terça-feira, 29 de julho de 2008

>>> HISTÓRIA DA KOMBI

- UM BREVE HISTÓRICO DA KOMBI -

Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil. Com 1,42 milhão unidades produzidas, quase 1,3 milhão de unidades do veículo já foram vendidas desde 1957. Atualmente, a Kombi responde por 7,2% do segmento de veículos comerciais leves, com 13.259 unidades comercializadas nos primeiros sete meses do ano.

O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que quer dizer “veículo combinado”. Desenvolvido pelo holandês Ben Pon na década de 40, o projeto pretendia unir o confiável conjunto mecânico do Fusca com os atributos de um veículo de carga leve.

Cartaz do primeiro modelo vendido no Brasil (Foto: Divulgação)

Na Alemanha, a Kombi começou a ser produzida no final da década de 40. No Brasil, o modelo foi lançado em meio às obras da fábrica em 1957, que seria inaugurada somente dois anos depois. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo seis portas, nas versões luxo e standard. A versão pick-up surgiu em 1967.

Com as mudanças feitas na Kombi na Alemanha, onde foi feito um novo desenho, com portas de correr e vidros inteiros na frente e duas janelas maiores nas laterais, chamada de bay-window, a Kombi havia mudado consideravelmente, já atendendo as novas normas estrangeiras. No Brasil, ela continuou com o mesmo desenho (popularmente conhecido como "CORUJINHA") até 1975, quando adotou o desenho feito 8 anos antes pela matriz alemã, deixando de lado a porta de correr e os vidros laterais maiores, devido a problemas de custos.

Em maio de 1979, a VW alemã decretava o fim da Kombi, produzindo uma última série, denominada SILVERFISH. Em 1980, já era apresentada a nova Kombi, um utilitário nos mesmos moldes, agora chamada de VANAGON. No Brasil, a Kombi continuou a ser produzida, apresentando, no começo da década de 1980, a Kombi Diesel, com algumas modificações externas, como a grade de radiador e também, as várias versões, como cabine dupla e pick-up.

A versão mais parecida com a alemã de 1967, chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando mudanças, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. No novo projeto, além de proporcionar mais espaço para cargas e conforto para passageiros, os engenheiros e técnicos da Volkswagen preocuparam-se em garantir uma carroçaria mais resistente a impactos. O trabalho, que incluiu testes estáticos, dinâmicos e muita pesquisa resultou em uma carroçaria de deformação programável, com reforços em pontos estratégicos que minimizam as conseqüências de uma colisão.

No fim de 2005, a Kombi com motor refrigerado a ar foi extinta, onde foram produzidos 200 modelos denominados "SÉRIE PRATA" para colecionadores de todo país. Em 2006 surgiu em versão TotalFlex, com motor do Fox 1.4, refrigerado a água, com a volta da grade de radiador. Atualmente, o veículo está disponível em quatro versões: standard (9 passageiros), furgão (2 ou 3 passageiros), lotação (12 passageiros) e escolar (15 passageiros). No final de 2007, em razão da comemoração dos 50 anos da produção da Kombi, foi lançada em um número ainda mais reduzido do que a Série Prata, a "KOMBI 50 ANOS", resgatando a pintura bicolor e acabamentos um pouco mais refinados, sendo fábricadas apenas 50 unidades.

Por enquanto, a Kombi reina absoluto no mercado de pequenos utilitários, sendo o único veículo montado artesanalmente pela VW, devido a sua linha de produção não ter mudado muito nos últimos anos. À partir de 2012, novas leis de emissão de poluentes e crash-tests entrarão em vigor, o que significaria que infelizmente, a KOMBI terá que se aposentar, para dar lugar a um projeto totalmente novo, já estudado pela VW à um certo tempo.

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