quinta-feira, 7 de setembro de 2023

>>> SCANIA A ENERGIA SOLAR


Alimentando o futuro: revelado o projeto do caminhão movido a energia solar da Scania

O desenvolvimento intensivo das soluções de transporte eletrificado do futuro pela Scania está inspirando muitas novas ideias tecnológicas. Um deles é o projeto de desenvolvimento de um caminhão movido a energia solar, cuja propulsão elétrica é gerada pelas células solares do próprio veículo, alojado em um trailer acoplado a um veículo híbrido-elétrico.


É um empreendimento imaginativo que contou com o trabalho de uma pequena equipe num ambiente ágil para encontrar soluções que se baseiem no sistema modular da Scania e criem novas tecnologias. O protótipo finalizado foi entregue ao cliente e parceiro de transporte de longa data da Scania, a Ernst Express, que o testará em condições operacionais reais nas estradas suecas.

“Quando começamos a pensar nisso, há mais de três anos, nosso ponto de partida foram as baterias de íon-lítio usadas em caminhões elétricos a bateria. Durante o tempo em que a Scania tem trabalhado com essa tecnologia, vimos as baterias tornarem-se mais leves, mais baratas e com maior densidade energética”, explica Eric Falkgrim, líder tecnológico do departamento de Investigação e Inovação da Scania e gestor de projetos para a energia solar.


“E se as células solares mostrarem uma tendência semelhante? Se a eficiência das células dobrar, o custo cair pela metade ou cair muito, existe um ponto de equilíbrio? Queríamos descobrir se faz sentido desenvolver esta tecnologia.”

Um pré-estudo inicial de seis meses no final de 2019 e início de 2020 fez a equipe perceber que fazia sentido explorar esta tecnologia agora. Depois de terem recebido financiamento da agência estatal sueca de inovação Vinnova, um projeto em grande escala começou em janeiro de 2021, com o desenvolvimento de células solares pela Universidade de Uppsala. No entanto, o projeto centra-se na Suécia, que não é propriamente conhecida pela insolação constante, especialmente nos meses mais frios. Por quê então?


“Queríamos ver especificamente se fazia sentido na Suécia, porque se formos a locais como o Sul da Europa, a Austrália ou o Norte de África, obviamente há muito mais sol. Se puder funcionar aqui em condições menos ensolaradas e um pouco mais escuras, isso confirmaria a validade generalizada do projeto”, diz Falkgrim.

Equipe de desenvolvimento 'start-up' da Scania

A pequena e unida equipe da Scania é composta por desenvolvedores de software, desenvolvedores de hardware e gerenciamento de projetos, com não mais do que uma dúzia de pessoas envolvidas durante o processo de desenvolvimento de 19 meses.


“É um pouco como uma start-up”, diz Falkgrim. “Sabíamos desde muito cedo o que queríamos fazer. A tarefa geral parece simples: colocar painéis solares em um caminhão e conectá-lo ao sistema elétrico. “Mas é uma ideia um pouco maluca porque vem com muita sistematização e desenvolvimento de hardware e software novos, para tornar seguro lidar com a transferência de energia e lidar com falhas. O caminhão/trator híbrido plug-in com todos os 'sistemas regulares' (armazenamento de energia de 100 kWh) é conectado ao reboque com baterias adicionais, que possuem armazenamento de energia de 200 kWh e atuam como um 'banco de energia' para o caminhão, e eles estão conectados à caixa do painel solar que carrega o banco de energia”, explica.

Existem também considerações importantes de segurança. “É preciso ter em mente que as células solares não foram feitas para circular pela cidade em um veículo. Eles foram projetados para ficarem parados no topo de uma casa por 20 ou 30 anos. Tivemos que enfrentar desafios de segurança ao colocar painéis solares em um veículo.


“Portanto, é bastante complexo do ponto de vista técnico, mas não temos a pressão de que seja um projeto em grande escala, onde produzimos algo que será vendido globalmente para centenas e milhares de clientes. É um projeto de pesquisa que visa ver se a solução faz sentido, e até agora acreditamos que sim. Temos o prazer de contar com a cooperação da Ernst Express, que fez parceria conosco no projeto sueco e-Highway. Eles sabem que este é um teste com a possibilidade de problemas técnicos que teremos que consertar.”

Potenciais benefícios energéticos a longo prazo

Além de testar a tecnologia real de células solares em um ambiente de caminhão-reboque, Eric Falkgrim também enfatiza os benefícios potenciais para a indústria energética. Na verdade, o projeto se beneficiou do apoio da empresa sueca de energia Dalakraft.

“Isso pode ter repercussões para a indústria de energia. Se você ampliar a solução, poderá ter milhares de veículos conectados à rede, o que poderá ter implicações na compra e venda de eletricidade de e para a rede.” Ele acrescenta: “Penso que há um desenvolvimento natural na indústria, onde o fornecimento de energia e a indústria dos transportes estão crescendo juntos. Existe uma verdadeira simbiose com os veículos eléctricos. Você pode produzir sua própria eletricidade e dirigir com sua própria eletricidade, o que é uma situação completamente nova.”


Embora a aplicação comercial do caminhão ainda esteja a alguns anos de distância, Eric Falkgrim está entusiasmado com as perspectivas de longo prazo da tecnologia de células solares. “Os dados que já temos dizem que os painéis solares contribuem significativamente para a energia que se obtém para o caminhão e é uma parte do quebra-cabeça geral quando se trata de transporte descarbonizado. A primeira coisa que precisamos descobrir é 'isso faz sentido?' E para responder: sim, é bom o suficiente para trabalhar na escala que estamos fazendo agora.”

* Press Release/Scania Group.

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