sexta-feira, 20 de setembro de 2024

>>> SCANIA 10X4 XT SUPER


Conheça o novo 10x4 XT Super

Mais capacidade de carga, mais produtividade, maior velocidade média e mais economia de combustível. Tudo isso em um único veículo, porque o que já era bom pode ficar ainda melhor. Estamos falando do novo 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super, que acaba de ser apresentado ao mercado brasileiro.


O veículo veio para ampliar o portfólio da Scania quando o assunto é o transporte mais pesado. “A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8x4 (1999) e 10x4 (2007) do mercado”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8x4, o 560cv 10x4 e o 660cv V8 10x4”, reforça.

Mas o que esse novo 10x4 tem de tão especial?

Vamos aos detalhes, começando pela caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave e com a carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos se compararmos com a geração anterior.

“A caixa de câmbio é equipada com engrenagens mais espessas – 22 milímetros a mais, o que permite distribuição e capacidade de tração maior. Essa caixa, combinada com os eixos traseiros, da família 900, dão capacidade de tração nesse caminhão de 210 toneladas além da capacidade de troca de marcha muito mais rápida do que as caixas convencionais - trocas de marcha em 150 milissegundos. Isso é importante porque quando você está com um peso rampa acima de 71 toneladas e tem intervalo de marchas demorado, essas 71 toneladas trabalham contra e causam picos de pressão tanto nos componentes de transmissão como no motor, podendo danificar e acelerar o desgaste. Já as trocas mais rápidas garantem suavidade, segurança, aderência melhor ao solo e outros benefícios como economia de combustível”, explica Gallao.

O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT), além de ter a maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT.

“Chama muito a atenção a versatilidade deste motor de 13 litros e o alto torque (2.800Nm), que aliados à nossa potência de 560cv, a maior na gama Super, proporcionam um novo veículo espetacular para o cliente”, conta Gallao.

Este novo Scania também chega com a incorporação de dois freios juntos, de série: o CRB, que é o freio de liberação de compressão, que foi lançado junto com a gama Super em 2022 e entrou para a gama off-road em dezembro de 2023; e o freio auxiliar hidráulico Scania Retarder. “Somados, são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado. Na prática isso significa que você consegue descer uma rampa com uma velocidade média maior mantendo a segurança. E é importante ressaltar que quando se trata de um Scania, temos uma cabine equipada com um air bag lateral. Como essas cargas têm uma certa altura, é importante ter o air bag lateral e a Scania é a única a oferecer esse tipo de proteção em caso de tombamento da cabine. Além do air bag normal no volante, claro”, completa Gallao.

O executivo explica ainda que se trata de um caminhão ainda mais longo. “Ele é um caminhão mais longo, então ele faz mais sentido em minas onde as estradas permitem um raio de giro de até 11 metros. A Scania é conhecida no segmento de mineração como o caminhão que mais faz curva”, ressalta.

Outra grande novidade está na manutenção desse caminhão, que passa a contar com um intervalo de troca maior - de 500 horas para 750 horas, o que representa um aumento de 50% na disponibilidade do veículo.

O 10x4 pode ainda ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Nesta versão, ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada de fábrica pela Scania.

E como foi o desenvolvimento desse novo modelo?

Gallao explica: “Os testes revelaram uma maturidade para equipar o 10x4 com um Super. E por quê? A versatilidade desse motor, o alto torque e o freio CRB permitiram em aclives e declives uma velocidade média muito próxima dos motores de 8 cilindros. Ele já tem um torque mais forte e teve auxílio de uma caixa que a gente lançou recentemente, que é a caixa de planetária pesada G33. Essa caixa ajudou o motor no sentido de multiplicar o torque em baixa - ela tem um fator de redução de 20,8, enquanto a maioria das caixas do mercado tem de 13 a 16 - então ela deixou uma partida em rampa muito maior nos veículos equipados com motor de 6 cilindros. Isso nos deu essa flexibilidade de poder equipado um veículo 10x4 com total de 71 toneladas”.

O foco também se voltou, é claro, para a economia de combustível, já comprovada nos caminhões Scania Super, que contam a nova unidade de otimização do tanque de combustível – o FOU (Fuel Optimization Unit). O recurso funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Mas e no fora de estrada?

“O ambiente fora de estrada permite a incidência de impureza no diesel. Então o FOU adiciona mais dois filtros: o filtro com peneira alta e o de peneira fina. Então você tem uma dupla filtragem, além de um separador de água e um aviso quando o diesel está chegando no final, o que evita que você tenha que “sangrar o caminhão”, que é quando se chega a utilizar toda a capacidade do tanque de combustível”, detalha Gallao.

Com todos esses diferenciais, o 560 G 10x4 XT Super passa a ser um caminhão eficiente e com o menor custo por tonelada transportada.

* Press Release/Scania Latin America.

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