Um Lada Niva 1980 com 220 km originais por quase U$ 300.000
O imortal Lada Niva pode estar entre os veículos mais famosos que já vieram da Rússia, mas mesmo seu status clássico não é suficiente para justificar o absurdo preço pedido de U$ 288.000. Este modelo em particular é um Lada Niva 1980 com uma quilometragem surpreendentemente baixa de apenas 220 km no hodômetro.
De acordo com o portal Auto.ru, este off-road está atualmente localizado em Togliatti, na Rússia, perto da fábrica da AvtoVAZ. O proprietário possui a documentação original e o recibo, comprovando a compra do Niva em 1980. Sendo um modelo inicial de produção, ele apresenta lanternas traseiras dispostas horizontalmente, aumentando seu apelo.
Notavelmente, apesar de sua idade, o exterior deste Niva permanece em excelentes condições, com a pintura vermelha original, para-choques cromados e rodas de aço ainda brilhando. Os fundamentos, incluindo suspensão, motor, diferencial e escapamento, parecem intocados e lembram os de um clássico totalmente restaurado devido à falta de uso. Ao entrar, os bancos e o painel ainda estão protegidos pelas mesmas capas plásticas que estavam presentes no momento da entrega do veículo, preservando ainda mais seu estado original.
Sob o capô está o motor a gasolina de quatro cilindros e 1,6 litros naturalmente aspirado, produzindo 75 cv. Isso é um pouco menos do que o motor de 1,7 litro do modelo atual, que produz 82 cv. A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa manual de 4 velocidades e um sistema 4WD adequado com três diferenciais de bloqueio.
Dado que o mais recente Lada Niva Legend 2023, que é um pouco mais moderno, começa com um preço muito mais razoável de U$ 8.664 na Rússia, parece altamente improvável que alguém esteja disposto a pagar U$ 288.000 por esta cápsula do tempo. O único objetivo prático que vem à mente para o veículo é ser exibido em um museu, permitindo que as gerações futuras testemunhem o Niva em seu estado original.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário