segunda-feira, 10 de abril de 2023

>>> 2024 FORD TRANSIT COURIER


Ford revela a nova geração do pequeno utilitário Transit Courier com uma inédita variante elétrica

A revelação do novo Ford Transit Courier fecha um ciclo de renovação na família Transit, que se destacou por ter um foco em particular na eletrificação. Na menor das Transit não seria diferente. A grande novidade desta nova geração é, precisamente, a estreia inédita da E-Transit Courier, um furgão compacto 100% elétrico revelado num evento online.


Porém, apesar de já ter sido revelado, o E-Transit Courier só tem chegada prevista ao mercado no final de 2024. No final deste ano veremos chegar apenas as variantes a combustão 1.0 EcoBoost (gasolina) e 1.5 EcoBlue (Diesel). Esta revelação precoce acabou, assim, por determinar a quantidade algo reduzida de informação que a Ford avançou sobre esta variante elétrica, mas já temos algumas especificações para partilhar.


Como os 'irmãos' a combustão, o E-Transit Courier terá tração dianteira e contará com um motor elétrico com 100 kW (136 cv) de potência e 290 Nm. Contudo, nada foi revelado sobre a bateria ou a autonomia desta nova proposta. A Ford, no entanto, avança já com a promessa de que os custos de utilização do E-Transit Courier serão 35% mais baixos em relação aos do Transit Courier a gasolina e a capacidade de carga, que no E-Transit Courier chega a 700 kg. Os novos Transit Courier a combustão garantem pelo menos 648 kg, podendo esse valor subir para os 845 kg com a opção “High Payload”.



Mas comum a todos os Transit Courier é a novidade de conseguirem transportar dois paletes. Em parte pelo crescimento das dimensões exteriores (por volta de 10 cm mais comprida, por exemplo), mas também pela reconfiguração da suspensão traseira.


Uma alteração que permitiu ampliar a largura entre as cavidades das rodas até aos 122 cm, praticamente 21 cm a mais que na geração atual, ficando acima dos 120 cm de largura de um palete. O segredo está na inclinação dos amortecedores traseiros, fazendo com que a suspensão — ainda uma simples barra de torção — não invada tanto o compartimento de carga.


O volume de carga cresce dos 2,3 m3 para os 2,9 m3, enquanto o comprimento do compartimento de carga cresceu dos 1,621 m para os 1,803 m. E caso haja necessidade de transportar objetos mais compridos é possível optar por uma antepara com uma escotilha, que permite transportar objetos até 2,66 m de comprimento.


Tal como já vimos no Transit Custom, foi dada particular atenção ao habitáculo do novo Transit Courier que, para muitos dos utilizadores, serve também como escritório móvel. A pensar nesses casos, o furgão compacto da Ford apresenta diversas soluções que aumentam a praticidade a bordo. Desde o comum freio de mão elétrico ou o câmbio da caixa na coluna da direção para poupar espaço, à introdução de uma mesa dobrável (opcional), larga o suficiente para um notebook ou tablet A4.


Também o conteúdo tecnológico é extenso. Destaque para a introdução do sistema SYNC 4 que no caso do E-Transit Courier é acessível via uma tela de 12″, enquanto nos Transit Courier a combustão, é de 8″.


A nova geração do Ford Transit Courier também pode vir com os mais recentes sistemas avançados de assistência à condução. Estes podem incluir desde o cruise control adaptativo com função Stop & Go e manutenção no centro da via de rodagem, até à monitorização do ângulo morto com alerta de tráfego cruzado, ou ainda um alerta de circulação em sentido contrário.


Como já foi referido, o novo Ford Transit Courier (gasolina e diesel), chega ao mercado europeu no final do corrente ano, com a produção no início do terceiro trimestre. Ainda não foram anunciadas as especificações finais ou os preços. Quanto ao Ford E-Transit Courier, a produção só começa no terceiro trimestre de 2024. Só saberemos as especificações finais e preços numa data mais próxima ao seu lançamento.

* Fernando Gomes/Razão Automóvel.

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