou o potencial de ajuste do LCV com dois carros-conceito “Leisure Style” que estrearam no Tokyo Auto Salon em 2022 e em 2023. Ambos vieram com uma pintura em dois tons de estilo militar, rodas off-road e muitos acessórios para camping e pesca, transformando seu interior quadrado em um local de trabalho móvel ou uma área de dormir.


Entre os rivais do Mitsubishi Minican-MiEV está a versão elétrica do Honda N-Van que deve estrear em 2024, e um EV de tamanho semelhante da Suzuki que é esperado na mesma época. A eletrificação foi inicialmente considerada uma ameaça aos veículos acessíveis e de pequeno porte, devido ao alto custo da transformação. Felizmente, passamos dessa fase, com mais e mais montadoras apresentando kei cars totalmente elétricos e mantendo vivo esse adorável segmento.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário