O pioneiro de todos os station wagons aventureiros: BMW E34 530iX Enduro Touring
Hoje os SUVs e crossovers dominam o mercado automobilístico, mas nem sempre foi assim. Houve uma época — cada vez mais distante — em que os station wagons eram a melhor opção para quem procurava espaço e versatilidade. Uma versatilidade que, todavia, tinha um senão: terminava quando também terminava o asfalto.
Além disso, é um modelo que surgiu bem antes das referências deste segmento. Falamos naturalmente da Volvo V70 XC ou da Audi A6 Allroad. Um esquecimento justificável porque, ao contrário das rivais, a BMW E34 530iX Enduro Touring nunca chegou à linha de produção.
Um BMW E34 pronto para tudo
A premissa base era muito simples: criar um modelo capaz de conjugar boas prestações em estrada com alguma capacidade para sair do asfalto. E claro, espaço, muito espaço. Com esta ideia na cabeça, não foi difícil encontrar uma boa base na gama BMW para a nova criação.
O BMW 525iX tinha a quase obrigatória tração integral. Já a carroceria Touring oferecia o espaço desejado. O resultado foi o BMW E34 530iX Enduro Touring, que tinha todos os "ingredientes" de um station wagon pronto para a aventura.
Suspensão elevada? Sim, cortesia de uma suspensão pneumática que permitia ajustar a altura da suspensão em quatro níveis (cada um dava mais 2,5 cm) e que se auto-ajustava conforme o peso a bordo. Quanto ao visual, o teto elevado (+13 cm) com luzes auxiliares incorporadas, carroceria em dois tons e a proteção do para-choques dianteiro conferiam-lhe um aspecto mais aventureiro. A tudo isto juntava-se uma série de extras que tornavam o 530iX Enduro Touring (E34) o rei da versatilidade.
Havia uma terceira fila de bancos, um sistema para transportar bicicletas no interior e até um mini-frigorífico(!). Mas poderia até haver mais extras. Os esboços que antecipavam este protótipo previam a criação de uma tenda que se ligaria ao carro e até de um sistema que permitiria transportar a bordo um reservatório de água.
BMW E34 com mecânica reforçada
Já o motor era o M50B25, o seis cilindros em linha do 525iX, mas aqui com 3.0 l de cilindrada graças a novos recursos. Desta forma, a potência subiu dos 192 cv para os 246 cv enquanto o binário subiu de 245 Nm para 316 Nm a 4250 rpm, um valor superior aos 290 Nm debitados pelo 3.0 V8 que então equipava alguns BMW.
Antes de ser a designação usada nos SUV elétricos da BMW, o “iX” anunciava o recurso a um sistema de tração integral. Portanto, seguir por "maus caminhos" não seria um problema para este protótipo.
Quase chegou à produção
Infelizmente este BMW E34 aventureiro nunca chegou a ser produzido — existe apenas o protótipo que acompanha as imagens deste artigo. Talvez o resultado das modificações no teto tenham desencorajado a administração da BMW, mas aqui entramos no campo da especulação.
* João Tomé/Razão Automóvel.
Apesar de nunca ter deixado de ser um protótipo, a história do BMW 530iX Enduro Touring (E34) podia ter sido muito diferente. Depois de a ter apresentado, a BMW Individual chegou a ponderar produzir em número muito reduzido esta Série 5 Touring (E34) mais aventureira.
No total, seriam produzidas apenas 50 unidades. Cada uma delas custaria 170 mil marcos alemães, o equivalente a cerca de 86 mil euros, um valor que ajustado à inflação seria hoje de cerca de 158 mil euros, mais que o atualmente pedido pelo BMW X7.
* João Tomé/Razão Automóvel.
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