segunda-feira, 1 de maio de 2023

>>> 100% ELÉTRICO EM TESTE


BYD e Marcopolo testa ônibus articulado 100% elétrico em Curitiba

A BYD (Build Your Dreams), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, está testando, entre os dias 24 de abril e 30 de maio, um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B, na cidade de Curitiba. O teste é uma parceria entre a BYD e a Marcopolo, multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado brasileiro e posicionada entre as maiores do mundo.


O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.

Os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. São completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. O modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo.

“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e chefe da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.


A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.

Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, disse Pohl Ledur.

O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. Com design moderno, a carroceria é arrojada e atraente, com iluminação externa em faróis em full LED e os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que e eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.


Graças aos benefícios ambientais que os modelos elétricos proporcionam, notamos uma popularização dos modelos em todo o mundo. Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas. Vamos além dos eletrificados, temos também produtos metroferroviários pela Marcopolo Rail (VLT e people mover) e iniciativas para criação de veículos que contribuem com a descarbonização dos meios de transporte”, revela João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo.

* Press Release/Marcopolo S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário