terça-feira, 14 de março de 2023

>>> 25 ANOS


Škoda celebra 25 anos do modelo Octavia Estate

Em 3 de março de 1998, a Škoda abriu a cortina da primeira perua Octavia da geração moderna no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. A produção em série do futuro best-seller já havia começado algumas semanas antes, em fevereiro de 1998, em uma moderna fábrica em Mladá Boleslav (República Tcheca). 


Nos últimos 25 anos, o lendário modelo se tornou uma das peruas de maior sucesso em sua categoria em muitos países. Alguns dos pontos fortes tradicionais do Škoda Octavia incluem uma excelente relação preço/desempenho, uma ampla variedade de sistemas de assistência e um nível superior de segurança ativa e passiva. Isso foi mais uma vez confirmado em dezembro de 2022 pelos mais exigentes testes Euro NCAP, válidos até 2028.

Tradição

Desde 1959, a linha Octavia representa uma parte importante dos 127 anos de história da Škoda. A perua Octavia, com uma "carroceria combinada" espaçosa e variável que oferece as vantagens tanto dos veículos leves de passageiros como dos comerciais ligeiros, foi lançada em 11 de setembro de 1960.


Com um comprimento de apenas 4.065 mm, uma largura de 1.600 mm e uma altura de 1.430 mm , a perua Škoda Octavia podia transportar 690 litros de bagagem além de cinco passageiros, e até 1.050 litros quando ocupava dois lugares. Entre 1961 e 1971, 54.100 desses carros saíram da fábrica de Kvasiny. Como base para o Octavia, a Škoda usou o conceito tradicional com uma estrutura de chassi de espinha dorsal e um motor a gasolina de quatro cilindros montado na frente que aciona as rodas traseiras.

Carreira Moderna

Outro capítulo ainda mais bem-sucedido começou em 1992, logo após a integração da montadora tcheca ao Grupo Volkswagen. O recém-desenvolvido Octavia foi o primeiro Škoda baseado na plataforma de chassis A4 do Grupo e a equipe de design liderada por Dirk van Braeckel já trabalhava num ambiente CAD digital. 


A produção do Škoda Octavia, inicialmente como modelo hatch, começou em setembro de 1996 em uma sala de montagem completamente nova da fábrica de Mladá Boleslav, uma das mais modernas da Europa. A partir de setembro de 1997, cerca de 200 novos veículos Octavia foram produzidas como parte da pré-produção. A chamada série zero ainda não havia sido entregue aos clientes. A produção começou em fevereiro, pouco antes da estreia mundial oficial na terça-feira, 3 de março de 1998, no prestigioso Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Os primeiros compradores receberam a encomenda em maio de 1998. A perua de quatro metros e meio tinha uma distância entre eixos de 2.512 mm, era seis milímetros mais longa e 26 mm mais alta que o hatch. Os 548 a 1.512 litros de espaço para bagagem estavam entre os maiores de sua classe.



A elegância atemporal da carroceria conquistou especialistas e clientes, como evidenciado pelo Prêmio Nacional de Design Tcheco (1999) - mas principalmente pelas estatísticas de vendas. Em 1998, o modelo estate representava 15% das vendas da gama de modelos Octavia. Em 2001, o percentual aumentou para 40,5%. Durante sua carreira de 13 anos, 470.600 carros foram construídos.

Popularidade Crescente

A partir do verão de 2004, a segunda geração do Octavia estate foi produzida juntamente com a primeira geração moderna (chamada internamente de A4). A convivência proposital durou seis anos, pois os dois carros se complementavam perfeitamente no mercado. As formas modernas do sucessor Octavia A5 foram projetadas por uma equipe de designers liderada por Thomas Ingenlath. Até 2013, 881.200 clientes haviam optado pela perua, representando 33% das vendas globais da linha Octavia.





A terceira perua Octavia (A6), lançada em 7 de março de 2013, teve ainda mais sucesso. A gama expandiu-se para incluir um Octavia Scout, uma versão exterior com tração 4×4 avançada, transmissões automáticas e muitas outras características modernas.



Entre 2012 e 2020, 1.195.500 unidades da terceira geração saíram das fábricas da Škoda.

Quarta Geração: Eletrificação

Lançada em novembro de 2019, a quarta geração é o primeiro modelo de produção em série da Škoda com tecnologia e-TEC de híbrido leve. A Škoda também produziu um Octavia station iV híbrido plug-in e o Octavia station vRS iV. A quarta geração moderna do best-seller da marca ultrapassou o quarto de milhão de unidades entregues aos clientes.



O Škoda Octavia alcançou mais de 2,8 milhões de clientes no total ao longo do último quarto de século. De 1º de março a 17 de maio, a história do Octavia será contada em uma exposição no Museu Škoda em Mladá Boleslav.

* Press Release/Škoda Auto.

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