sexta-feira, 28 de abril de 2023

>>> NOVO PORSCHE CAYENNE


Porsche apresenta o novo Cayenne

A Porsche refinou completamente seu bem-sucedido SUV de luxo. O novo Cayenne estreia com um conceito de display e controle altamente digitalizado, nova tecnologia de chassi e recursos inovadores de alta tecnologia. “É uma das atualizações de produto mais amplas na história da Porsche”, diz Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne.


Os faróis HD Matrix LED de alta definição fornecem iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade do ar filtra os poluentes do ar no interior e, pela primeira vez no Cayenne, os passageiros dianteiros têm seu próprio display de infoentretenimento - para streaming de vídeos durante a viagem, por exemplo. Com seu design amplamente atualizado e uma gama de motores mais potentes, o Cayenne enfatiza sua pretensão de ser o carro mais esportivo de seu segmento.


A Porsche integrou um conceito de exibição e controle completamente revisado no novo Cayenne. A nova Porsche Driver Experience, introduzida pela primeira vez no Porsche Taycan, concentra-se no eixo do motorista e otimiza a operação. As funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente ou imediatamente ao lado do volante. Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda atrás do volante agora tem funções adicionais para operar os sistemas de assistência ao motorista. A alavanca seletora da transmissão automática do novo Cayenne agora está no painel. Isso abre espaço no novo console central para compartimentos de armazenamento e um grande controlador de ar condicionado em um elegante design de painel preto. Grande, controles facilmente acessíveis combinados com interruptores mecânicos de ar condicionado e um controlador de volume háptico garantem uma operacionalidade ideal e uma aparência refinada. Uma característica fundamental do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.


Pela primeira vez, o cockpit redesenhado do Cayenne inclui um painel de instrumentos totalmente digital de 12,6 polegadas com o chamado design curvo e autônomo e opções de exibição variável. Um head-up display otimizado está disponível como opção. O display central Porsche Communication Management (PCM) padrão de 12,3 polegadas integra-se harmoniosamente no novo painel e fornece acesso a todas as funções relevantes do veículo. Aplicativos nativos como Spotify ® e Apple Music ®são fornecidos para otimizar a conectividade no novo Cayenne. Uma tela de 10,9 polegadas agora está disponível pela primeira vez para o lado do passageiro. Isso enriquece a experiência de direção do passageiro da frente, exibindo dados de desempenho, fornecendo acesso separado aos controles do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de conteúdo de vídeo na estrada. Uma folha especial garante que o motorista não possa ver esta tela.


O novo Cayenne agora tem uma aparência particularmente expressiva. Uma nova dianteira combinada com asas mais arqueadas, um novo capô e faróis tecnicamente atraentes enfatizam a largura do veículo. Lanternas traseiras tridimensionais, superfícies organizadas abaixo e um novo avental traseiro com porta-matrícula integrado caracterizam o design da traseira do novo Cayenne. Uma paleta de cores ampliada com três novas cores, pacotes esportivos leves que economizam até 33 quilos para o Cayenne Coupé e uma nova e ampla gama de rodas de 20, 21 e 22 polegadas permitem configurar individual e dinamicamente o novo Cayenne.


Os faróis de LED Matrix agora são padrão no novo Cayenne. Os faróis HD Matrix LED são um novo recurso opcional. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua tecnologia inovadora identifica outros usuários e bloqueia a luz do farol alto com precisão de pixel para não ofuscá-los. O brilho dos módulos pode ser regulado em mais de 1.000 passos, dependendo da situação de condução. Os modos de luz personalizados aumentam a segurança e o conforto em diferentes situações de direção.


A Porsche também introduziu um sistema de qualidade do ar no novo Cayenne. Como padrão, o veículo usa dados de navegação preditivos para detectar entradas de túneis que se aproximam e ativa automaticamente a recirculação de ar. Opcionalmente, um sensor detecta o nível de partículas finas de poeira no ar e as passa pelo filtro de poeira fina várias vezes, se necessário. Além disso, um ionizador remove muitos germes e poluentes do ar, o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias.


Além disso, os clientes podem usar uma gama abrangente de sistemas de assistência novos e otimizados. Isso inclui o limitador de velocidade ativo e o assistente de desvio, o assistente de curvas e o Porsche InnoDrive aprimorado como parte do controle de cruzeiro adaptativo. Isto significa que o novo Cayenne é ainda melhor a ajudar o seu condutor em situações de perigo, bem como em engarrafamentos em autoestradas e estradas principais.


A Porsche agora equipa o Cayenne na fábrica com uma suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas e, portanto, estágios separados de ressalto e compressão permitem um desempenho otimizado em todas as situações de direção. Em particular, o conforto em baixas velocidades, o manuseio durante as curvas dinâmicas e o suporte de inclinação e rotação foram visivelmente aprimorados. A experiência de condução pode ser ainda melhorada com a nova suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas. Isso melhora a experiência de direção com uma característica de suspensão macia, estabiliza o veículo e simplifica o manuseio na estrada e fora dela – em comparação com a suspensão padrão e o modelo anterior. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptativa melhora a precisão e o desempenho da direção, e reduz os movimentos do corpo em situações de condução dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais nítida entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.


Na Europa, o novo Cayenne estreia com três versões diferentes de motores. Um grande refinamento do motor biturbo V8 de quatro litros desenvolvido pela Porsche substitui o motor V6 anterior no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 KW (474 ​​cv; Cayenne S: consumo de combustível* combinado (WLTP) 13,4 – 12,4 l /100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 303 – 282 g/km) e um torque de 600 Nm – 25 kW (34 PS) e 50 Nm a mais que seu antecessor – ele acelera tanto o SUV quanto o SUV Coupé para 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h. A entrada no mundo do Cayenne vem com um motor turbo V6 de três litros otimizado. Ele agora gera 260 kW (353 cv) e 500 Nm, o que representa 10 kW (13 cv) e 50 Nm a mais do que antes.


O motor de seis cilindros também forma a base do trem de força do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico melhorado em 30 kW para 130 kW (176 cv), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 cv; Cayenne E-Hybrid: consumo de combustível* combinado (WLTP) 1,8 – 1,5 l/ 100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 42 – 33 g/km, consumo elétrico* combinado (WLTP) 30,8 – 28,7 kWh/100 km, autonomia elétrica* combinada (WLTP) 66 – 74 km, autonomia elétrica* na cidade (WLTP) 77 – 90 km). Equipado com uma bateria de alta tensão com capacidade aumentada de 17,9 kWh para 25,9 kWh, dependendo do nível de equipamento, agora é possível uma autonomia puramente elétrica de acordo com o WLTP de até 90 quilômetros. Um novo carregador de bordo de 11 kW agora reduz o tempo de carregamento em uma fonte de energia apropriada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria. Durante a viagem, os modos de direção híbridos otimizados aumentam a eficiência do veículo.


Fora da UE, o Turbo GT projetado para desempenho máximo na estrada ainda é o modelo de topo da linha Cayenne na maioria dos mercados da Porsche. Está disponível exclusivamente como coupé e beneficia de todas as otimizações e inovações da série de modelos. Além disso, a potência do motor biturbo V8 de quatro litros do Turbo GT foi aumentada em 14 kW (19 cv) para 485 kW (659 cv). O Cayenne Turbo GT acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.

* Press Release/Porsche AG.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

>>> GALERIA #0101

 

Chevrolet Vega Panel Express (1971)




















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>>> 500 MIL UNIDADES


Mercedes-Benz Classe G atinge a marca de 500 mil unidades produzidas

O lendário fora de estrada, o Mercedes-Benz Classe G, acaba de assinalar uma marca histórica em seu legado: o icônico modelo produzido em Graz, Áustria, atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas. O veterano off-road, que ganhou muitos prêmios como o “melhor veículo off-road do mundo”, escreve sua própria história de sucesso desde 1979. O Classe G deve seu status de culto entre sua crescente comunidade de fãs principalmente a sua combinação única de visual diferenciado e excelente capacidade no fora de estrada.


O veículo de aniversário lembra as origens do ícone off-road: o modelo para o visual vintage do único é o 280 GE do ano modelo de 1986, do qual o 500.000º descendente incorpora elementos de aparência icônicos, como a cor externa e o padrão do assento. O Classe G está se aproximando de seu 45º aniversário de produção, que está chegando em 2024. Ele também permanecerá fiel a si mesmo na atualização do modelo associado. O lema continuará a ser: desenvolvimento técnico com carácter inalterado.

“Por ocasião do 500.000º aniversário, gostaríamos de agradecer aos nossos clientes fiéis e fãs de longa data, bem como aos nossos funcionários e à nossa parceira de produção Magna Steyr em Graz. Estamos orgulhosos desta figura, que também destaca a exclusividade do Classe G. Afinal, quatro décadas levaram a este aniversário significativo. Isso torna o Classe G tudo menos um produto de massa. Com o lançamento do Classe G totalmente elétrico em 2024, que ultrapassará os limites do setor off-road, estamos ansiosos pelo futuro do ícone off-road”. - Dr. Emmerich Schiller, presidente e CEO da Mercedes-Benz G GmbH e chefe da divisão de produtos para veículos off-road da Mercedes-Benz AG.

Veículo de Aniversário

O modelo que a Mercedes-Benz apresenta para comemorar o aniversário de produção é um exemplar único. O 500.000º “G” é inspirado no Classe G dos primeiros anos. Ele apresenta alguns recursos de visual particularmente marcantes de seu antecessor histórico, que há muito desfruta do status de clássico automotivo. A histórica pintura em verde agave, uma das primeiras cores disponíveis para o Classe G, chama a atenção. Entre os detalhes mais sutis do aspecto exterior estão os indicadores de direção. A forma permanece a mesma até hoje, mas não a cor: no veículo de aniversário, as tampas dos indicadores de direção apresentam um tom de laranja não mais usado hoje, ou seja, o visual típico dos automóveis dos anos 1970.




A histórica cobertura da roda sobressalente com a estrela Mercedes, que é significativamente maior do que nos modelos atuais, o emblema da marca na porta traseira e a roda de 5 raios em prata de lei também evocam os primeiros dias do Classe G. O interior do 500.000º veículo também é inspirado no 280 GE. Por exemplo, a parte central do assento é estofada no tecido xadrez típico da época, enquanto a alça do lado do passageiro apresenta a inscrição “No. 500.000” em verde agave. A guarnição da soleira da porta “Schöckl”, por outro lado, é parte integrante da gama de personalização atual do G manufaktur. Isso também se aplica à maçaneta da porta com logotipo em relevo: no pacote de logotipo disponível hoje, no entanto, está disponível em prata – no modelo de aniversário é preto.

Estabelecendo novos padrões desde 1979

Juntamente com o Classe S e o Classe E, o Classe G é uma das séries de modelos de automóveis de passageiros mais longamente produzidas e estabelecidas na história da Mercedes-Benz. Mesmo com o primeiro modelo G, a equipe de desenvolvimento projetou um veículo que combinava capacidade superior no fora de estrada com conforto de direção nas estradas pavimentadas e altos padrões de segurança típicos da Mercedes. No lançamento no mercado na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro variantes de motor com uma faixa de potência de 53 kW/72 cv a 110 kW/150 cv. Estavam disponíveis cabriolets com distância entre eixos curta e peruas com distância entre eixos curta ou longa.


Ao longo das últimas quatro décadas, o Classe G passou de um veículo comercial puro para um objeto de estilo de vida. No entanto, manteve seu caráter distinto e aparência típica até hoje. A tração integral, os bloqueios do diferencial com 100 % de efeito de bloqueio e a robusta estrutura em escada fazem parte do Classe G desde o início. Elementos de aparência icônicos, como os faróis circulares, a roda sobressalente exposta na porta traseira com dobradiças laterais e a silhueta clara e angular garantem que o ícone do veículo off-road ainda seja reconhecível hoje como um herdeiro direto do primeiro modelo G.


Em termos de desempenho e tecnologia, o Classe G tem sido continuamente desenvolvido ao longo dos anos. O maior salto tecnológico na história do modelo veio com a nova geração do Classe G, que teve sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Detroit em 2018: faróis com tecnologia LED, modernos sistemas de assistência ao motorista, um interior moderno fundamentalmente redesenhado e um O novo chassi oferece mais segurança e conforto, além de melhores características de direção, tanto na estrada quanto fora dela.

