quarta-feira, 2 de outubro de 2024

>>> MAN eTGL NA IAA


Estreia mundial do MAN eTGL na IAA Transportation

A MAN Truck & Bus apresentou o novo MAN eTGL na IAA Transportation 2024. O caminhão elétrico de 12 toneladas completa o portfólio de caminhões elétricos da MAN para o transporte ligeiro de distribuição. Com uma autonomia de até 235 quilômetros, carregamento rápido em cerca de 30 minutos e uma carga útil de até 6.600 quilos, dependendo da carroceria, oferece a combinação ideal para um transporte silencioso e localmente isento de CO2 na logística urbana de mercadorias para cadeias alimentares, retalhistas ou indústria da restauração. 


Juntamente com o eTGS e o eTGX, a MAN oferece agora todo o portfólio de peso total de 12 a 50 toneladas totalmente elétrico com o novo eTGL. Os requisitos de autonomia comparativamente baixos, a possibilidade de carregamento em locais de logística e as crescentes restrições de ruído e emissões para caminhões movidos a combustão nos centros das cidades fazem do transporte de distribuição urbano um importante segmento de partida para a transição para a eletromobilidade. 


"Com o novo eTGL, a MAN torna-se um verdadeiro fornecedor completo no campo da mobilidade elétrica. Desde as entregas noturnas em supermercados até ao transporte pesado de longo curso, a MAN oferece às empresas de transporte veículos com emissões zero a partir de uma única fonte. Os cerca de 2.000 pedidos e consultas de pedidos para nossos eTGX e eTGS já demonstram que nosso conceito de bateria modular para as necessidades individuais de utilização, carroceria e autonomia satisfaz as necessidades dos nossos clientes. Com a sua elevada carga útil, tempos de carregamento curtos e autonomia ideal para logística urbana, o eTGL completa na perfeição o nosso portfólio de eTrucks", afirma Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, na apresentação do novo caminhão elétrico de distribuição leve. 


O novo MAN eTGL baseia-se no comprovado modelo de 12 toneladas do portfólio diesel e utiliza os mesmos componentes técnicos dos seus irmãos "pesados" eTGS e eTGX: os dois conjuntos de baterias desenvolvidos pela MAN especificamente para utilização em veículos comerciais e produzidos na fábrica de Nuremberg são colocados à esquerda e à direita do quadro e oferecem uma capacidade utilizável de 160 kWh. O carregamento é efetuado através de ligação CCS até 250 kW em cerca de 30 minutos (10 % - 80 % SoC, 250 kW, 335 A) e, portanto, de forma eficiente durante a pausa de condução. 


A unidade de tração, composta por um motor elétrico e uma caixa de duas velocidades, está posicionada centralmente na estrutura e fornece a potência de 285 CV ou 210 kW ao eixo traseiro através de um eixo cardan. A distância entre eixos de 4.500 mm, projetada para manobrabilidade excecional na cidade, pode ser combinada com comprimentos de carroceria de 6.200 a 7.300 mm, que são típicos de carrocerias de lona leve e reboques de carga seca. A espaçosa cabine oferece o mesmo conforto de condução que a sua homóloga a diesel: a entrada particularmente baixa foi ergonomicamente concebida para entradas e saídas frequentes e vários compartimentos de arrumação facilmente acessíveis em redor do condutor permitem uma organização rápida de documentos de carga, blocos de notas, tablets ou celulares e oferecem as ligações de carregamento adequadas. A tela central, totalmente digital, de 12,3 polegadas fornece informações abrangentes sobre o estado de carga da bateria, a autonomia, as necessidades energéticas atuais e recuperação, para além dos dados de condução habituais.

* Press Release/MAN Truck & Bus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário