terça-feira, 31 de outubro de 2023

>>> KIA NIRO EX


Kia Brasil anuncia nova versão EX do Niro

A Kia Brasil anunciou a chegada da nova versão EX do Niro, ao preço de R$ 199.990,00, modelo que tem como um dos principais atributos o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, mais o seu motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm, seu design interno e externo ousado mas elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS - Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.


A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” com acabamento diamantado, e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).

Um dos carros mais modernos e atrativos da categoria, o Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”. Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 10,25”.

O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Entre as tecnologias presentes no modelo estão airbags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

No Brasil, o Niro EX é disponibilizado em um total de 8 combinações de cores – branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano. Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores - verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto, que adicionam assim mais nove combinações.

O Niro EX conta com diversas tecnologias de ADAS - Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), e assistentes de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).

A Kia Brasil enfatiza que a garantia da bateria de alta voltagem – 240V – do Niro é de 8 anos/160 mil km e reforça que o modelo faz parte do pacote de neutralização de emissões de CO2 com créditos de carbono gerados da Floresta Amazônica até 160 mil km rodados.

* Press Release/Kia Brasil.

>>> VOLVO B320R


Volvo apresenta o B320R, novo chassi de ônibus versátil da marca

Com versões para aplicação urbana, rodoviária e fretamento os veículos trazem como principal novidade o motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior. É o mesmo que passou a equipar recentemente os caminhões Volvo VM. Nas opções para uso rodoviário e fretamento o modelo traz ainda transmissão I-Shift de sétima geração, com trocas rápidas e suaves.


A chegada do Volvo B320R reforça o portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. “Além da tradicional versão urbana esse veículo tem opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância. É um chassi altamente versátil”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.

Novo motor e transmissão

O Volvo B320R é equipado com o motor D8K Euro 6 e traz novidades em relação ao seu antecessor. “As emissões foram reduzidas, mas a potência (320cv) e o torque (1200 Nm) estão ainda maiores”, afirma Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


No novo motor o alto torque surge já em baixa rotação. Com isso, o veículo ficou extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor Euro 6 de oito litros é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era referência nesse quesito. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.

Nas versões fretamento e rodoviária a caixa de câmbio é a Volvo I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. Tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

Segurança

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.


Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.

Manutenção e rentabilidade

Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias Volvo. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, assegura Arabian.

Chassi global

O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. “Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzi-lo também no Brasil. O mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. Além disso, a Volvo está num momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada”, finaliza Paulo Arabian.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Kombihome completa construída pela empresa Irmãos Machado.

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>>> RANGER NO COP INTERNACIONAL


Nova Ford Ranger V6 de polícia foi atração no Congresso COP Internacional

A Ford Ranger redefiniu o segmento de picapes médias com a sua nova geração e ampliou a versatilidade de aplicações da linha com introdução da inédita versão 3.0 V6 XLS. Equipada com o motor mais forte da categoria – torque de 61 kgfm –, ela é a picape ideal para usos que necessitam de robustez e performance com nível de acabamento funcional.


Um exemplo dessa aplicação é a Nova Ranger XLS 3.0 V6 4WD personalizada para forças militares exibida no COP Internacional – Congresso de Operações Policiais, o maior evento de segurança pública da América Latina, realizado de 25 a 27 de outubro, no São Paulo Expo. Preparada pela Flash Engenharia, empresa especializada na transformação de veículos para as áreas de segurança, saúde e logística, ela é uma ferramenta avançada que toda força militar gostaria de ter na sua frota.

Externamente, as modificações na picape incluem para-choque de impulsão com guincho integrado e sinalização de LED e luzes 360° com comando remoto. Ela possui também blindagem com material 30% mais leve e suspensão reforçada. O interior oferece espaço para três policiais, em bancos individuais, além de um canil climatizado com umidificador dedicado.


O compartimento de carga que substitui a caçamba conta com cela humanizada e amplo espaço para alocação de armas longas e equipamentos. Há ainda um sistema de reconhecimento facial e de placas e os bancos são revestidos com material resistente de fácil limpeza.

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, conta com uma área dedicada de engenharia que trabalha em parceria com empresas transformadoras para o desenvolvimento de projetos para os clientes, com estrutura completa de testes, suporte e treinamento.

A Nova Ranger 3.0 V6 XLS tem transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, que inclui o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda. Construída sobre um chassi 30% mais resistente a torções, ela é a única com amortecedores posicionados externamente à longarina para oferecer a melhor dinâmica veicular do segmento.


Os seus recursos off-road incluem diferencial traseiro blocante, a maior capacidade de imersão do segmento, de 800 mm, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, e também vem com protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. A Nova Ranger dispõe também da versão XL, com novo motor 2.0 Turbodiesel de 170 cv, transmissão manual e tração 4x4, desenvolvida especialmente para frotistas.

* Press Release/Ford Motor Company.

>>> MERCEDES-BENZ EQS


Mercedes-Benz EQS SUV redefine o luxo no segmento de utilitários esportivos

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o novo EQS SUV. O modelo 100% elétrico traduz o luxo fora de estrada da marca e foi desenvolvido para aqueles que possuem um estilo de vida excepcional. Características de condução superiores e tecnologias inovadoras estão presentes em um interior totalmente versátil, onde até sete passageiros desfrutam do conforto da condução elétrica e do luxo em todos os sentidos.


O novo EQS 450+ SUV, versão escolhida para o mercado brasileiro, compartilha sua longa distância entre eixos (3.210 milímetros) com o EQS Sedan – lançado no Brasil em julho de 2022. O novo SUV elétrico é mais alto em mais de 20 cm em relação ao sedan. As dimensões internas se beneficiam dessas generosas medidas de SUV e das vantagens do design específico adaptado à plataforma elétrica. A segunda fileira de bancos possui ajustes eletricamente. Até quatro bolsas de golfe cabem no porta-malas. Uma terceira fileira de bancos com dois assentos individuais adicionais fazem parte do equipamento de série do modelo.

Força, luxo e conforto em todos os terrenos

O EQS SUV possui um trem de força elétrico (eATS) no eixo traseiro – utiliza um motor síncrono de excitação permanente (PSM). Entre as vantagens desse sistema podemos destacar a alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O EQS 450+ SUV é equipado com uma bateria de 108,4 KW de capacidade, o que gera uma autonomia de até 411 km (INMETRO) com uma única carga – podendo ser recarregado em estações de até 11 KW (CA) ou 200 KW (CC).


Com o EQS SUV, a Mercedes-Benz está dando um grande passo em direção à mobilidade totalmente elétrica, se aproximando da realização do Ambition 2039. O modelo é produzido de maneira neutra em termos de CO2 e oferece soluções reais para mobilidade totalmente elétrica, conservação inteligente de recursos durante a produção e uma economia circular responsável.


O chassi do novo EQS SUV possui uma suspensão de quatro elos na frente e uma suspensão multi-link na traseira. Em complemento, a suspensão a ar AIRMATIC com amortecimento ajustável continuamente ADS+ trazendo conforto e dinamismo, aonde o nível de altura do veículo pode ser elevado em até 4 cm. O modelo possui também o sistema DYNAMIC SELECT com os modos de condução ECO, CONFORT, SPORT e INDIVIDUAL. Além disso, o eixo traseiro direcional, com um ângulo de até 10 graus, proporciona muita manobrabilidade na cidade e agilidade em terrenos acidentados.


Assim como todos os demais automóveis da Mercedes-Benz, o EQS SUV possui uma cabine de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção sofisticados. O EQS SUV é capaz de detectar se os assentos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro na parte de trás não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico no quadro de instrumentos. Outra novidade na Mercedes-Benz é o que se chama de lembrete de presença do ocupante na parte traseira.

Experiência a bordo otimizada em todos os sentidos

O grande destaque do interior é o MBUX Hyperscreen. Essa tela grande e curva abrange quase de uma coluna A à outra. As três telas OLED (condutor e passageiro de 12,3’ e central de 17,7’) se fundem visualmente. O display para o passageiro da frente proporciona a eles sua própria área de exibição e controle. O passageiro da frente também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está em movimento. Isso porque a Mercedes-Benz utiliza a lógica de bloqueio inteligente baseada em câmera: se a câmera detectar que o condutor está olhando para o display do passageiro, o sistema automaticamente diminui o brilho desse conteúdo.


Com um software inteligente, o Mercedes-Benz User Experience (MBUX) se adapta completamente aos usuários e fornece sugestões personalizadas para diversas funções de infoentretenimento, conforto e ajustes do veículo. Com o "Zero Layer", os recursos (como o rádio e a navegação, por exemplo) estão sempre disponíveis dentro do campo de visão e facilitando o uso e mudanças entre as funções.


O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio no EQS SUV a um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.


A Mercedes-Benz pensa de maneira holística na qualidade do ar no EQS SUV. Com o ENERGIZING AIR CONTROL Plus é um sistema baseado em filtragem, sensores, conceito de exibição visual e ar-condicionado. O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) possui um nível de filtragem muito alto para capturar partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias que entram com o ar externo.


A produção do novo automóvel é feita na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA) e as primeiras unidades do novo EQS 450+ SUV estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de outubro com preço público sugerido de R$ 998.900,00.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

>>> VOLVO VM 20 ANOS


Volvo VM faz 20 anos com série especial, mais de 90 mil unidades vendidas e na liderança em semipesados

O Volvo VM chega aos 20 anos com uma série especial limitada para celebrar a data. Lider no ranking de emplacamentos por modelo em semipesados, o caminhão completa duas décadas com mais de 90 mil unidades vendidas.


Lançado em 2003, o VM representa um divisor de águas na operação brasileira da Volvo. Foi o primeiro semipesado da marca no país, sendo projetado e produzido exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR), uma das principais fábricas da Volvo em todo o mundo. “Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Utilizado em inúmeras aplicações, o modelo está presente nas rodovias, nos centros urbanos, estradas rurais, em minerações e nas lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias. “É uma referência em produtividade, robustez e conforto em todas as áreas. Esta versatilidade impulsiona suas vendas, sempre crescentes ao longo dessas duas décadas. O VM tem história pra contar e muita história por fazer”, comemora Cavalcanti. Segundo o ranking Fenabrave, federação que congrega as concessionárias de todas as marcas, desde o ano passado o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil.

Durante o mês de outubro, a Rede de concessionárias Volvo está oferecendo condições especiais para aquisição do VM, em comemoração ao aniversário de 20 anos.

Duas décadas inovando

2003 – O Volvo VM foi vanguarda em uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões. Ele inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. Era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.


2005 – Graças à grande aceitação, a Volvo lançou dois novos modelos do VM: o cavalo mecânico com motor de 310cv e o rígido 6×4, com opções de motorização de 260cv e 310cv, ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.

2012 – Lançada a terceira geração do VM. Os caminhões ganharam novo interior de cabine, mais moderna e confortável. Esta geração recebeu também novos motores Euro 5, de 270cv e um freio motor ainda mais eficiente.

2014 – Na quarta geração, os caminhões VM receberam grandes mudanças externas, com um visual muito próximo dos caminhões FH. A marca introduziu também as versões 8×2 e 8×4, ampliando sua oferta ao transportador brasileiro. Ainda nesse ano o VM passou a contar com já consagrada caixa de câmbio Volvo I-Shift, incorporando mais tecnologia, conforto e segurança ao caminhão.

2016 – Surgia o VM 32 toneladas, versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com grande capacidade de carga, alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.

2017 – O VM teve o privilégio de ser o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil. Foi projetado para o segmento sucroalcooleiro, para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.


2021 – Outra importante inovação foi o lançamento do VM Light Mixer, sob medida para o segmento de betoneiras. Com uma redução da tara do veículo em 900 kg, o conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 kg, garantindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

2023 – Mais recentemente a marca apresentou o VM Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290cv e 360cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.

Série Especial VM 20 anos

Para celebrar as duas décadas de sucesso do VM a Volvo vai fabricar 200 unidades de uma série especial comemorativa, nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor Volvo D8K e da renomada caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série são bastante completos.


Externamente destacam-se a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos e outros detalhes exclusivos. Além disso, os veículos da série possuem faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para sol frontal, lanternas traseiras em led e buzina a ar.

Internamente o VM 20 anos tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Os veículos dessa série estão equipados ainda com o hardware Volvo Connect, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

>>> NOVO BMW X2


Completamente novo, BMW X2 ganha versão 100% elétrica

O BMW X2 é o carro que introduziu pela primeira vez o conceito de veículo Sports Activity Coupé (SAC) para o segmento compacto premium. E agora, a segunda geração está ainda mais distinta, esportiva e mais apontada. Dimensões significativamente maiores e uma silhueta coupé pronunciada mostram claramente no seu design exterior o salto de desenvolvimento dado pelo novo BMW X2. O caráter progressista do novo modelo também é evidente na versão totalmente elétrica BMW iX2, bem como numa ampla gama de sistemas que permitem condução e estacionamento automatizados, e nos inovadores serviços digitais disponibilizados pelo novo BMW iDrive.



O novo BMW X2 e o novo BMW iX2 serão produzidos em uma única linha de montagem na fábrica do Grupo BMW em Regensburg. As baterias de alta tensão para a variante do modelo totalmente elétrico também são fabricadas nas instalações de Regensburg.



O novo BMW X2 tem um design distinto e visualmente expressivo, mostrando uma clara diferenciação do BMW X1. Instantaneamente identificável como um Sports Activity Coupé (SAC) por conta do teto com caimento acentuado, o modelo também tem linhas mais dinâmicas e esportivas. O novo BMW X2 cresceu 194 milímetros em comprimento em relação ao seu antecessor (total de 4,55m), 21 milímetros em largura (total de 1,84m), e 64 milímetros em altura (total de 1,59m). Além disso, a maior distância entre eixos beneficia o espaço tanto nos cinco lugares como no porta-malas.



A dianteira, com visual exclusivo, exala esportividade e imponência. Com assinatura em LED nos faróis e grade em formato quase hexagonal, o modelo conta com a iluminação BMW Iconic Glow ao redor da peça, ressaltando o requinte presente nos modelos topo de linha da marca que estrearam esse equipamento, como o BMW X6.



A linha do teto flui ao longo da carroceria até a traseira, cria uma silhueta esbelta em formato de cupê e proporções no estilo característico de um SAC da BMW. Na traseira, os arcos das rodas proeminentemente alargados revelam a aparência robusta do modelo. Os contornos horizontais do design das luzes traseiras específicas do modelo enriquecem ainda mais o visual esportivo do novo X2.



Por dentro, novo BMW X2 possui um ambiente premium moderno com toques esportivos. O segue a linha dos mais recentes da lançamentos da marca e abriga o BMW Curved Display. Na parte frontal do console central estão dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio. Entre os equipamentos, destacam-se ar-condicionado de duas zonas, sistema de som assinado pela Harman Kardon, entre outros sistemas de condução auxiliares ao motorista.



Visualmente idêntico ao novo BMW X2, o BMW iX2 segue a mesma receita aplicada ao BMW X1 e iX1. Visual e equipamentos similares, mudando apenas o trem de força. Nesta versão, dois motores são os responsáveis por movimentar o modelo, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Juntos, somam até 313cv e 494Nm de torque. A autonomia é de até 449 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.

* Press Release/BMW do Brasil.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

>>> HELIXX CARGO


Van elétrica Helixx Cargo tem uma carroceria de plástico que se encaixa como um Lego

A Helixx, do Reino Unido, anunciou que construiu o primeiro exemplar de seu minúsculo veículo elétrico de entrega. Isso significa que o seu processo de fabricação inovador, que promete tornar a produção fácil e barata em todo o mundo, provou ser eficaz.


O pequeno utilitário é apenas um dos veículos comerciais que a Helixx planeja construir em sua plataforma, mirando o uso em cidades com economias em desenvolvimento em todo o mundo.


O corpo é feito inteiramente de polímero reciclável , o que evita o uso de aço caro e com alto teor de carbono. Toda a estrutura do veículo é composta por apenas cinco peças que “encaixam e se unem”, simplificando o processo de fabricação em até 50%, diz Helixx.


Isso não só torna a montagem do veículo “fácil”, mas também torna o processo barato. Isso permitirá que parceiros em outras partes do mundo estabeleçam rapidamente instalações de produção, que a Helixx planeja apoiar.


A construção do seu primeiro veículo ajudou a validar que tinha alcançado o seu objetivo de realizar um “ajuste à primeira” durante o processo de colagem. Essa precisão significa que não é necessário usar painéis de metal estampados na carroceria.

“Desenvolvemos este veículo de demonstração para provar e testar a replicabilidade global de nossa abordagem digital primeiro”, disse Steve Pegg, CEO da Helixx. “O veículo representa visualmente o que os Helixx Mobility Hubs licenciados podem produzir em apenas 180 dias, desde a pesquisa inicial no local até os veículos serem lançados nas ruas.”


O veículo é construído em torno de um chassi de alumínio híbrido e oferece 2.100 litros de armazenamento, 500 kg de capacidade de transporte e 140 cm de espaço de carga. Ele será alimentado por baterias removíveis de fosfato de ferro e lítio que, segundo a Helixx, foram projetadas para fornecer aos usuários 24 horas de uso ininterrupto. O volante está localizado no centro do veículo para torná-lo compatível com mercados com volante à esquerda e à direita.

A Helixx afirma que oferecerá seus veículos aos usuários por assinatura e custarão apenas US$ 0,25 por hora para operar. Além dessa van de carga, também está prevista a criação de uma picape e versões de carroceria aberta e fechada para transporte de passageiros.


Agora, a Helixx planeja mostrar sua criação e pedirá feedback do mercado sobre o design. Em seguida, planeja iniciar uma produção de 100 veículos em uma instalação piloto no Reino Unido antes de lançar veículos e fábricas no Sudeste Asiático.

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