O lema da atual geração lançada em 2018 é “Stronger than Time” e se aplicará mais do que nunca no futuro: com o Classe G totalmente elétrico, que sairá da linha de produção em 2024 ao lado dos modelos com motor de combustão, o ícone de veículo off-road está dando um passo para o futuro. A versão totalmente elétrica, que permanece totalmente na tradição de design da série, estabelecerá novos padrões com suas capacidades off-road: quatro motores elétricos controlados individualmente próximos às rodas permitem características de direção únicas, enquanto as baterias integradas na estrutura da escada garantir um centro de gravidade baixo. Os motores elétricos fornecem seu torque máximo praticamente com a primeira revolução e fornecem uma elevada potência, controle de direção e capacidade de resposta. Tudo isso torna o ícone off-road perfeitamente preparado para as aventuras do futuro.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

>>> TOYOTA UNO


Toyota Uno é um caminhão de hidrogênio projetado para transportar cargas especiais

O veículo de formato estranho que você está vendo é apelidado de 'Uno' e é um trator utilitário (UTR) desenvolvido pela Toyota que funciona com hidrogênio.


UTRs são usados ​​em estaleiros em todo o mundo e movimentam cargas. Eles geralmente são necessários para puxar cargas de 54.000 kg ou mais e tradicionalmente são movidos a diesel. No entanto, ao longo de 2022, o porto de Los Angeles se tornou o local de um programa piloto, onde centenas de UTRs de emissão zero estavam sendo testados.


A Toyota desenvolveu seu caminhão com célula de combustível movido a hidrogênio em parceria com a Fenix ​​Marine Services. Foi inicialmente introduzido em 2019 no porto de Los Angeles. Embora o Uno tenha concluído seus testes no ano passado, ele foi transferido para o Centro de Distribuição de Peças da montadora em Torrance, Califórnia, onde começou a transportar um tipo diferente de carga.


O trem de força do caminhão usa o mesmo sistema básico do Toyota Mirai a hidrogênio, mas foi atualizado para transportar cargas muito maiores. Avançando, a Toyota diz que poderia atuar como um fornecedor de nível 1 de powertrains movidos a hidrogênio para outros fabricantes. Isso faria com que fabricasse pilhas de células de combustível, tanques de hidrogênio e outros softwares e hardwares necessários, enquanto os próprios veículos comerciais seriam projetados e desenvolvidos por outras empresas.


Os engenheiros da Toyota estão trabalhando atualmente em um novo trem de força elétrico com célula de combustível para UTRs com mais desempenho. “Os resultados dessas melhorias serão uma versão muito mais capaz do UTR movido a hidrogênio, aproximando-o ou, em alguns casos, até excedendo o desempenho dos powertrains que eventualmente substituirá”, disse Dallas, engenheiro da Toyota.

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terça-feira, 25 de abril de 2023

>>> TRACKER RS & MIDNIGHT


Chevrolet apresenta novas versões RS e Midnight para o SUV Tracker

Desde a roupa que usamos até o automóvel que dirigimos, tudo diz muito sobre a nossa personalidade. E a troca do carro quase sempre está vinculada a alguma motivação especial, seja para atender uma outra necessidade de transporte, para simbolizar um novo momento de vida ou mesmo para destacar uma característica marcante da pessoa.


Por isso a Chevrolet tem vários tipos de veículos, com múltiplas configurações. E o SUV mais vendido no acumulado dos últimos anos está ganhando duas versões inéditas, o Tracker RS, que traz um visual mais esportivo, e o Tracker Midnight, que se diferencia pelos acabamentos e carroceria com detalhes em preto.


O Tracker tem conquistado o mercado por oferecer o melhor conjunto do segmento em relação a segurança, performance, tecnologia, conforto e principalmente design. Mas o fabricante entende que o produto ainda tem potencial para ir além, atraindo outros perfis de clientes.

O Tracker RS e o Tracker Midnight contrastam bastante entre si, tanto na essência quanto na motorização, porém foram pensados para encantar consumidores que buscam um SUV compacto com um toque extra de exclusividade e com aspecto bem marcante.

“As novas versões do Tracker reforçam a atitude de pessoas que valorizam um estilo de vida diferenciado, porém com personalidades distintas entre si. Enquanto o Tracker RS agrega uma imagem mais arrojada e de jovialidade aos ocupantes com acabamentos esportivos, o Tracker Midnight reforça uma imagem mais sofisticada com tons mais sóbrios e neutros”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Novidades da linha 2024 do SUV compacto da Chevrolet, o Tracker RS e o Tracker Midnight são caracterizados também pelo amplo conteúdo e estreiam a partir desta semana nas concessionárias da marca.

Veja as principais características do Tracker RS:




- Motor turbo de 133 cv e transmissão automática AT6;
- Gravata Chevrolet e emblema com o nome do carro em pretos;
- Logo RS na frente e na traseira;
- Grade frontal esportiva, estilo colmeia;
- Detalhes em preto brilhante na grade, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques;
- Rodas aro 17 com acabamento preto “High Gloss”;
- Faróis em Full LED com máscara negra;
- Lanterna em LED;
- Bancos, volante de base reta, painel de porta e console com acabamento premium preto e costura pespontada vermelha;
- Teto solar panorâmico;
- MyLink com projeção sem fio, OnStar e myChevrolet App;
- Wi-Fi nativo;
- Opções de cores para a carroceria: Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Rush e Preto Outro Negro.

Veja as principais características do Tracker Midnight:




- Motor turbo de 116 cv e transmissão automática AT6;
- Gravata Chevrolet preta;
- Emblema Midnight na base das portas dianteiras;
- Detalhes em preto brilhante na grade frontal, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques;
- Rodas aro 17 com acabamento preto “High Gloss”;
- Faróis com máscara negra;
- Volante de base reta com acabamento premium;
- Bancos com acabamento premium preto com costura pespontada cinza;
- MyLink com projeção sem fio, OnStar e myChevrolet App;
- Wi-Fi nativo;
- Opções de cores para a carroceria: Azul Eclipse, Cinza Rush e Preto Outro Negro.

* Press Release/GM do Brasil.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

>>> GWM CYBERP!CKUP 6X6


GWM apresenta super picape CyberP!ckup 6x6 no Salão de Xangai

De todos os carros que estrearam no Salão de Xangai 2023, o Cannon CyberP!ckup 6x6 é um dos mais espetaculares. Não é um carro em si, mas sim um monstro de três eixos desenvolvido pela Great Wall Motors em parceria com a montadora local Chaojing Motors. A super picape com sua enorme distância do solo para enfrentar qualquer terreno tem um conjunto de 6 rodas de 18 polegadas com pneus off-road Cooper Discoverer AT3 de 33 polegadas.


É baseado no Shanhai Cannon, mas com um terceiro eixo e uma suspensão pesada com amortecedores de nitrogênio, juntamente com nada menos que cinco travas diferenciais controladas eletronicamente. O caminhão gigantesco foi desenvolvido para acomodar não apenas motores a gasolina e motores híbridos plug-in, mas também uma célula de combustível de hidrogênio e servir também como um veículo elétrico alimentado por bateria.


A resposta bastante inesperada da China ao Mercedes-AMG G63 6x6 é a versão PHEV (híbrido plug-in) que utiliza um motor V6 de 3,0 litros de dupla turbina em combinação com um motor elétrico para fornecer uma potência total de 510 cv e torque de 750 Nm (76 kgfm). Nesta versão, espera-se que o conjunto de baterias não reveladas forneça cerca de 50 quilômetros de alcance elétrico.


O estilo não é o que chamaríamos de totalmente original, já que estamos vendo muita influência das picapes Toyota Tundra e da Ram 1500 para criar uma picape grande de aparência robusta. Entre as características dignas de nota desta cabine dupla estão o guincho de alumínio, um par de ganchos para reboque, para-lamas abaulados e uma porta traseira com divisão 60:40.


O interior segue um padrão moderno, com revestimentos internos bem claros para dar ainda mais amplitude. Chama a atenção até mesmo o volante, totalmente branco, e o amplo uso de alumínio no console central e painel. Uma tela gigante na região central, para o sistema multimídia e de gerenciamento do carro, e um outra tela para os instrumentos também são notadas nas imagens.


Embora seja produzida por um parceiro local, a nova super picape da GWM carrega o DNA da Poer, divisão de picapes da gigante chinesa. Será a Poer a responsável pelo primeiro modelo GWM produzido no Brasil, a partir do ano que vem, já com o conjunto híbrido.


Pode parecer algo que normalmente vemos em uma exposição de carros e nunca mais depois disso, mas já foram feitos flagras de protótipos camuflados. A mídia automotiva chinesa relata que a besta 6x6 está entrando em produção. Além disso, a revista australiana CarExpert indica que o super caminhão já foi homologado na República Popular, com um derivado 4x4 também planejado.

* Fábio Trindade/Motor 1.